Thursday, March 31, 2011

Produtos de maquilhagem que não podem faltar na vossa bolsa

Começar este blog pareceu-me uma boa forma de partilhar uma paixão que estava a crescer e de aprender com ela. Ainda não escrevo aqui assim há tanto tempo mas a minha colecção de maquilhagem e os meus conhecimentos aumentaram exponencialmente em seis meses.  À medida que o tempo vai passando vou sentido necessidade de actualizar o blog com regularidade e com coisas novas. Ou seja, junto ao consumismo de uma amante de maquilhagem vem o consumismo de blogueira que sente necessidade de estar sempre a mostrar produtos aqui.
Não digo que tenha uma colecção de maquilhagem gigante mas é certamente muito maior do que eu necessitaria (tendo em conta que sou uma pessoa que não sai muito e mantém um visual cuidado mas natural) e é certamente muito maior do que a minha conta bancária permite. Não é que tenha dívidas mas 80% do dinheiro que gasto desnecessariamente vai para produtos de beleza.

Sei também que, mesmo que não tivesse este blog, ao acompanhar os blogs de beleza sinto vontade de adquirir imensos dos produtos sobre os quais leio. Tudo isto para dizer: quer sejamos blogueiras, quer leitoras de blogs de beleza, às tantas começamos a sentir aquela "necessidade" de comprar a oitava sombra de olhos verde só porque é uma edição limitada da marca X ou de comprar a quinta base de pestanas só "para ver como é". Por isso, para separar o básico do supérfluo, aqui vai uma lista de produtos que eu acho indispensáveis na bolsa de uma amante de maquilhagem (e com isto excluo outras coisas básicas que dizem respeito aos cuidados com a pele). Não significa que não use  também outros produtos no dia-a-dia mas são estes os únicos que eu considero indispensáveis.


Um bom corrector - Todas nós temos imperfeições a esconder, nem que sejam pequenas olheiras. De nada nos vale perder trinta minutos a colocar quatro sombras e um traço de eyeliner perfeito nos olhos se mantivermos umas olheiras que estragam todo o visual. Vale a pena investir num de longa duração e que não se acumule nas linhas de expressão.


Uma boa base - É certo que nem todas as pessoas precisam de usar base mas isso acontece ou porque fazem parte de 1% da população abençoada com uma pele perfeita ou são adolescentes livres de problemas típicos da idade. Para todas as outras pessoas, uma base líquida é algo indispensável. Ao comprar uma é necessário conhecer o nosso tipo de pele e comprar uma que seja adequada às suas características. Nunca serão necessárias mais do que duas bases na bolsa de maquilhagem de alguém: ou uma mais leve para o dia a dia e outra com uma cobertura alta para ocasiões especiais ou uma num tom acima para quem se bronzeia no Verão (no meu caso, que não apanho sol, preciso apenas de uma com uma cobertura mais alta do que a uso no dia a dia).

Um batom vermelho - Mais uma vez: estamos a falar daquilo que é mesmo necessário e não de uma lista de cores de batons que mais me agradam. Por isso, acho que a única cor indispensável é o vermelho. Para quem tem medo de usar esta cor, não interessa andar a comprar aos poucos tons que se aproximem mais da cor da imagem, mais vale comprar apenas um tom de vermelho e, com o tempo e o hábito, ir aumentando a quantidade aplicada. 

Um pincel para esfumar sombras de olhos - Acho que podemos encontrar boas alternativas a todos os pincéis de maquilhagem, sejam eles de base, de pó, de lábios ou de olhos - quer seja numa aplicação com os dedos quer com os aplicadores que por vezes vêm com os produtos mas nada ocupa o lugar de um bom pincel para esfumar sombras. Actualmente uso este e não pretendo mudar mas, para quem não pretende comprar mais do que um pincel no site da Sigma, compensa mais comprar um parecido em lojas como a Sephora ou a Body Shop.



Um bom curvador de pestanas - Reparem que eu não falei em mascara, falei no curvador. Isto porque existem tantas boas mascaras de pestanas à venda por um preço barato que não me parece que a compra de uma cause grande incómodo a alguém que gosta de se maquilhar. Agora, por mais que experimente mascaras que prometem curvar as minhas pestanas lisas isso nunca, nunca acontece. Para quem sofre do meu problema, um bom curvador de pestanas é mais indispensável do que uma mascara.



Sombras de olhos de cores neutras - Isto já é uma questão de gosto mas acho que se estamos a falar de produtos básicos, então uma paleta de sombras que tenha cores que podem ser usadas no dia a dia e uma ou outra mais forte para um jantar ou saída especial. As paletas grandes costumam compensar mas certifiquem-se de que não compram uma com 50% de cores ou texturas que não vão usar nunca.

Eyeliner liquido de cor preta e/ou castanha - Apesar de preferir usar eyeliner em gel, este requer um pincel adequado para a aplicação, por isso aconselho um líquido para quem quer reduzir ao mínimo os itens de maquilhagem ou está sob um orçamento apertado. Este é o único produto que prefiro na sua versão à prova de água pois de pouco me vale ter dez eyeliners (sejam eles líquidos, em gel ou lápis) se duas horas após a aplicação não tenho mais do que uma mancha escura à volta dos olhos. Preto para noites especiais, castanho para o dia-a-dia.

E os outros, aqueles que não são super-necessários mas que, enfim, não podem ficar fora de uma boa maquilhagem? Bem, desses falarei mais tarde. E vocês, são capazes de reduzir os vossos itens de maquilhagem a uma lista com menos de dez itens? Eu consegui listar sete e nem sei como! Deixem as vossas listas na caixa de comentários.

Wednesday, March 30, 2011

Dica: pés mais suaves


Não há maneira de evitar: depois de um dia agitado, só queremos chegar a casa e descalçar os sapatos. Ainda pior se forem saltos, mas pelo menos eu sinto diariamente a sensação de pés a latejar que só desaparece quando tiro os sapatos e as meias e os deixo a apanhar ar por uns momentos. Se alguém aqui sofre de má circulação como eu sofro, saberá o que é ter os pés normalmente inchados. Não é nada agradável.
E se esta foi uma área do meu corpo que eu ignorei toda a minha vida, já não o faço. Se é certo que tenho mais cuidados com os pés na altura do Verão (pés à mostra requerem unhas pintadas e unhas pintadas requerem pés bonitos), também no resto do ano são precisos cuidados com a parte do corpo que nos suporta ao longo do dia.
Logo a seguir ao banho, ainda no chuveiro, retiro as peles mortas dos pés. É o primeiro passo para as deixar suaves e evitar os calos. Depois, antes de me ir deitar, passo uma camada generosa de manteiga corporal nos pés (também pode ser um creme específico para essa zona do corpo, se preferirem), calço umas meias e só as retiro no dia seguinte. O resultado são pés descansados, suaves e hidratados, prontos para aguentar mais um dia.

Fortalecedor da Mavala: vale a pena?



aqui tinha falado de um problema que estou a ter nas unhas há já um mês. Deixei de pintar as unhas (pintei apenas uma vez há três dias) e deixei de ter qualquer cuidado com elas, limitando-me a cortá-las com um corta unhas.
Acontece que passado tanto tempo o problema não desapareceu. Talvez tenha reduzido minimamente mas como podem ver por esta imagem, as minhas ainda estão em péssimo estado.
Ataquei as lojas à procura daquele fortalecedor da Mavala de que ouço maravilhas mas vi (pelo menos na Perfumes e Cia.) que ele custa 16€! É muito dinheiro para alguns ml de um produto que eu desconheço por completo. Alguém aqui já experimentou? Vale mesmo a pena? Eu começo a desesperar e a achar que as minhas unhas jamais voltarão ao normal.

Monday, March 28, 2011

Lipgloss Portobello da Eyeko

Imagem retirada do blog Modesty Brown
Recebi este lipgloss graças ao programa de embaixadora da Eyeko.
A linha de lipglosses London Lips é inspirada em zonas da cidade britânica. Este é, obviamente, inspirado em Portobello.
Imagem retirada do blog Modesty Brown

Lipgloss Portobello da Eyeko
O lipgloss tem uma cor muito suave, é pouco pigmentado, apenas com um leve tom bronzeado e uns microbrilhinhos dourados que ficam bem a qualquer uma. Ao contrário de outro da mesma linha (do qual falarei mais tarde) não torna as imperfeições dos lábios ainda mais visíveis. Sei que os meus lábios estão com mau aspecto mas, acreditem, estavam muito piores com um outro gloss que usei antes. Óptimo para o dia a dia por ser bonito e discreto, na fotografia tenho apenas uma pequena quantidade nos lábios.

A duração é aceitável, três horas nos lábios. Começo a acreditar que é impossível usar um lipgloss que não seja peganhento, este não é excepção, mas é tolerável. Se há coisa que já aprendi é a fugir-lhes em dias de vento e a usá-los quase só em espaços fechados (onde passo 90% dos meus dias). Embora não seja hidratante, também não me seca os lábios. O ideal - e mantenho isto para qualquer produto que se use nos lábios - é passar um hidratante labial antes, só para ficarmos seguras. O cheirinho também é agradável, um odor frutado que não consigo distinguir muito bem. Eu não sou grande fã de glosses (como podem notar pela regularidade com que eles aparecem por aqui) e tenho usado este todos os dias.

Sunday, March 27, 2011

Verniz da semana: Turmalina da Risqué

Três camadas de Turmalina da Risqué
O verniz desta semana é o Turmalina da Risqué. Este verniz pertence à colecção Jóias Místicas que foi lançada no Brasil em Março de 2010 mas que só agora comecei a encontrar facilmente em Lisboa. Este foi o verniz que mais me chamou a atenção, a par com o Citrino Nude. No entanto, os únicos vernizes que encontrei no passado ano foram o Pedra Granada e o Topázio Púrpura. Ainda tentei comprar o Citrino Nude quando o encontrei numa banca na semana passada mas já fui tarde demais, quando lá cheguei já tinha esgotado (só haviam cinco vernizes). Não consigo perceber como é que funciona a distribuição dos vernizes desta marca em Portugal. Só encontro com facilidade os vernizes da colecção permanente, os outros, as colecções especiais, chegam com imenso atraso e sem qualquer ligação entre si: posso encontrar um verniz de uma colecção em Janeiro e só volto a encontrar um outro em Dezembro.

Sobre este verniz, confesso que fiquei um pouco desiludida. Ao vê-lo em fotografias como estas ele parecia-me ser mais bonito. Não é que ele não seja bonito, mas esperava outra coisa. No entanto, há muito que não usava um verniz que recebesse tantos elogios. Os meus amigos são muito conservadores no que às cores de verniz diz respeito e raramente tecem elogios a vernizes que não sejam vermelhos ou clarinhos. Este foi uma excepção. Este é o púrpura muito lindo, com algumas semelhanças com a jóia que lhe dá nome mas ao fim de três camadas torna-se mais escuro.

Não usei qualquer extrabrilho, o brilho da fotografia é do verniz. Achei-o pouco pigmentado: passei três camadas e ainda assim achei que podia ter passado uma quarta pois a parte branca da unha ainda estava visível. A duração é que não foi a desejável: depois de dois dias começaram a surgir as lascas nas unhas.

Saturday, March 26, 2011

Sonho de consumo da semana

Nyx matte lip cream
1 - Stockholm e 2 - Antwerp
O sonho de consumo desta semana é o matte lip cream da Nyx. São batons líquidos que não são glosses (apesar da aplicação ser igual) pois ficam com um aspecto matte nos lábios. Ao usá-los nos lábios notamos outra diferença: eles não ficam peganhentos, ficam com um aspecto seco mas bonito.

Não só têm cores lindas (um total de onze cores) como não têm a consistência horrível que me afasta de todos os glosses - a sério, quem é que tem cabelo comprido e os consegue usar na rua? Como não ligo nenhuma a lipglosses há dias fiz uma compra no site Cherry culture só com produtos da marca. Apesar de já conhecer este produto na hora nem me lembrei de carregar na secção "glosses" e só depois de registar a compra é que percebi que tinham estas duas cores disponíveis.

Até fazia uma nova compra no site mas com portes a 21.12$ (14.90€) não há quem aguente! Alguém se quer juntar a mim numa encomenda a meias?

As imagens foram retiradas do blog De Marcela para Ana.

Wednesday, March 23, 2011

Dica: diminuir o batom acumulado nos lábios


Já aqui falei do meu problema com a sensibilidade da pele dos meus lábios. Estão sempre gretados, há sempre pele morta, é horrível. Nunca estão perfeitos para aplicar batom, tenho-os sempre no estado mínimo que permite passá-lo nos lábios de forma a não ficarem com péssimo aspecto e melhor que isso não consigo. 

Dito isto, é comum ter de pôr de lado imensos batons que me agradam porque ao aplicá-los percebo que realçam as minhas imperfeições. Para evitar que um batom menos hidratante cause estragos, realce peles mortas e para diminuir a quantidade de produto que se acumula nas linhas, aplico-o na vertical em vez de ser na horizontal. Levo mais alguns segundos mas não tenho de esfregar tanto os lábios e diminui a quantidade de produto que pode vir a acumular. Parece tolo mas faço isto regularmente e funciona bem.

De resto, para evitar que ele escorregue na pele, podes passar um lápis de lábios antes. Lembra-te apenas de usar um da mesma cor do batom ou num tom mais claro. 

Sunday, March 20, 2011

Verniz da semana: Nua da Cliché

Duas camadas de Nua
O verniz desta semana é o Nua da Cliché. 
Bastaram duas camadas para cobrir o branco da unha, a aplicação foi super fácil e a secagem também foi relativamente rápida. O Nua é um verniz vermelho tijolo escuro e eu encontro um castanho ali para o meio (mas posso ser só eu, pronto). O brilho é fantástico, como se vê na fotografia.
Usei-o durante cinco dias sem lascar. O brilho já tinha desaparecido ao final de três dias e ainda pensei em passar um extra brilho para o voltar a tornar bonito e esconder alguns riscos entretanto feitos, mas acabei por deixar estar assim pois sabia que o ia tirar em breve. Não tenho paciência para ficar mais do que cinco dias com o mesmo verniz nas unhas.
O frasquinho traz 15ml e custa apenas um euro.

Saturday, March 19, 2011

Sonho de consumo da semana

Quarteto de sombras Terra bronze
Quarteto de sombras Onix
Blush compacto Quartzo
Os sonhos de consumo desta semana fazem parte da colecção Make B d'O Boticário. A colecção estará disponível em Portugal a partir do dia 25 de Março. De todos os produtos da colecção que já estão disponíveis em alguns blogs da blogoesfera portuguesa, estes foram os produtos que mais me chamaram a atenção.
Se os selecciono para a rubrica do dia é porque gostei dos produtos, claro, e por terem preços acessíveis (15,90€ para os quartetos de sombras e 13,90€ os blushes) pretendo comprá-los, pelo menos um dos quartetos virá comigo para casa no dia 25. No entanto, aquilo de que quero falar hoje é da relação que a marca está a estabelecer com as bloggers de beleza portuguesas. Não tenho qualquer relação com a marca, nem sei de contactos para criar parcerias, por isso a minha opinião é completamente imparcial. É sempre de elogiar quando uma marca percebe a importância que as bloggers têm para a promoção de uma marca tendo em conta que, ao contrário de revistas de moda e beleza, aquilo que nós escrevemos é honesto e tanto podemos elogiar como criticar (haverão bloggers que elogiam por elogiar, no entanto acredito que a maior parte de nós está à vontade para dizer quando um produto não tem boa qualidade) e por isso estamos mais próximas da consumidora normal (até porque nós também somos consumidoras). Apesar da popularidade dos blogs de beleza ter aumentado em Portugal, as marcas do nosso país ainda não se aperceberam realmente da nossa importância. Salvo algumas excepções, são as marcas internacionais que vendem no nosso país que procuram estabelecer parcerias connosco (até porque isso já é hábito nos seus países de origem) e O Boticário não é excepção. Por isso, e por só ter boas experiências com os produtos da marca (pelo menos até agora, ahah), acho que estes exemplos devem ser destacados e elogiados.

Imagens do blog Glow make up.

Thursday, March 17, 2011

Comer é fácil, cozinhar já nem tanto...


Na passada terça-feira cozinhei bacalhau à braz pela primeira vez e não ficou mal! Isto pode parecer uma afirmação tonta mas, além não estar habituada a preparar pratos que vão além do bife com batatas fritas e esparguete com cogumelos, quando me atrevo a fazer preparar algum prato novo a experiência nunca corre bem. Não é que me falte algum talento divino para a culinária, que não acredito nisso, mas tenho sim falta de prática. E fiquei tão contente por ter acertado à primeira com este prato que fiquei com vontade de fazer mais coisas.

É que cá em casa a minha tarefa é estar longe do fogão. Como tinha metido na cabeça que não tinha jeito para a cozinha, delegava essa tarefa sempre aos outros e ficava com aquela de quem toda a gente foge: lavar a loiça. Tudo corre bem até ao momento em que dou comigo sozinha em casa e percebo que olho para a tarefa de preparar algum prato como a coisa mais complexa do mundo (que eu sei que não é) acabando sempre por comer uma pizza ou, como é mais comum, não comer absolutamente nada. Nada de preocupante quando se trata de uma refeição, terrível quando fico sozinha vários dias.

Assim, vinha pedir-vos algumas dicas de bons blogs ou sites de culinária. Tanto podem ser em português como em inglês. Têm é que incluir também pratos relativamente acessíveis, que eu ainda estou a dar os primeiros passos nestas coisas e não me vejo a preparar cupcakes nos próximos tempos.

Wednesday, March 16, 2011

Dica: aplicação de delineador para principiantes

Imagem retirada do site Makeup Allure
A grande dificuldade de quem está a usar um eyeliner pela primeira vez é certificar-se de que o traço fica direito. Existem pincéis que ajudam nesse trabalho mas ainda assim é necessário praticar e errar várias vezes. Mesmo quando achamos que o traço está direito, podemos estragar o olho seguinte.
Um truque para usar quando estás a passar eyeliner em lápis ou líquido é fazeres pequenos pontinhos junto às pestanas. Começa por fazer pontos espaçados e depois vai fazendo-os mais próximos uns dos outros. Por último, só tens de os unir. Qualquer erro que cometas pode ser corrigido com um cotonete embebido em desmaquilhante, por isso lembra-te de fazer isto antes de aplicares a sombra.

Eu até tenho eyeliners líquidos (ou eyeliners em caneta) mas meti-os de parte quando descobri as maravilhas do eyeliner em gel. Usando um pincel chanfrado tudo se torna mais simples. Claro que às vezes ainda me engano mas são menos as vezes em que falho ao usar um em creme do que um em caneta. O motivo não tem muito a ver com a consistência do eyeliner mas sim com o método de aplicação: é mais fácil (para mim) usar um pincel do que a pontinha de uma caneta, onde geralmente tenho menos espaço para segurar e manejar.

Tuesday, March 15, 2011

Eyeko apoia vítimas do desastre no Japão


Clica aqui para ires para o site da Eyeko
Eyeko, o nome da conhecida marca de maquilhagem britânica, é inspirado na palavra "amor" em japonês e, tendo em conta a ligação com o Japão e a cultura japonesa, a marca não poderia deixar de contribuir para a catástrofe que se abalou sob o Japão nos últimos dias. Falamos de um sismo de uma enorme magnitude, um tsunami e explosões nucleares cujas radiações ameaçam milhões de pessoas.

Esta semana, até à meia noite do dia 20 de Março, todas as comissões que as embaixadoras da marca fizerem irão na totalidade para um fundo de apoio ao Japão. Não costumo apoiar as marcas nestas alturas pois acredito que quem quer apoiar envia dinheiro, não envia comissões. No entanto, sendo este um blog de maquilhagem, peço a todas as pessoas que estão interessadas em comprar produtos da marca, que o façam nesta semana e não adiem a compra. Não peço que comprem por comprar, peço que façam por comprar aquilo que querem até dia 20 de Março.

Atenção que não basta fazer uma compra, é necessário usar um código de embaixadora! Ou seja, quando fizerem o checkout irão encontrar uma caixa onde poderão inserir um código, aí colocarão o código de embaixadora (receberão uma prenda surpresa nas vossas compras à mesma). O meu código de embaixadora é o E13813.

Pincel E40 da Sigma

Imagem retirada do blog Just makeup beauty
O E40 da Sigma é um pincel que serve sobretudo para esfumar as sombras de olhos. O cabo é comprido o suficiente para que uma aplicação leve seja super fácil e destaca-se de todos os pincéis do género que já usei. Pode parecer que não, mas nem todos os pincéis de esfumar são iguais. Não basta serem suaves para que a aplicação seja simples. Com este, consigo esfumar as cores mais fortes ou reduzir as grandes diferenças de cor em cinco segundos. Ainda ontem, ao experimentar uma sombra verde, dei por mim com uma diferença enorme de tons entre o cremezinho base que tinha aplicado na parte interna dos olhos e o verde forte que estava na parte externa. Aquilo parecia-me tão estranho que estive mesmo para retirar tudo com um desmaquilhante de olhos mas lá dei uma chance a este pincel e resolvi o assunto num instantinho.
As cerdas são suaves mas não são densas o suficiente. Tenho alguma dificuldade em encaixá-las no côncavo do olho mas nada que não consiga à segunda ou terceira tentativa. Aquando da primeira lavagem perdeu alguns pêlos mas nada de preocupante. 
Consigo dispensar alguns dos meus pincéis de olhos ou passar várias cores com um pincel ou até com aquelas espumas horríveis mas não consigo imaginar aplicar sombras de olhos sem este menino.

Custa 9$ ou 6,43€ e vende-se no site da Sigma (entregam em Portugal). Se quiseres fazer compras no site segue este link de forma a receberes uma prendinha nas compras em valor superior a 30$ (ou 20€).

Monday, March 14, 2011

Como guardam os vossos pincéis de maquilhagem?

Meninos/as, deparei-me com um problema. A pequena bolsinha onde guardo os meus pincéis tornou-se demasiado pequena para eles (ou melhor, os pincéis tornaram-se demasiados para a pequena bolsinha) e já não fecha sem dobrar alguns pêlos! Tenho andado a pensar em comprar o brush roll da Sigma mas estou aberta a outras sugestões mais baratas. Quero guardá-los num sítio onde fiquem direitos e livres de pó. Dicas?

Sunday, March 13, 2011

Verniz da semana: Khaki da Cliché

Três camadas de Khaki
O verniz desta semana é o Khaki da Cliché. A cor é um verde tropa clarinho, se é que o posso definir assim. Tem um subtom castanho mas mal se nota. O nome lembra logo o Khaki vert da Chanel mas esse  tem uma cor mais "seca", escura e fechada.
É um verniz pouco pigmentado e bastante ralo por isso tive de passar três camadas para a cor ficar uniforme. Por ser tão líquido o verniz não ficou grosso na unha. É uma cor um pouco opaca por isso fica muito melhor com um extra brilho por cima.
A duração também é boa, usei-o durante cinco dias sem lascar. 
A Cliché é uma marca nacional cujos vernizes custam apenas 1€, vale a pena experimentar.

Saturday, March 12, 2011

Sonho de consumo da semana


O sonho de consumo desta semana é o batom #909D da linha Mega last lip color da Wet 'n' Wild. Pretende garantir uma duração de quatro horas mantendo uma cobertura opaca nos lábios. Este é um laranja/coral que me conquistou, e eu sou uma mulher que foge do laranja em todos os contextos. Além da cor, gostei do facto de especificarem as horas de duração. Verdade seja dita, nunca apanhei um batom que mantivesse uma cor intensa por mais de quatro horas. Mais de metade dos meus batons são "de longa duração" e apesar de prometerem mais nunca passam das quatro.

Fotografias tiradas do Temptalia.

Friday, March 11, 2011

Condicionador Rainforest balance da Body Shop

Comprei o condicionador para cabelos oleosos da linha Rainforest da Body Shop em Outubro e ainda o tenho. Existe também um champô para cabelos oleosos mas não o comprei. Fui à Body Shop porque quis experimentar uma opção mais "natural" para os meus cabelos. Eles são oleosos na raiz, muito finos, fracos, lisos e sem volume. O problema da oleosidade era resolvido com uma lavagem diária dos cabelos e, como as minhas amigas de cabelos encaracolados estavam sempre a elogiar o meu cabelo, nunca dei grande importância aos produtos que usava. Só muito recentemente, por exemplo, é que comecei a usar uma espuma para lhes dar algum volume, e mesmo assim esqueço-me dela na maior parte das vezes (é que para isso tenho de secar o cabelo com um secador e não tenho paciência). Também o uso de um condicionar é bastante recente. Após o banho saio com alguns nós no cabelo mas, como não eram num número enorme, nunca me importei muito com isso. Só quando me apercebi que andava a partir cabelos desnecessariamente é que comprei um produto específico para usar a seguir ao champô. Não exagero quando digo que não dava importância ao cabelo: usava o champô, secava-o com uma toalha e penteava-o a correr todas as manhãs. Ficava impecável o dia todo e não me lembrava dele até ficar oleoso. Percebi também que não é bom lavar o cabelo todos os dias e por isso passei a lavá-lo dia sim, dia não. Não é muito difícil: se lavar o cabelo às 8h de segunda-feira ele mantém-se decente até terça-feira à noite.

Mas tudo mudou quando comecei a dar importância à maquilhagem. Não há como fugir: quando começamos a ler blogs de beleza damos de caras com uma série de produtos que desconhecíamos para problemas que não sabíamos que tínhamos. Assim, lá saí eu da loja com um novo condicionador de cabelos. Ainda por cima um condicionador específico para cabelos oleosos, há lá coisa melhor? 

O produto vem numa embalagem de 250ml. É necessário apertar a embalagem para retirar o produto, coisa que não é muito fácil de fazer, sobretudo com mãos molhadas. Tal como o creme de limpeza de aloe vera, este produto não sai muito facilmente, a embalagem não é a coisa mais prática e maleável do mundo. É necessário misturar o produto com água antes de o aplicarmos no cabelo, coisa que pode causar alguma estranheza mas é perfeitamente normal. O odor é estranho. Não é desagradável (nem sequer é forte o suficiente para o ser) mas é estranho: aproximo sempre o nariz para cheirar melhor e tentar reconhecer o odor mas nunca consigo perceber a que cheira.

Tenho-o usado desde Outubro sempre na esperança de que ele começasse a funcionar e também por não querer desperdiçar aquilo que se encontra na embalagem. No entanto, isso não aconteceu. Não só o meu cabelo não se tornou menos oleoso (também não se tornou mais) como sempre que saía do banho vinha com muitos mais nós no cabelo. Arrisco-me a dizer que houve um aumento de 70% de nós. Por mais condicionador que aplique, por mais tempo que o deixe no cabelo antes de enxaguar, ele fica sempre em mau estado. Não sei se o resultado é melhor quando conjugamos o champô com o condicionador, mas eu torço sempre o nariz a produtos que me obrigam a comprar mais coisas da mesma marca para que eles funcionem.





Muitos nós no cabelo.

Thursday, March 10, 2011

Protesto da geração à rasca


Este é um blog sobre cosmética mas nesta altura não posso ignorar este protesto que irá acontecer em Lisboa e no Porto no próximo dia 12 de Março. Espero que me compreendam e que leiam este post até ao fim.

Nasci numa família pobre. Sou a terceira pessoa da minha enorme família (materna e paterna) a frequentar o ensino superior e serei a segunda a licenciar-me. Os meus pais têm ambos a quarta classe e, apesar de nunca me pressionarem a continuar a estudar, sempre me apoiaram no meu interesse em ter uma formação superior. Eles pagam-me as propinas, aqueles mil euros anuais que tenho de pagar por frequentar um ensino superior público e cujo dinheiro não é usado para melhorar a qualidade de ensino que a minha faculdade me fornece. Apesar de ter uma formação académica em muito superior à dos meus pais não tenho qualquer esperança em vir a ter um estilo de vida muito melhor. Tenho boas notas e ainda assim sei que dificilmente trabalharei na minha área. Simplesmente porque não há emprego. Estudo porque gosto, porque acho que a formação académica não será nunca uma coisa negativa mas não estudo com esperança de vir a trabalhar na minha área. Chamem-me pessimista mas são muitas as pessoas que conheço que se licenciaram na minha área e trabalham há anos em call centers com contratos de seis meses e com salários que não lhes garantem uma vida confortável.

Dizem-nos que temos de ter filhos para renovar a geração, mas quem é que arrisca começar uma família se não sabe se vai ter emprego quando a criança nascer? Dizem-nos que temos de ser "empreendedores" mas quem é que pode começar um negócio sem dinheiro? E vamos ser todos patrões uns dos outros? Dizem-nos que temos de continuar no nosso país e ajudar a melhorá-lo mas é lá fora que temos ofertas de emprego.  Dizem-nos que nos queixamos sem ter noção dos nossos privilégios mas somos a primeira geração que vai ter um nível de vida inferior ao nível de vida dos seus pais. Dizem que somos conformistas e têm razão.

Desde pequena que percebi que para mim não fazia sentido ficar em casa a queixar-me das injustiças do mundo, da política, dos políticos e do estado negativo das coisas "que não mudam nunca". Faço por me informar sobre todos os assuntos e acredito no activismo político. Luto e manifesto-me por causas que me dizem respeito mas também me manifesto por causas que não me afectam directamente. Estou, por exemplo, presente em todas as manifestações de imigrantes e contra o racismo porque sou contra as discriminações e aos meus olhos não faz sentido ficar em casa e não mostrar a minha solidariedade. Acho que os partidos que já estiveram no governo desde o 25 de Abril são essencialmente corruptos, mesmo que existam pessoas bem intencionadas entre os seus militantes. Mas não tenho um discurso anti partidos: acredito que existem políticos bem intencionados, sou militante de um partido político e sei que as pessoas que nele são activas acreditam realmente no que defendem. Mas não posso fechar os olhos e achar que os portugueses são como o meu grupo de amigos. Os portugueses acham que todos os políticos são iguais, mesmo aqueles que nunca estiveram no governo. Acham também que a situação "está muito má" mas nada fazem por se informar sobre questões que lhes afectam directamente e por lutar contra as políticas negativas que se vão aplicando. 

Foi por isso com imensa alegria que comecei a ver o número de participantes no evento do facebook da manifestação da geração à rasca (espero que o link funcione, se não aqui fica o link para o site oficial) a aumentar de dia para dia. No momento em que escrevo este post são 43 008 os participantes, espero que sejam ainda mais no dia em que este post for publicado. Não acredito que vão estar 43 000 pessoas nas ruas neste dia mas é a primeira vez que vejo tanta gente mobilizada por uma causa que diz respeito a todos nós. É que a geração à rasca não é apenas a geração das pessoas da minha idade que não tem esperança de encontrar outro emprego que não seja precário. É também a geração das pessoas de 50 anos que se vêem sem emprego de um dia para o outro e são demasiado jovens para se reformarem e demasiado velhas para que alguém lhes dê emprego. Somos, infelizmente, a esmagadora maioria da população portuguesa.

A manifestação tem três reivindicações muito simples:

- Pelo direito ao emprego! Pelo direito à educação!
- Pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade!
- Pelo reconhecimento das qualificações, competência e experiência, espelhado em salários e contratos dignos!

Portugal vai acordar na mesma situação no dia 13 de Março mas terá um ouvido um grande grande "Basta!" de milhares de pessoas que perceberam que as coisas não vão mudar nunca se ficarem em casa e a queixar-se da situação apenas com os seus amigos. Se forem para a rua mostrar o seu descontentamento os políticos irão finalmente perceber que têm de governar para o povo e não para as empresas e para os grandes grupos económicos (e para eles mesmos)! Acredito mesmo nisto que estou a escrever e por isso espero que se apercebam da importância desta manifestação. Este é um protesto apolítico e pacífico e por isso estarão lá pessoas de todas as ideologias políticas, não é "mais do mesmo" ou um protesto "de um partido com interesses por trás". São muitos os meus amigos e colegas que acham as manifestações coisas ridículas e sem grande importância, que nunca se manifestaram por nada, que me dizem que vão estar presentes nesta manifestação e que estão a divulgá-la por todos os seus conhecidos.

A manifestação é no dia 12 de Março às 15h. Em Lisboa vai começar na Avenida da Liberdade e no Porto na Praça da Batalha. Vem manifestar-te por melhores condições de vida e traz contigo familiares, amigos e colegas!

Wednesday, March 9, 2011

Dica: luvas de borracha


Quando tínhamos visitas em casa dos meus pais, era costume alguém perguntar porque é que usamos luvas de borracha para lavar a louça. A minha Mãe explicava logo e o motivo era muito simples: com elas as suas mãos mantinham-se hidratadas, não estragava o verniz das unhas e protegia-se de bactérias. Ao lavar a casa usava outras, para evitar o contacto da sua pele e unhas com os detergentes.
É que estes são bastante agressivos e podem ser absorvidos facilmente pela pele e unhas quando estas estão molhadas. Isto causa, entre outras coisas, enfraquecimento das unhas, aquilo que faz com que elas se partam facilmente.
Por isso nada de pensar que as luvas de borracha são para meninas queques que têm medo de sujar as mãos. Vocês também podem ser super donas de casa mantendo a pele e as unhas em bom estado. Aproveitem e passem creme hidratante nas mãos antes de calçarem as luvas... É um dois em um. 
Mas talvez seja melhor ficarem-se pelo argumento dos químicos quando tentarem convencer os vossos pais, maridos ou companheiros a fazer o mesmo. E se eles ainda são daqueles que se negam a ajudar nas tarefas domésticas, greve! Experimentem ficar quinze dias sem cozinhar, sem arrumar uma única coisa, organizem um jantar com amigos e colegas dele (um péssimo jantar, na altura em que a casa estiver mais nojenta) e vão ver se eles não começam a dar importância às limpezas!

Tuesday, March 8, 2011

Blush Margin da MAC


O post de hoje é sobre o blush Margin da MAC.
Antes de o comprava só tinha dois blushes, ambos de cor rosa. Estava à procura de algo entre o pêssego e o coral e acabei com o Margin na mão. Admito que o comprei sobretudo porque li excelentes críticas ao blush na internet. Quando o fui comprar houve um erro e acabei por trazer o Prism para casa.

Blush Margin da MAC
Na embalagem fico sem saber se se trata de um blush pêssego, coral ou dourado. No entanto, uma vez aplicado, percebo que se trata de um "pêssego sujo" com leves cintilâncias (o acabamento é Frost). Faz parte da linha permanente da MAC por isso podem encontrá-lo em qualquer loja em qualquer altura.

Clica para aumentar
A cintilância não é enorme mas ainda assim parece-me demasiada para um uso no dia a dia. Noto isto sobretudo porque tenho uma pele bastante branquinha, é possível que as mulheres mais morenas não notem a cintilância. Também é possível que esteja a exagerar; eu levo imenso tempo a habituar-me a algo novo e até isso acontecer acho sempre que qualquer coisa nova é super exuberante e que toda a gente vai notar - seja um blush com uma ligeira cintilância seja um verniz com acabamento fosco. Acabei por pô-lo de parte mas estou a pensar em voltar a usá-lo durante o dia.
A pigmentação é óptima! Basta passar um bocadinho no pincel e acabo com uma corzinha muito bonita nas bochechas. Quase como se tivesse apanhado uns raiozinhos de sol (coisa que não tem acontecido com o tempo que anda a fazer por Lisboa nos últimos dias). 
Entretanto emprestei-o a uma amiga minha que é negra e ele ficou tão bem na pele dela como na minha. Acho mesmo que é uma cor que fica bem em quase todos os tons de pele. Na dúvida, nada como passar numa loja da MAC e experimentar.

Monday, March 7, 2011

Perfection primer da Sephora

Perfection primer da Sephora
Eu tenho dificuldade em saber por onde começar este post. Comprei o Perfection primer da Sephora um pouco às cegas. Estava à procura de algo relativamente barato mas acabei por comprar este que não é nada barato (custou 15,65€).
Vem numa embalagem cinza prateada com 30 ml. Comprei-o literalmente na véspera da abertura dos saldos da Sephora, saldos esses que eram uma tristeza de tão maus. 
O creme é branco com uma consistência rosada que confere à nossa pele uma luminosidade muito suave. A mim é quase imperceptível uma vez aplicada a base. De resto, a duração da maquilhagem é boa, pelo menos tem uma duração melhor do que a do meu primer anterior. Também não o sentia na pele, achei-o bastante leve. Acho que nos meses mais quentes será perfeita. Mas o meu problema com ela é outro.
A compra deste primer coincidiu com a compra dos pincéis da Sigma, entre eles o pincel de base. À medida que comecei a usar estes produtos ao mesmo tempo notei que a minha pele ficava com uma consistência bastante espessa, quase como se tivesse aplicado duas vezes mais a quantidade necessária de base e não a tivesse espalhado bem. Suponho que seja a isso que as estrangeiras chamam cakey, coisa que nunca consegui perceber o que era. Inicialmente achava que era simplesmente um erro na aplicação. Afinal, estou muito mais à vontade na maquilhagem diária e aplico a base em poucos minutos. Podia ser simplesmente isso e então voltei a passar a base como fazia de início: devagarinho e com a cara bem junto ao espelho, para não me escapar nada. Mas o problema continuava. E aí comecei a pensar que o problema estava no novo pincel de base da Sigma. Comecei a usar um da Sephora que tinha guardado e o problema persistia. Usei os dedos e, apesar de ter diminuído, o mau aspecto continuava.
Lá então percebi que me deveria concentrar nos novos produtos que estava a usar, e na altura era apenas este primer. Lá o deixei de lado e o problema desapareceu. Estranhamente, andei a pesquisar na internet e mais ninguém se queixou deste problema. É uma das "coisas engraçadas" da maquilhagem, certas reacções acontecem com apenas algumas pessoas. É por isso que é bom seguir uma série de blogs sobre o assunto, pois aquilo que pode ser um produto fantástico para uma pessoa pode ser péssimo para outra.
Agora tenho aqui na gaveta da maquilhagem um primer como novo que me custou 15,65€ e que não irei usar. Estou a pensar em oferecê-lo alguém ou tentar vendê-lo, vamos lá ver se consigo.

Sunday, March 6, 2011

Verniz da semana: Bali da Risqué

Duas camadas de Bali da Risqué
O verniz desta semana é o Bali da Risqué. É um dos vernizes que a minha sogrinha me ofereceu, este ainda dentro do prazo, ahah. Já há muito tempo que o via à venda nas bancas de verniz mas nunca o tinha comprado. É de uma colecção limitada do ano de 2008 e é curioso que eu ainda o encontre tanto nas bancas de Lisboa. Acho-o muito bonito, bastante discreto. É um nude castanho com um subtom rosa, ahah. Lembra-me o Cappuccino da mesma marca, alguém concorda?
Usei-o durante quatro dias e apesar de estar cheio de riscos aguentou sem lascar. Agora que remexo nos meus vernizes reparei que ele deve ficar muito giro com o Champanhe da Colorama, um verniz numa tonalidade mais clara mas com ligeiros brilhinhos. Apetece-me usá-lo de novo!

Thursday, March 3, 2011

Resenha: Seaweed mattifying day cream da Body Shop

A resenha de hoje é sobre o creme matificante da linha de algas marinhas da Body Shop. Já aqui falei de outros dois produtos da linha: o pore perfector e o tónico. Um recebeu uma crítica negativa e outra foi neutra, para dizer o mínimo por isso é compreensível que estivesse de pé atrás com este creme.

Por 15€, a Body Shop promete um creme hidratante facilmente absorvido, que não obstrói os poros e que controla a produção de sebo e de brilho na pele ao longo do dia. É um preço algo elevado para um creme que promete tantas coisas mas a verdade é que cumpre o seu objectivo.


Traz apenas 50 ml que ainda duram alguns meses. Comprei-o no início de Outubro, acho que ainda tenho quantidade suficiente para mais um mês e aplico-o diariamente no rosto e pescoço (hey, pode não produzir sebo mas isto também um hidratante diário, não?). A consistência é em gel/creme semi-opaco. Espalha-se muito facilmente e basta uma pequena quantidade para todo o rosto. Vem numa embalagem pequena, redonda e com uma tampa de enroscar. Além da tampa tem ainda uma película de plástico que se encaixa de forma a impedir que o creme caia na tampa caso seja transportado numa mala. Ao contrário de muita gente, não tenho problemas em colocar os meus dedos no produto pois não o partilho com mais ninguém e lavo-os bem antes de o aplicar. É certo que idealmente viria numa bombinha semelhante à do pore perfector da mesma linha mas não me parece um mal maior.


Este hidratante diário destina-se a pessoas com pele mista ou oleosa; quem tem pele seca deve focar-se noutro tipo de produto: mais hidratante e sem o foque no aspecto matificante. Não contem qualquer tipo de protecção solar, o que é uma falha uma vez que se trata de um creme para usar durante o dia e custa 15€. 

A absorção é tão rápida quanto promete. Aplico-o depois de lavar a cara e antes de aplicar a base. A minha pele é mista, maquilho-me de manhã (por volta das 9h) e costumo ter de retocar a maquilhagem por volta das 13h, 14h. Ao usá-lo, noto que a pele se mantém em bom estado durante mais tempo, que o retoque pode acontecer mais tarde. O creme não faz milagres e, sobretudo em peles oleosas, não vai impedir que estas fiquem com óleo ou brilhantes, vai apenas atrasar esse processo. Importa também ter em conta que usei este creme no Outono e no Inverno por isso não garanto que ele se porte tão bem em meses mais quentes.

Dito isto, gosto do creme, acho que faz um bom trabalho mas acho que não justifica os 15€ de preço. Vale a pena usar o desconto do cartão Love your body, aproveitar os saldos ou qualquer outra promoção para o comprar.

Wednesday, March 2, 2011

Dica: uma forma de disfarçar a celulite


Quer queiramos, quer não, a maior parte das mulheres tem celulite. Não há como evitar. Algumas das melhores coisas da vida ajudam a causar celulite e por vezes ela aparece sem termos feito nada. Tendo em conta que este não é um problema dum grupo restrito de mulheres e que não existe cura para ele, acho que devíamos deixar de o ver como uma coisa horrível e passar a vê-lo como algo menos bom.
Dito isto, especialmente quando chega o Verão, queremos ter o melhor aspecto possível quando andamos de biquíni. Um truque muito simples é passar autobronzeador pelo corpo antes de irmos para a praia e fazer isso até termos adquirido algum bronze natural. Não é necessário exagerar no autobronzeador, é só preciso bronzear ligeiramente a nossa cor. Uma forma de evitar asneiras ao aplicar autobronzeador no corpo é misturá-lo com um hidratante. Por estar diluído acabamos por passar menos produto e evitar erros de aplicação menos uniforme. Depois, se considerarem necessário, voltem a passar um pouco mais. Assim reduzem as probabilidades de acabarem com uma zona do corpo mais escura do que a outra.
O motivo que faz com que as mulheres morenas pareçam ter menos celulite que as brancas é o facto de a sombra fazem contraste com a celulite, chamando mais atenção para essa zona. Uma pele morena (de forma saudável e sem excessos) ajuda a reduzir a aparência nessas alturas.

Tuesday, March 1, 2011

Descobri finalmente aquilo que "faz" uma maquilhagem


Uso uma fotografia da Kim Kardashian para ilustrar este post não por ela ser o meu ícone de beleza e bom gosto, não por ser parecida comigo mas por mostrar aqui na perfeição quão importante é a sombra de olhos numa maquilhagem.

Tenho aqui em casa já uma boa colecção de sombras de olhos e de pincéis adequados mas não ousava muito na hora da aplicação. Usava sempre duas cores mas tudo do mais suave possível. Quase sempre sombras mate e nunca algo mais escuro do que um castanho, isto só em ocasiões especiais, como saídas à noite. Antes de sair, interrogava o meu namorado durante longos minutos sobre a qualidade da aplicação da minha maquilhagem. Falo com ele porque sei que ele gosta de mulheres maquilhadas (muito mais do que eu) e porque é honesto e sensato e não sairía à rua comigo mal maquilhada sem mo dizer primeiro. Geralmente a resposta dele era "gosto mas mal se nota que tens algo nos olhos; não está tão forte como poderia estar; gosto de cores mais escuras/mais fortes, podias apostar nisso para a próxima". Isto é ele a tentar dizer-me que gosta de olhos esfumados em preto e prateado mas, 'tadinho, não sabe que isso tem nome. Eu prestava atenção ao conselho dele mas nunca o seguia.

Até que, na semana passada, antes de uma saída normal para o Bairro Alto, decidi tentar algo novo para mim. Peguei na minha palete de 32 sombras da ELF e fiz um olho esfumado com dois tons de preto e um de prata. Antes fiz questão de usar o paint pot em Soft Ochre da MAC para tornar as cores mais fortes, aumentar a duração e impedir que as sombras se metessem nas dobras das pálpebras e um eyeliner preto na pálpebra superior e na linha de água. De resto, a maquilhagem era a de sempre, tal como a roupa (vesti uma saia e uma camisa). Levei ao todo trinta minutos para o fazer pois estava de tal forma insegura que me queria certificar que esfumava tudo impecavelmente. Mostrei a aplicação de sombras ao meu namorado (sem eyeliner e mascara de olhos) e ele gostou do resultado mas a reacção só foi efusiva quando viu o trabalho completo. Efusiva no sentido de me elogiar imenso. E quando digo imenso, quero mesmo dizer imenso, e eu e o meu namorado somos muito comedidos nos elogios que fazemos. Ainda assim, depois disto ainda lhe perguntei umas cinco vezes se parecia um travesti. Ele riu-se e convenceu-me a sair assim de casa.

Lá fomos nós para o Bairro Alto onde nos encontrámos com o nosso grupo de amigos. Convém dizer que o meu grupo de amigos próximos são pessoas bastante simples e informais e geralmente passamos a noite de bar em bar mas a maior parte do consumo é passado na rua, com garrafas de álcool (geralmente litrosas) que compramos nas mercearias do Bairro; só depois das 3h é que ponderamos ir para outros sítios onde há gente mais produzida. Então lá cheguei eu, cheia de vergonha com receio de que alguém comentasse a minha maquilhagem de forma negativa. Mas tal não aconteceu. Passei a noite toda (e quando digo a noite toda quero dizer das 22h às 6h30 do dia seguinte) a ouvir elogios. Elogios de amigos, não elogios de engate, e portanto mesmo honestos. Eu estava nas ruas do Bairro Alto e imensos homens olhavam para mim. Não me considero feia, acho-me uma rapariga perfeitamente normal mas não estou habituada a ter imensa gente a "olhar" para mim com segundas intenções. Costumo ter um aspecto bastante simples, mesmo quando me maquilho e por isso não estou nada habituada a receber elogios e a ter gente a reparar em mim. E tudo por causa da sombra de olhos. Cheguei a casa de manhã com o ego lá em cima!

Por isso, meninas tímidas e inseguras como eu, se gostavam de se produzir mais numa noite especial mas têm medo de fazer figura tola, maquilhem-se, peçam a opinião a alguém realmente honesto e saiam à noite e esperem pelos resultados. Se eu soubesse que teria tanto sucesso já tinha aberto as portas para as sombras pretas há muuuuito tempo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...