Thursday, January 5, 2012

Resoluções para 2012

Até há bem pouco tempo não ligava nenhuma a resoluções de ano novo. Tinha a postura cínica de quem acha que de nada vale perder tempo a fazer uma lista com uma série de coisas positivas que ficará esquecida ao fim de um mês e que só vai servir para me deixar desiludida e de mal com a vida. Achava que em vez de se esforçarem para mudar comportamentos durante todo o ano, as pessoas se focavam numa data específica criando elas próprias motivos para se sentirem mal. Bem, a minha opinião não mudou assim tanto mas agora acredito que a escolha de uma data (ou mais do que uma) é sempre um bom motivo para começar a fazer mudanças na minha vida. Muitas das coisas que irei colocar nesta lista perseguem-me há demasiado tempo, estou a adiá-las há meses ou há anos e quantas mais desculpas arranjar para começar a cumpri-las de vez, melhor. Decidi fazer uma lista de dez resoluções de ano novo, todas elas relacionadas com a beleza.

1. Remover a maquiagem todas as noites


Eu não sei porquê mas metade das vezes em que chego de madrugada a casa depois de uma saída para o Bairro Alto ou para uma discoteca consigo sempre convencer-me de que estou demasiado cansada para remover a maquiagem. Arranjo energia para tudo, até para comer algo e evitar a ressaca mas os dois minutos perdidos com o desmaquiante parecem-me sempre uma eternidade. Talvez afinal saiba porquê: a torneira do lavatório da minha casa de banho não passa água quente, pelo que a ideia de "despertar" com água gelada no rosto nunca parece agradável ao meu eu mais alegre. Mas o choque só dura cinco segundos e os dois minutos que perco a tirar a maquiagem passam num instantinho. Prefiro abdicar do tónico ou até, em última instância, do hidratante, mas ir dormir de maquiagem no rosto é um crime e uma burrice que não quero cometer este ano. Estamos a dia cinco de Janeiro e não fui dormir com maquiagem nem uma única noite... Palmas para mim!, ahah.

2. Fazer exercício físico


Só que a ideia de me inscrever num ginásio parece-me irrealista, uma vez que quando me inscrevo por períodos de seis meses acabo por desistir ao fim do segundo. Fazer exercício em casa ou na rua também não me dá confiança porque, enfim, sei que não vai acontecer. Por motivos de saúde fiquei muitos anos sem fazer exercício físico e agora que posso descubro que não gosto nada dessa chatice que é ter de andar a correr de um lado para o outro, a puxar aqui, a dobrar ali... O problema não é o peso, que está controlado, mas sim a flacidez. Tenho que me agarrar a um treino que se foque sobretudo nas pernas, gútleos e braços. Como é que vocês fazem para manter ou recuperar a forma?

3. Sair das "marcas de conforto"


Não posso dizer que seja fiel aos mesmos produtos por muito tempo. Esforço-me para os terminar a todos e não ter muitos produtos semelhantes em fila de espera mas quero sempre conhecer produtos novos e também ter outras coisas de que falar aqui no blog. No entanto, sou muito fiel a marcas. Não preciso de produtos excepcionais, agarro-me simplesmente a marcas que vendem produtos que cumprem aquilo com que prometem, sejam ou não modestas nessas promessas. À medida que o tempo passa posso ter uma ou outra desilusão, mas enquanto o resultado geral foi maioritariamente positivo, a relação mantém-se. Passa-se isto com a MAC, O Boticário e a Lush. Se procuro um lápis de sobrancelhas mais facilmente vou a uma loja da marca em que confio do que procuro algo de uma marca nova. Isto faz com que ande a perder imensas coisas boas e diferentes por estar tão apegada àquilo que já conheço. Assim, este ano vou-me esforçar por conhecer mais marcas e arriscar um pouco mais - se correr mal perco algum dinheiro, se correr bem aumento o leque de marcas queridinhas.

4. Dormir mais

 
Costumo ir deitar-me por volta das duas, três da manhã. Gosto de ficar acordada até tarde, sobretudo quando trabalho ou tenho aulas. É uma forma de me pôr a par de tudo aquilo que perdi ou não fiz durante o dia. Quando me deito à meia noite acho que estou a ir cedo para a cama. O problema é que além de gostar de ficar acordada até tarde, também gosto de acordar cedo quando tenho compromissos durante o dia e dormir é algo que me dá prazer. Três coisas impossíveis de conjugar. É por mais que goste de me deitar tarde, não posso pedir aos meus professores e patrões que ponderem começar o dia por volta das 11h30 da manhã. O que acaba por acontecer é que durmo cinco a seis horas por noite, e eu não sou um Marcelo Rebelo de Sousa da beleza que dorme três horas e passa o resto do tempo a fazer resenhas de maquiagem. Eu acordo com dores de cabeça, passo o dia cansada e mal humorada, tenho olheiras gigantes e uma pele que se recente pois as células não têm tempo de regenerar durante a noite. 

5. Dizer adeus aos refrigerantes


Admito, fui daquelas que preferiu a resposta portuguesa ao anúncio da Coca-cola do que o anúncio em si.  Não tem nada que ver com ser derrotista e querer que os portugueses sejam pessimistas, como fui acusada, mas sim com o facto de achar o anúncio hipócrita. Eu quero um mundo bom e optimista e acho que Portugal tem imensas coisas boas mas acho também que a Coca-cola não tem o direito de vir falar num mundo melhor. A empresa está ligada ao homicídio de sindicalistas da Colômbia e à privatização de rios que condenam as populações locais a pagar preços exorbitantes por água e que colocam a sua saúde e negócios em risco. Não quero com isto dizer que devemos boicotar a empresa, cada um sabe de si, mas que uma empresa com este histórico não pode vir falar num "mundo melhor" por correr o risco de ser hipócrita. Mas onde é que eu ia? Ah, sim, resoluções de ano novo! Com estas discussões lembrei-me que consumia demasiados refrigerantes, no mal que fazem à saúde e da celulite que causam. Tudo bons motivos para cortar com o hábito. Admito que não vou largar os refrigerantes totalmente - ainda não encontrei melhor bebida para as manhãs de ressaca - mas quero fazer um corte de 90%. Além do mais, um país que tem a Compal não se pode queixar de poucos e maus sumos.

6. Não me contentar com o "razoável"


Existem duas áreas para as quais ainda não encontrei produtos que me deixassem completamente satisfeita: correctores de olheiras e pós finalizadores. Os primeiros ou não me dão um ar natural, ou se acumulam rapidamente nas dobras dos olhos, ou deixam a zona com um aspecto seco e envelhecido. Os segundos porque ou me dão um ar empapado e cheio de base, ou mudam a cor ao longo do dia, ou não duram nada. Já disse ali em cima que me esforço para terminar os produtos que compro e não os deixar na gaveta enquanto compro outros. No entanto, isso faz com que uso alguns produtos que não me agradam assim tanto só para os gastar. Com algumas áreas isso escapa e é possível tornar produtos de baixa qualidade em algo mais usável ao trabalhá-los de certa forma ou conjugando-os com outros produtos. No entanto, isso não acontece com as duas questões que mencionei. A região dos olhos e a pele do rosto têm para mim um papel importante numa boa maquiagem e não dá para usar diariamente produtos que acho terem um mau efeito. Em 2012 quero deitar fora aquilo que não presta e não me deixa satisfeita e arriscar coisas novas! Cheira-me que este corrector da Bobby Brown será uma das primeiras apostas.

7. Fazer algo com o meu cabelo


A menina da fotografia deve ser modelo, e por isso não é parecida comigo, mas tem um cabelo semelhante ao meu (um tom mais claro e com risco ao meio eu vez de ao lado). Eu não percebo nada de cabelos mas tenho consciência que é a minha característica mais elogiada. Ainda assim, acho-o entediante. Não tenho paciência para aprender a dar jeitos com um ferro (e até me parece um pouco complicado) e gostava de ter um corte diferente. Tenho o mesmo "corte" (se é que podemos dizer que "comprido com risco ao meio" podem ser chamados de "corte") há anos e não faço nada quando acordo além de o pentear rapidamente. Gostava de mudar de visual mas ao mesmo tempo tenho medo de sair da zona de conforto e mexer com aquilo que, segundo os comentários das pessoas, é a "única" coisa que tenho a funcionar positivamente na minha aparência. Que tipos de cortes de cabelo têm? Costumam fazer mudanças drásticas? E de onde tiram ideias?

8. Vou cuidar das minhas unhas e cutículas


Para quem tem mais de uma centena de vernizes, como é o meu caso, é estranho o pouco cuidado que tenho com as minhas cutículas e peles à volta dos dedos. Tudo isso é visível na fotografia acima. As peles à volta dos dedos (não olhem para o dedo médio) não estão secas por falta de hidratação mas sim roídas. Há quem roa as unhas, mas isso a mim sempre pareceu nojento, por isso mudei-me uns milímetros para o lado. Bem sei que é nojento e inestético mas tentem lá quebrar um hábito que envolva levar os dedos à boca! É super difícil, começo logo a roer assim que penso nisso. Depois há as cutículas. Cortá-las está fora de questão. Eu bem que as empurro (uma vez por mês, com sorte...) mas elas ficam sempre assim como se vê na fotografia e nunca inexistentes como nos swatches das bloggers de unhas. Têm dicas para mim? Conseguiram deixar de roer as peles/unhas? Como?

9. Deixar as borbulhas quietas no seu lugar


As minhas e as de namorados ou amigas! É um hábito feio, não higiénico, invasivo e irritante. Prefiro passar três dias com uma borbulha na cara do que seis porque a espremi e com isso deixei marca - já para não falar do risco de deixar marcas mais longas. Com os outros passa-se o mesmo, sendo que eu não gosto (nem admito) que alguém me retire as borbulhas no rosto, pelo que deixarei de insistir com o namorado para fazer isso com os pontos negros dele. É nojento, admito, mas difícil de controlar. Ao procurar fotografias para ilustrar este ponto encontrei muitas coisas nojentas mas, ai!, se as pudesse espremer... Isto no fundo é um ponto dois-em-um, porque me comprometo a ter mais cuidado com o meu aspecto e com a minha pele e também a ser uma pessoa melhor, abandonando de vez este hábito irritante e mal educado.

10. Não me esquecer de esfoliar e hidratar as pernas e pés


As minhas pernas e pés estão longe de ser bonitos. Isso faz com que os esconda o ano inteiro, na melhor das hipóteses debaixo de uma saia comprida. Além de ter aí uma pele seca e má circulação sanguínea (que causa pêlos encravados), ainda as deixo apertadas em calças e longe de qualquer exposição solar o ano inteiro. Admito, não as trato bem. Tenho imensa preguiça de esfoliar as pernas no duche apesar de ter vários esfoliantes e luvas para isso. Até passar um gel de duche no corpo com a ajuda de uma esponja me parece trabalho a mais... Além disso, também me dá preguiça de as hidratar todas as noites, deixando isso apenas para dias em que tomo banhos mais demorados e lavo o cabelo. Podia resumir tudo e dizer que quero deixar de ser preguiçosa mas para soar mais bonitinho digo que me vou comprometer a ter mais cuidado com o meu corpo, da mesma forma que tenho com o meu rosto.

E vocês? Fizeram resoluções de ano novo? Querem partilhar alguma?

6 comments:

  1. A minha maior resolução de ano novo é dedicar-me aos estudos e áqueles que amo! E perder peso! :D

    ReplyDelete
  2. No ponto em que falaste do exercício físico, o que eu faço para manter a forma não é ir para ginásios, aliás nunca pus os meus pés em nenhum mas não quer dizer que daqui a uns aninhos não vá, mas por agora faço em casa e para mim é mais prático e é o suficiente.

    Praticar um desporto é a melhor forma de fazer exercício, pois estamos a treinar o corpo e a divertirmo-nos ao mesmo tempo, portanto é sempre uma forma de ter o corpo em forma de uma maneira mais descontraída e distraída. Eu fiz natação durante anos quando era mais nova mas depois tive que desistir por causa das otites, mas para mim é o desporto mais completo que há e adoro!

    Em casa tento fazer 2 a 3 vezes por semana 2/3h de exercício cada, e para isso uso um stepper (não é caro, o meu foi 40 e é óptimo) para treinar as pernas e glúteos e tento fazer entre 4 a 7 mil passos cada vez que o uso porque se não também não rende o esforço e o tempo perdido.

    Para manter os braços tonificados uso uns halteres de espuma com 2kg cada e para mim é o suficiente porque quero apenas tonificar os braços e costas e não ficar musculada nessa zona e não foram nada caros, comprei-os por menos de 15 na Decathlon, mas aconselho a quem começar a utilizar halteres que use os de 1kg primeiro e mais tarde passe para os de 2kg (mas sempre os de espuma). É óptimo este exercício pois ganha-se muito mais força e resistência nos braços.

    Não faço abdominais porque não os sei fazer e não tenho paciência mas quero muito comprar um aparelho de ginástica que se chama AB Circle Pro e que pelo que ouvi falar é óptimo e um bom investimento.

    Depois para completar deve-se sempre fazer umas caminhas, corridas na rua e andar de bicicleta de vez em quando e claro a tudo isso aliar uma alimentação saudável e beber muita água, eu como de tudo o que quero mas com moderação e não me privo de nada quando quero e bem me apetece!

    Existem muitos vídeos e dicas na Internet hoje em dia para se fazerem exercícios, eu de vez em quando faço alguns e gosto de fazer exercício em casa porque posso fazê-los enquanto vejo um programa ou oiço música, essas são as duas únicas maneiras de conseguir fazer exercício, senão aborreço-me!

    Espero que tenhas gostado das minhas dicas, deixe-me levar e escrevi um comentário enorme, mas isto foi para te mostrar que não é difícil estar em forma e nem é muito dispendioso, basta termos 2 ou 3 aparelhos de ginástica como um stepper ou uma bicicleta de ginástica, halteres e uma bola de fitness e seguir-mos dicas e vídeos na Internet para termos o corpo em forma :) Ao inicio custa, mas depois vemos os benefícios! Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Gostei especialmente da parte em que falas num novo corte de cabelo, porque me identifiquei contigo! :)

    Na verdade, durante anos usei risca ao lado e um corte mais ou menos recto. Era um visual bastante chato e sem graça, por isso, um dia aventurei-me e pedi à minha cabeleireira que me fizesse uma franja lateral e me escalasse um pouco o cabelo.

    Gostei imenso do resultado! Peguei e não queria mais largar. E acabei por entrar de novo na zona de conforto, como lhe chamaste.

    No entanto, há cerca de um ano decidi voltar a arriscar e fiz franjinhas rectas com corte a condizer também totalmente recto. Custou um bocadinho a habituar-me porque fiquei mesmo diferente, mas acabei por gostar bastante!

    Entretanto a franja crescia, eu aparava-a... Acabei por me cansar e agora estou a deixar crescer o cabelo para planear algo diferente.

    Contudo, sou suspeita! Ao comprimento não consigo mesmo cortar!! Portanto, é dentro disto que tento variar :)

    Claro que nem sempre gostamos do resultado ou custa-nos mais a habituarmo-nos, mas se correr mal, tens sempre a hipótese de o prender - com elásticos, bandoletes, lenços, ganchinhos, molinhas - há mil opções para variares, enquanto te vais habituando ao novo visual!

    Espero ter ajudado :)
    Beijinho!

    ReplyDelete
  4. Revejo-me em tanta coisa :D
    E também concordo que a data para passarmos a fazer algo podemos ser nós a definir... Durante 2011 já consegui deixar de esperemer borbulhas e posso dizer q a minha pele passou a ficar com muito melhor as aspecto. Quando aparece uma, uso produtos secantes, como o tea trea oil ou o "concentrado activo contra imperfeições" da normaderm, vichy. Em último caso, ponho corrector de olheiras por cima :) E em relação a isso também gostava de encontrar o produto ideal. De momento uso um que saiu há pouco da Sephora, com o sistema pincel q se roda e sai o produto. Estou satisfeita, mas por vezes tenho a sensação que me seca muito a pele. Vou sonhando com um da Cargo ou o touche éclat da yves saint laurent, que são bastante bem falados, mas o preço não é para a minha bolsa :(

    Também preciso de dormir mais e/ou melhor e de retomar o exercício físico. Já frequentei ginásios, mas sempre preferi fazer por conta própria, com uns pesos em casas e umas corridas ou caminhadas na rua. O inverno não ajuda, mas espero que quando o frio diminuir ganhe o gosto novamente e não me entregue tanto à preguiça como este ano.

    De resto, também preciso de ser mais discilplinada com unhas e exfoliação! Dá muita preguiça...ainda que com o hidratar as pernas eu até seja mais disciplinada! Finalmente, em relação a remover a maquilhagem, tb me custa muitas vezes chegar tarde e abrir torneiras, até mais pelo barulho; então, quando acho q é mesmo impossível, a melhor solução que encontrei foi usar toalhitas, assim mesmo a desesperar por cair na cama, posso dizer que nunca dormi maquilhada :) (não uso todos os dias, só ao fim de semana).

    Beijinhos e um óptimo 2012!
    Joana

    ReplyDelete
  5. Recomendo antes de experimentar o corretor Bobbi Brown, que é caro, tentar o Salmon Concealer da Skinfood, tem por 20 dólares no ebay!
    Sobre pós finalizadores eu tbm custei a achar um, mas agora achei o Primed Poreless Powder da Too faced, estou gostando bastante.
    beijoss
    Antonia

    ReplyDelete
  6. praticamente tudo q tu dissest.

    fazer exercicio, tirar maquilhagem, adeus refrigerantes, dedicar-me aos estudos. O cabelo ja tratei... :P

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...