Saturday, June 25, 2011

Despedida por ser feia

São várias as ocasiões em que me questiono sobre onde se traça o limite nisto da beleza. Até onde posso afirmar que ter um blog sobre maquiagem e produtos de beleza é um passatempo e uma forma de alguém que aplica todos os dias a sua maquiagem com um sorriso no rosto tem de partilhar esse gosto com o mundo, e não uma forma de alimentar uma indústria que é realmente fútil e que ganha com o facto de as mulheres terem baixa auto-estima e sentirem que nunca serão suficientemente bonitas?
Não será só aí, e será certamente bem antes, mas creio que o limite também se traça em notícias como esta. Uma empregada da Prada em Hong Kong foi despedida por ser "feia" e não ter uma "imagem Prada". Saiu também recentemente uma notícia que nos dizia que as mulheres que "cuidam da imagem" (ou seja, que se maquiam) têm mais facilidade em arranjar e serem bem sucedidas no emprego. A verdade é que li vários comentários à notícia, inclusive quem achasse que uma mulher que não se maquiasse não tinha cuidado consigo mesma e que com isso mostrava que não ia ser cuidadosa com o trabalho e que se não tinha cuidado consigo mesma à partida não tinha cuidados de higiene. 
Em primeiro lugar, não acho que a maquiagem tenha que ser usada por todas as mulheres. Eu gosto de me maquiar e realmente acho que fico com melhor aspecto se me maquiar mas para mim é sobretudo um passatempo, não acho que seja uma necessidade ou que deva ser feito por quem não lhe dá importância. Ter uma base não é uma necessidade e não é um cuidado de higiene, muito menos nos diz que a pessoa que não a usa não se lava regularmente. Se isso já me parece absurdo ainda mais absurdo me parece a ideia de que quem se maquia não é bom profissional. É preciso lembrar que a maquiagem que temos na cara nada diz sobre as nossas capacidades intelectuais?
Em segundo lugar, compreendo que o aspecto visual é a primeira coisa que notamos em alguém e que ele é importante. É aqui que se traça a diferença entre o que é socialmente considerado um bom aspecto (higiene cuidada, roupa limpa e em bom estado) e aquilo que é secundário e que tem mais a ver com a vaidade (que não é necessariamente negativa) e com outro tipo de cuidados estéticos (como a maquiagem). Se um banho tomado e um cabelo penteado são importantes para fazer uma venda, por exemplo, já não acho que a sombra nos nossos olhos ou a sorte genética de termos nascido bonitas deva ser critério na maior parte dos empregos.
Em terceiro lugar, é preciso lembrar que as mulheres competem no mercado de trabalho juntamente com homens. Alguém espera que um homem se maquie para um emprego, que tente pôr-se mais bonito do que é naturalmente para conseguir arranjar e manter um emprego? Claro que não mas isso é esperado para as mulheres. As mulheres precisam de um bom currículo, boas capacidades, boa apresentação e um aspecto bonito para arranjar o mesmo emprego que um homem. Só o facto de isso ser notícia torna óbvio que existe uma discriminação na sociedade.
O que também já li muito foram comentários sobre modelos com celulite e uma mulher famosa qualquer que agora está muito mais gorda. É normal e até positivo que se mostrem pessoas famosas que, sem maquiagem, têm um ar tão normal como nós e que se deixe claro que o padrão de beleza não é real. O que já não é normal é que se fale de forma agressiva e má desses defeitos nelas, como se fosse um crime ter celulite ou estrias e a maior parte de nós não as tivesse. Uma coisa é deixar claro que aquelas mulheres são, ao natural, imperfeitas como nós e que por isso não nos devemos obcecar com uma beleza que não existe, outra é alimentar a ideia que ter celulite ou ter olheiras e borbulhas é horrível, é um crime e que nenhuma mulher as deve ter. Lamento mas não acho vergonhoso ter estrias, não acho que engordar deva ser visto como um acidente na carreira, não acho que ter pêlos seja sinal de falta de higiene (e há quem recorra a anestesiantes locais para depilar as virilhas!) e não acho que a falta de beleza seja sequer um motivo aceitável para despedir alguém! Por mais incoerente que isso pareça, este blog de beleza é feminista.

4 comments:

  1. Bem eu não me maquilho todos os dias, primeiro porque não tenho paciência e segundo porque por exemplo agora no Verão não gosto e prefiro andar com a pele sem maquilhagem, apenas coloco hidratante e protector solar. Não me preocupe exageradamente em maquilhar-me. Também não me condeno por ter estrias e celulite, tenho e pronto. Se me considero feia por isso? Não, claro que não, sou humana, sou assim, cuido-me e adoro-me... Acho ridículo porem a beleza acima de todos os outros valores...

    ReplyDelete
  2. Infelizmente este tipo de noticia é cada dia mais vulgar.
    Eu sou viciada em maquilhagem, e por enquanto estou a terminar a universidade, e posso dizer que são raras as vezes que ia maquilhada para as aulas porque sou muito dorminhoca e levanto-me já tarde demais para isso. É uma pena este tipo de coisas..

    ReplyDelete
  3. Eu não acho contraditório não, também tenho um blog de maquiagem e me considero feminista :)
    Também acho que maquiagem não é uma necessidade, é apenas pra quem gosta, tem que ser divertido e não um sofrimento.
    As mulheres são muito mais cobradas quanto a aparência, no trabalho e na vida em geral, então elas são as que mais sofrem quando chegamos num nível de capitalismo em que corpo e marca se fundem; a vendedora da prada precisa ter a imagem da prada... e os publicitários chamam isso de "conceito"..
    Beijoss
    Antonia
    http://makesporciaobella.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Concordo contigo a 100%.
    Como alguns comentários disseram.. se achavam que ela era "feia", porque a contrataram então para lhe dizer isso só passado uns tempos? Acho que há qualquer coisa mal contada, mas pronto..
    O problema da maquilhagem é quando deixa de ser um gozo pessoal para passar a ser algo obrigatório e sem o qual a pessoa não se sinta bem.
    Eu costumo maquilhar-me, ultimamente só em saídas à noite.. mas também passo muito bem sem isso.
    ***

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...