Monday, February 14, 2011

Os vernizes estão a destruir as minhas unhas

TAN, TAN, TAN-TAN!...

Nada como um título sensacionalista para chamar a vossa atenção, não é?
O título é exagerado mas não é falso. Comecei a usar vernizes regularmente em Junho do mês passado. Antes pintava as unhas uma vez por mês e o verniz durava uns quatro dias. Assim que começava a lascar tirava-o, nunca gostei de andar com unhas lascadas. Acho que as unhas com ou sem verniz são igualmente bonitas mas a fase intermédia parece-me desmazelo. Dou-me ao trabalho de pintar as unhas mas não me dou ao trabalho de as limpar quando o verniz começa a lascar, é a imagem que transparece.
Dito isto, nunca tive grandes problemas com as unhas. Não partiam e não descascavam, apesar de usar sempre acetona e de só ter descoberto a base de verniz no Verão passado. Entretanto, a paixão pelos vernizes começou a crescer, tal como a minha colecção, e comecei a pintar as unhas regularmente. Desde o mês de Junho de 2010 que não devo ter ficado mais do que cinco dias sem verniz nas unhas. Costumo pintar as unhas duas vezes por semana: troco de verniz ou porque detestei a cor quando seca, quer por ter ficado com marcas do lençol durante a noite ou simplesmente porque começou a lascar. Ainda assim, tenho o cuidado de não usar acetona e de aplicar sempre uma base.
Não era ingénua e sabia que o uso contínuo de verniz acabaria por ter algum tipo de resultado. As minhas unhas começaram a ficar amareladas. Nascem com a cor normal mas à medida que vão crescendo, e levando com quantidades regulares de verniz por cima, amarelecem. Nada que me incomode por aí além visto que tenho sempre as unhas pintadas. No entanto, desde que tive este acidente horrível que as minhas unhas não voltaram a ser o que eram. As minhas unhas nunca se tinham partido, muito menos rasgado! Desde então, esta unha começou a crescer bastante devagar e as suas pontas começaram a lascar ou a escamar, melhor dizendo. Refiro-me à unha e não ao verniz. A unha divide-se em camadas e elas não se mantêm unidas, começam a separar-se, acabando por ter a camada superior totalmente separada da outra, quase como se fosse uma capa. Pensei que o problema iria passar à medida que a unha crescesse e eu fosse cortando a parte afectada. Mas tal não aconteceu. O problema manteve-se nessa unha ao longo dos meses. Depois, começou a surgir noutra unha. E depois noutra. Comecei a ter mais cuidado, mantendo-as curtas. Como há quem diga que as limas enfraquecem as unhas, usava um corta unhas e depois a lima apenas para lhes dar forma. Comecei também a usar um endurecedor. O problema persistiu, apesar dos cuidados. 
Ontem admiti finalmente o problema. Olhei para as mãos e tinha quatro unhas com pontas escamadas. Duas dessas unhas estavam lascadas em ambos os lados, quer nas pontas da esquerda, quer nas da direita. Além de saber que não é algo natural, que não é suposto ter as unhas neste estado, também percebi que não valia a pena estar a aplicar verniz pois as pontas escamadas das unhas acabavam por lascar o verniz, reduzindo imenso a duração do mesmo. Decidi, por isso, ficar duas semanas com as unhas nuas. Vai custar, pois tenho uma série de cores à minha espera. Não se preocupem, que tenho posts agendados e por isso a coluna semanal sobre verniz irá manter-se.
Mas preocupa-me esta situação. Espero que se deva apenas à aplicação excessiva e regular de verniz. Já vos aconteceu algo semelhante? Sabem o que causa isto?

12 comments:

  1. No sábado admiti também a dura realidade... Ainda tenho o verniz, mas na sexta já vai sair e depois vai ser uns tempos sem eles..

    A manicure disse-me logo que estava a matar as minhas unhas.

    Tenho mesmo que fazer descanso. A verdade é que não o fazia à imenso tempo era tal e qual a ti..

    Mas tem de ser :( :( :(

    ****

    ReplyDelete
  2. Também estive com as unhas assim algum tempo, durante uns 2 meses. Descobri que o problema era mesmo da acetona, que enfraquecia as unhas. E só usava endurecedor e uma acetona de qualidade, nada mais.

    Boa sorte :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Olá!
    Também já me aconteceu o mesmo. E por causa disso tive vários meses sem verniz nas unhas, para ver se passava. Já passou, mas sinceramente não sei o que causa. Talvez seja mesmo por se estar sempre a pintar as unhas. Digo isto porque tal como aconteceu contigo, comigo as unhas começaram a descamar quando comecei a pinta-las com mais frequência. Beijinho

    ReplyDelete
  4. Tenho também 4 unhas assim. Mas não se deve apenas ao verniz. Na verdade, começou há anos e não foi devido ao verniz. Fui ao médico, tomei vitaminas, mas é um problema também com a fixação da vitamina D pelo que nesta altura acontece sempre isto. No Verão tenho unhas lindas, agora não... Mas é claro que quanto mais verniz aplico, pior é. Conclusão: unhas curtinhas e sem verniz ;)

    ReplyDelete
  5. tb tenho esse problema! fiz um post no meu blog e tudo onde até fotografei as minhas unhas horriveis.
    no meu caso não é do verniz porque eu raramente pinto as unhas...
    ando a fazer um tratamento de choque (tb falei já falei dele) à base de suplementos e da aplicação de uma coisa que se chama nailcare (à venda nas farmácias). já la vai 1 mes e meio e as coisas começam a melhorar, mas ainda não consegui ultrapassar completamente a parte de unha que descama porque elas crescem muito devagarinho...
    ouvi dizer que tb é da falta de sol, o sol ajuda a absorver a vitamina D ou lá que raio.
    enfim, a ver vamos se as coisas melhoram! =)
    boa sorte*
    ana

    ReplyDelete
  6. Também estou com esse problema :/
    Tenho 2 ou 3 unhas a descamar nas pontas e está cada vez pior.
    Já uso vernizes regularmente há vários meses e só ultimamente este problema surgiu.
    Decidi ficar cerca de um mês sem pintar as unhas, mas depois começam a crescer e fico tentada a pinta-las :)
    Mas penso que a solução esteja em controlar as pinturas, dar descanso às unhas, tomar vitaminas, hidratar bastante... enfim :)
    beijo

    ReplyDelete
  7. Espero que melhore rapidamente. E que realmente nao seja apenas de pintar as unhas, que comeco a preocupar-me.
    Mas este tópico bem como alguns dos comentários ajudaram imenso a estar alerta.
    Beijinhos**http://tent-of-randomness.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Estou a ver que o problema é geral... a base de verniz deve de ser de boa qualidade (costumo utilizar da Mavala ou da Ecrinal, o preço pode ser um pouco elevado mas vale bem a pena) e um suplemento fortificante deve ser feito pelo menos duas vezes por ano, uma na primavera e outra no outono. O meu preferido é o Ecophane em pó. Estes passos a mim ajudam-me imenso quando ando com as unhas mais fraquinhas.

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  9. Devo dizer-vos que as minhas unhas já andam assim há anos.. E GARANTO que nada tem a ver com verniz... Não pintava as minhas unhas e ela já estavam assim... Agora uso um produto da Sally Hansen e a coisa parece estar no caminho certo :)

    ReplyDelete
  10. Tens que deixar as unhas descansarem, e também podes usar uma base fortificante com cálcio!

    ReplyDelete
  11. tb tenho assim mas acho que não é do uso do verniz. O que me parece é que édo uso da lima. Deixei a lima de lado e resultou muito mais do que a pausa do verniz.
    bj

    ReplyDelete
  12. tambem tenho esse problema
    e acho que não é do verniz ..elas já estavam assim antes de eu passar a usar tanto as unhas pintadas..agora todas as semanas tiro o verniz ,uso creme para cuticulas e um endurecedor da mavala e fico pelo menos 1 dia por semana sem nada nas unhas para as deixar "respirar"

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...