Thursday, February 16, 2012

Sombra Shroom da MAC

Sombra Shroom - 17,50€

Há já algum tempo que ando a tentar construir uma colecção de sombras de olhos digna desse nome. Tinha optado inicialmente pela opção mais cómoda e económica: a compra de paletas médias ou grandes, conseguindo assim juntar um óptimo número de sombras com acabamentos e cores bastante variadas.  O problema é que aos poucos a minha veia consumista ia chamando por mim, fazendo-me querer comprar sombras novas com cores e acabamentos que já tinha. Por vezes acertava, comprando uma sombra cinza escura com brilhos com uma qualidade superior à que tinha, por vezes falhava, comprando algo de pior qualidade só por ter vontade de comprar algo. Outra coisa que me fazia torcer o nariz às paletas de sombras era a enorme variedade de cores; é algo positivo à primeira vista mas de que me serve ter dez sombras cor de rosa se não uso nem uma? Mais uma vantagem das paletas (com as cores que usamos realmente) é que elas estão todas juntas no mesmo sítio, fazendo com que não perca muito tempo de manhã a reunir todas as sombras que tenho e impede-me também de deixar algumas sombras de lado, aumentado o leque das que uso.

Assim, decidi ver-me livre das várias paletas que tinha em casa. Ofereci as mais usadas a amigas e vendi aquelas que estavam em melhor estado no desapego. Decidi ir construindo lentamente uma nova colecção de sombras de olhos. Leva mais tempo e fica mais caro, sim, mas foi a solução que encontrei para alimentar e "controlar" o meu consumismo, dando-me a oportunidade de escolher as sombras individualmente.


Comprei uma paleta vazia da MAC com espaço para quinze sombras e já a tenho cheia. Tenho sombras individuais de outras marcas mas são as da MAC que tenho comprado com mais atenção e estudo prévio. Não o faço por achar que não existem boas sombras em marcas mais baratas mas sim porque gosto da grande variedade e qualidade das sombras da marca, alheada ao facto de ser a marca mais cara que compro. Algumas sombras foram compradas já para serem usadas numa paleta, sem a embalagem de plástico, e por isso mais baratas. Essas vêm com um pequeno íman atrás para garantir que não caem. As outras, como é o caso daquela de que vou falar hoje, são mais caras e dão algum trabalho a decantar, mas são as únicas à venda em Portugal e ao menos podemos usar as embalagens no programa Back2MAC. Ímans são algo que qualquer pessoa pode comprar e colar e as paletas vazias não têm de ser da MAC, por isso dá para passarem as vossas sombras da marca para uma paleta de sombras e usar o plástico no programa de reciclagem - um dia destes escrevo um post sobre como decantá-las.


Andava à procura de uma sombra neutra e bastante clara para iluminar o canto interno do olho, zona geralmente mais escura. Não queria algo matte mas também não queria uma bola de brilhos, por isso o acabamento Satin pareceu-me uma boa escolha. Este acabamento oferece um aspecto acetinado com um brilho mais discreto. Ao entrar na loja e ao vê-las ao vivo a Shroom pareceu-me a escolha mais óbvia.

A Shroom tem uma cor bege clarinha com uns brilhos meio subtis mas com o tal aspecto acetinado prometido pelo acabamento Satin. Dá para a usar sozinha na pálpebra nos dias de preguiça mas uso-a mais na parte interna dos olhos ou no osso da sobrancelha para dar um aspecto iluminado.


O swatch acima mostra-a com primer (usei o primer de olhos d'O Boticário mas qualquer um serve) e sem mais nada, ambos aplicados com um pincel de olhos. Prefiro os swatches aplicados com pincel pois nem sempre a pigmentação que encontramos numa passagem com o dedo é a mesma que fica quando a sombra passa para o pincel e só depois para a pele. No canto interno do olho uso-a sem primer porque procuro algo que dê alguma luz mas que não seja demasiado óbvio mas dá para perceber que, tal como a maior parte das sombras, é com um primer de olhos que mostra o seu verdadeiro potencial. Sem primer é necessário carregar um pouco na quantidade para que ela se torne visível mas mas, além de nunca usar sombras sem primer, prefiro-a assim quando a uso como sombra iluminadora (que é 90% das vezes).

Também a tenho usado como iluminador no rosto, passando-a no topo das maçãs do rosto juntamente com um blush matte. Funciona muito bem assim, fica a dica para quem tem sombras semelhantes em casa e não quer gastar dinheiro num iluminador em pó. 

Aquilo que mais me agrada na Shroom é a sua versatilidade: serve como iluminador, serve para dar um pouco de cor na pálpebra quando estou com pressa, fica bem com looks neutros, fica bem com looks coloridos, fica bem com looks bem escuros... É uma boa compra na medida em que sabemos que, independentemente dos nossos gostos, é algo que vai ser usado muitas vezes.

5 comments:

  1. que cor magnifica :) adorava ter esta sombra!

    ReplyDelete
  2. Podias mostrar como está a tua coleção de sombras da MAC :D Ía adorar ver... Kiss**

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa ideia, Marina! Vou tentar fazer isso um dia destes :)

      Delete
  3. Ola, em Portugal existe a venda na MAC as paletas de 15 sombras vazias?

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...