Tuesday, March 1, 2011

Descobri finalmente aquilo que "faz" uma maquilhagem


Uso uma fotografia da Kim Kardashian para ilustrar este post não por ela ser o meu ícone de beleza e bom gosto, não por ser parecida comigo mas por mostrar aqui na perfeição quão importante é a sombra de olhos numa maquilhagem.

Tenho aqui em casa já uma boa colecção de sombras de olhos e de pincéis adequados mas não ousava muito na hora da aplicação. Usava sempre duas cores mas tudo do mais suave possível. Quase sempre sombras mate e nunca algo mais escuro do que um castanho, isto só em ocasiões especiais, como saídas à noite. Antes de sair, interrogava o meu namorado durante longos minutos sobre a qualidade da aplicação da minha maquilhagem. Falo com ele porque sei que ele gosta de mulheres maquilhadas (muito mais do que eu) e porque é honesto e sensato e não sairía à rua comigo mal maquilhada sem mo dizer primeiro. Geralmente a resposta dele era "gosto mas mal se nota que tens algo nos olhos; não está tão forte como poderia estar; gosto de cores mais escuras/mais fortes, podias apostar nisso para a próxima". Isto é ele a tentar dizer-me que gosta de olhos esfumados em preto e prateado mas, 'tadinho, não sabe que isso tem nome. Eu prestava atenção ao conselho dele mas nunca o seguia.

Até que, na semana passada, antes de uma saída normal para o Bairro Alto, decidi tentar algo novo para mim. Peguei na minha palete de 32 sombras da ELF e fiz um olho esfumado com dois tons de preto e um de prata. Antes fiz questão de usar o paint pot em Soft Ochre da MAC para tornar as cores mais fortes, aumentar a duração e impedir que as sombras se metessem nas dobras das pálpebras e um eyeliner preto na pálpebra superior e na linha de água. De resto, a maquilhagem era a de sempre, tal como a roupa (vesti uma saia e uma camisa). Levei ao todo trinta minutos para o fazer pois estava de tal forma insegura que me queria certificar que esfumava tudo impecavelmente. Mostrei a aplicação de sombras ao meu namorado (sem eyeliner e mascara de olhos) e ele gostou do resultado mas a reacção só foi efusiva quando viu o trabalho completo. Efusiva no sentido de me elogiar imenso. E quando digo imenso, quero mesmo dizer imenso, e eu e o meu namorado somos muito comedidos nos elogios que fazemos. Ainda assim, depois disto ainda lhe perguntei umas cinco vezes se parecia um travesti. Ele riu-se e convenceu-me a sair assim de casa.

Lá fomos nós para o Bairro Alto onde nos encontrámos com o nosso grupo de amigos. Convém dizer que o meu grupo de amigos próximos são pessoas bastante simples e informais e geralmente passamos a noite de bar em bar mas a maior parte do consumo é passado na rua, com garrafas de álcool (geralmente litrosas) que compramos nas mercearias do Bairro; só depois das 3h é que ponderamos ir para outros sítios onde há gente mais produzida. Então lá cheguei eu, cheia de vergonha com receio de que alguém comentasse a minha maquilhagem de forma negativa. Mas tal não aconteceu. Passei a noite toda (e quando digo a noite toda quero dizer das 22h às 6h30 do dia seguinte) a ouvir elogios. Elogios de amigos, não elogios de engate, e portanto mesmo honestos. Eu estava nas ruas do Bairro Alto e imensos homens olhavam para mim. Não me considero feia, acho-me uma rapariga perfeitamente normal mas não estou habituada a ter imensa gente a "olhar" para mim com segundas intenções. Costumo ter um aspecto bastante simples, mesmo quando me maquilho e por isso não estou nada habituada a receber elogios e a ter gente a reparar em mim. E tudo por causa da sombra de olhos. Cheguei a casa de manhã com o ego lá em cima!

Por isso, meninas tímidas e inseguras como eu, se gostavam de se produzir mais numa noite especial mas têm medo de fazer figura tola, maquilhem-se, peçam a opinião a alguém realmente honesto e saiam à noite e esperem pelos resultados. Se eu soubesse que teria tanto sucesso já tinha aberto as portas para as sombras pretas há muuuuito tempo!

6 comments:

  1. Eu,para te ser sincera sou uma "naba" na arte da maquilhagem...
    Só uso mesmo blush e gloss!
    Mas fiquei realmente curiosa em experimentar as sombras...
    Thanks!

    ReplyDelete
  2. olá!
    sim sra, óptimo post! eu muitas vezes tb cometo esse erro, fico com tanto medo de fazer figuras ridiculas que acabo por esbater as sombras ao ponto de quase nao se notarem... a maioria dos meus amigos sao rapazes e as raparigas com quem me dou acho que nunca as vi maquilhadas, entao sinto-me estranha se for sair com um look mt forte. normalmente tb interrogo até à exaustao o meu namorado sobre se estou demasiado "produzida"... lol

    mas realmente se é uma coisa que nos dá gosto e, na verdade, ate nos favorece, para quê tantos receios?? acho que me inspiraste a arriscar mais!

    já agora, devias passar a publicar esse novos looks!

    *
    ana

    ReplyDelete
  3. Eu também voto nessa publicação dos novos looks! ;)

    Assim como as meninas que comentaram, eu não sou muito de utilizar sombras. Até tenho uma paleta avantajada mas que está arrumada a um canto. Na altura de as usar sinto-me muito insegura e não costumo ir além de um eyeliner feito com lápis e muito bem esbatido. Ao ler o teu post fiquei com vontade de experimentar mais, de arriscar e esperar os resultados, quem sabe se também não me surpreenderei como te aconteceu a ti. =)

    ooOO Pretty in Black OOoo

    **

    ReplyDelete
  4. Como te admiro!
    Por acaso o meu namorado é o contrário, diz que fico melhor sem maquilhagem porque fico bonita é ao natural! (é TÃO RARO ouvir alguém dizer isto sobre maqilhagem que às vezes até desconfio que ele aquela frase tem uma segunda interpretação!
    Mas continuando, sou bastante "coninhas" nesse sentido. Sou um pouco como tu, não arrisco e o que mais uso é castanho. Primeiro, como já disseram em cima, sou naba! Não sei muito bem como nos devemos maquilhar, apesar de ver blogs e blogs sobre isso. Só que eu achoq ue tenho uns olhos tão pequenos, que não fica bem aqui preto! (se bem que eu deliro quando vejo olhos assim como os dessa senhora e fico cheia de inveja). Mas outras vezes, em fotos, nota-se que o lápis preto que uso me abre o olhar. (Estúpido, hã? Toda a gente diz que isso é impossível!) Resumindo, acho que não sei mesmo pintar os olhos.

    ReplyDelete
  5. Aposta mais nas sombras pretas então ;)
    Também quero um namorado assim, que opine sobre as minhas maquilhagens.. acho isso lindo, já que a maioria diz sempre "ah sim tá giro" ou "gosto de ti mesmo sem maquilhagem".. bah que "podres" LOL
    Giro giro era teres tirado uma foto aos olhos para nós vermos ;)
    ***

    ReplyDelete
  6. olá meninas, eu sou a Carla.
    sabem aquelas meninas q olham para nós (quando maquilhadas) e dizem assim perante o nosso grupo de amigos: "as mulheres q usam muita maquilhagem, são muito feias na verdade."
    sabem... eu acho q isso é dor de corno. há aquelas q nem com maquilhagem ficam bonitas! e elas têm inveja de quem fica.
    mas penso que cai muito mal dizer isso no nosso grupo de amigos, quando alguém mais produzido está lá não é mesmo?

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...