Wednesday, December 7, 2011

Leitura obrigatória: publicidade paga vs. falsas resenhas imparciais

O que me motivou a fazer este post foi a resposta que algumas raparigas deram à pergunta "O que queres receber este Natal?" que fiz como uma das entradas para o passatempo que estou a organizar. Uma das respostas mais frequentes, se não a mais frequente, é "um kit de pincéis/pincel da Sigma". Daí perguntei-me: o que leva tanta gente a desejar os pincéis desta marca em específico? Tendo em conta o número de maus pincéis da marca que eu já comprei ao engano, não pode ser pela qualidade pois ela não existe em todos os produtos. Também não pode dever-se ao preço elevado porque o que não faltam são marcas com pincéis caros, que as fazem entram na categoria de desejo, e de boa qualidade. O que seria então? A publicidade constante à Sigma, claro.

Não vou fingir ser imparcial. Já fui afiliada da Sigma e deixei de ser por este motivo que aqui indiquei. Tive entretanto um problema de censura no perfil do facebook e até hoje já enviei três emails (todos para dois endereços diferentes) a pedir uma justificação, escritos em duas línguas!, sendo que como resposta só obtive silêncio. Se já é grave uma marca censurar as suas clientes, mais grave ainda é que isso seja feito por uma marca que só tem boa fama graças às bloggers de beleza e às redes sociais. Mantenho a minha posição: nenhuma marca que censure os clientes e os ignore merece o meu respeito, irei boicotar a Sigma enquanto conseguir! Digo isto porque não quero esconder a má imagem que tenho da marca mas este post não se deve apenas a isso.

De todos os pincéis da Sigma que tenho (sensivelmente uns dez) só dois valeram o dinheiro gasto neles. Na altura em que fiz a resenha do E40, por exemplo, achava que era um bom pincel - não percebia tanto de maquiagem como percebo hoje e não conhecia os pincéis de outras marcas. Agora percebo que aquele não é um bom pincel de esfumar sombras porque não cumpre uma qualidade essencial: manter a forma à medida que o tempo passa. Mas comprei-o, tal como comprei uma série de pincéis da Sigma de uma só vez, sem conhecer outras marcas, porque me deixei levar pela boa publicidade constante. E sim, sinto que fui enganada por tantas bloggers que tecem longos elogios a produtos de qualidade média. E sim, sinto que ajudei a enganar algumas pessoas quando fiz uma resenha de um produto sem conhecer equivalentes de outras marcas.

E foi assim que cheguei a este post da Renata. A Renata é uma blogger brasileira que tem uma qualidade que eu estimo imenso: é uma mulher crítica. É uma mulher que diz o que pensa e que não lambe os pés das marcas só porque elas se oferecem para lhe enviar meia dúzia de produtos grátis. A Renata é inteligente e sabe que uma resenha positiva a um produto da marca B resulta em muitas vendas e que por isso a marca não tem qualquer tipo de despesa ao ceder  meia dúzia de produtos grátis. Sabe também que por cada blogger entusiasmada com um produto de graça há uma marca a lucrar muito dinheiro com isso. Isso não significa que as parcerias sejam algo de negativo, eu própria mantenho parcerias com marcas de beleza, quer apenas dizer que uma parceria que seja escondida do leitor ou que dê origem a resenhas desonestas resulta apenas numa marca com os bolsos muito mais recheados, uma blogger estúpida e iludida com um produto de graça e uma série de leitores de blogs de beleza que gastaram o seu dinheiro em vão e foram enganados. Eu assino por baixo de tudo aquilo que a Renata diz. E tal como ela, não quero ofender ninguém. Leio blogs de mulheres portuguesas, brasileiras e outros tantos escritos em língua inglesa - não me refiro a ninguém em particular mas percebo (e não sou a única) que muitos posts não são honestos. E não quero com isto dizer que a blogger A ou a blogger B são desonestas, quero dizer que há muitas mulheres iludidas e entusiasmadas com a ideia de receberem meia dúzia de produtos de graça sem perceberem que estão a ser usadas para garantir muito lucro a uma empresa e que com isso acabam, a longo prazo, por retirar a confiança que as leitoras têm nos blogs de beleza.

Eu gosto muito das parcerias que tenho com a Body Shop e o Boticário. Elas permitem-me ter acesso a produtos que não poderia comprar com o meu dinheiro simplesmente porque ele não estica. E gosto do facto de nunca, em momento algum, alguma delas me ter dado sequer uma dica indirecta sobre resenhas elogiosas. E ainda bem, no dia em que isso acontecer farei todos os possíveis para espalhar isso aos quatro ventos. Mas não me engano: as parcerias com estas duas marcas são mais vantajosas para elas do que para mim. E é por isso que não me mato a correr atrás das marcas: a minha dignidade não se vende e não ando a correr atrás da empresa X para poder elogiar falsamente os seus produtos e com isso lhes dar lucro enquanto eu recebo... nada!

E é por isso que fiz este post. Porque estou farta de ler resenhas positivas a produtos de qualidade média (allô Sigma!) e estou farta de ver elogios a marcas que não têm o menor respeito pelo cliente (allô Sigma!!). E também não gosto de ver leitoras enganadas, até porque eu também já gastei o meu dinheiro em vão graças a posts extremamente elogiosos sobre produtos de baixa qualidade. E por maior confiança que eu tenha na minha honestidade e na minha palavra volto a dizer: qualquer pessoa que procure nos blogs de beleza resenhas a um produto que pensa vir a comprar, procure ler sempre o maior número de blogs que for possível! Não se fiem na palavra de uma blogger, por mais honesta que ela for e por melhores que forem as suas resenhas; além do factor honestidade, há o factor experiência pessoal, e essa também pode variar de pessoa para pessoa.

7 comments:

  1. Na minha opinião, a Sigma tem bons e maus pincéis. Gosto muito dos Sigmax e utilizo-os todos os dias, mas tenho noção que há alguns pincéis que não têm grande qualidade. No entanto, o que eu faço sempre no meu blog é dar a minha opinião sincera! Acho que, acima de tudo, é isso que importa. Mas tenho noção que há por aí muitas "lambe-botas"! Não haja dúvida.

    E fiquei realmente estupefacta com o que a Sigma te fez. É uma desilusão, é verdade. E não terem sequer a dignidade de te responder... É muito mau!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  2. Confirma-se, pois eu também adquiri um kit de pincéis da Sigma e a verdade é que foi uma desilusão em alguns pincéis... Mas felizmente, já começam a aparecer algumas bloggers e youtubers a dizerem a verdade, porque a minha compra foi um acto de ilusão provocada mesmo pela boa publicidade em relação à marca. Sim tem pincéis bons, mas não todos... e há que admitir.

    Quanto a essa situação que te aconteceu, acompanhei desde o início e acho mesmo vergonhoso nem te darem uma resposta. Para mim, a Sigma desceu (mais ainda) alguns pontos na minha consideração.


    ***

    ReplyDelete
  3. Eu não posso falar muito, pois se fiz 1 revisão da sigma em mais de 1ano de blog foi muito, mas tenho alguns (poucos) pincéis da marca e os que tenho cumprem a sua função.

    Outros produtos nunca os experimentei e só ouço falar bem é um facto.

    Como bloggers cada uma deve ter consciência daquilo que diz e porque o diz, se o faz só para agradar à marca sem dar a opinião sincera é mau, mas com o tempo acho que essas pessoas percebem que o caminho não é por aí e nada ganham.

    Em relação ao que te fizeram, já é normal, não és a primeira.. Também já questionei a Sigma em duas ocasiões por situações diferentes e nunca recebi resposta. Má politica da marca talvez por isso não fale tanto dela, se fosse mais bem tratada se calhar abordava no blog mais vezes.

    Beijinho*

    ReplyDelete
  4. Olá,
    Eu ia dizer... mas li o comentário da Ana Rita e se ela não se importar faço das suas palavras as minhas. Concordo a 100% com tudo o que disse.
    XOXO

    ReplyDelete
  5. Fui ler também o post da Renata, concordo amplamente com o que as duas dizem... Apesar de nunca ter experimentado Sigma, também nunca me senti atraída para isso... Vejo tanta boa opinião que desconfio... É que nada agrada a todos...

    Bem, beijinhos e não te enerves** :D

    ReplyDelete
  6. A Sigma instaurou um modelo de parceria que é vergonhoso. Não o modelo em si, com afiliação e links patrocinados - que eu não concordo, mas pode-se discutir. Mas a maneira que ela se relaciona e como ela incentiva as resenhas que são favoráveis e mentirosas.

    Os pincéis não são melhores que os da MAC. Embora muitas "gurus" falem isso - e as que falam obviamente são as garota-propagandas da marca, as que não têm o menor pudor em mentir deslavadamente e em colocar descaradamente o seu linkzinho afiliado nos posts.

    beijos

    Renata

    ReplyDelete
  7. Eu fiquei a saber dessas coisas da sigma foi através do teu blog, porque senão ainda hoje pensava que a sigma fosse a mais honesta marca de pincéis que anda por aí. Agora que já sei disso tudo estou um pouco arrependida de já ter encomendado o meu travel kit, a verdade é que com certeza vou me desiludir como muitas de vocês, antes de eu encomendar procurei muitas reviews mesmo e todas só falavam bem, agora fiz os meus pais gastarem dinheiro com um kit da sigma que só metade dos pincéis vão ter qualidade... Sinto-me culpada pois queria muito esses pincéis, e meus pais gastaram dinheiro para eu ficar satisfeita só com metade dos pincéis! -.- é mesmo muito mau essa situação, e também o facto de eles não te responderem só mostra que eles não querem tirar a cabeça da areia...

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...