Thursday, December 2, 2010

CTT - uma relação de amor e ódio

Saiu recentemente uma notícia que dizia aquilo que qualquer pessoa que já tenha tido um trabalho precário já sabe: que a precariedade reduz a eficiência e a produtividade. É que sabermos que somos mal pagos e que a qualquer momento podemos ser despedidos com um simples aviso de "não renovação de contrato" não afecta só a simpatia dos funcionários para com os clientes, mas sobretudo a eficiência. Se eu estiver num trabalho precário preocupo-me menos com a eficiência e com o bom serviço.
Falo sobre isto porque nos últimos anos notei um grande decréscimo na qualidade da entrega de correio pelos CTT. Cresci habituada a carteiros que nos conheciam, que eram simpáticos, que criavam relações de proximidade com as pessoas, chegando até a saber a que vizinho entregar o correio registado quando não estávamos em casa. Agora nada disso acontece. As pessoas que entregam o correio nesta zona estão sempre a mudar e geralmente não se dão ao trabalho de tocar à nossa porta quando há correio registado, limitam-se a entregar o aviso onde lemos "não atendeu".
Acontece que eu vivo numa casa com várias pessoas e como temos horários muito diferentes, está sempre alguém casa, sobretudo de manhã, quando chega o correio. Pois no último ano não recebemos qualquer tipo de encomenda em casa. Nem sequer nos tocaram à porta. O que é bastante chato, pois temos de ir até aos correios levantá-la e estes, apesar de serem da zona, ficam a uns vinte minutos a pé de nossa casa, o que se torna pior quando recebemos encomendas pesadas. 
Eu até percebia esta situação na minha casa anterior. Compreendo que um carteiro não queira estar a subir escadas num bairro antigo grande e onde nenhum dos prédios (todos de cinco andares) tem elevador. Ainda por cima os correios ficavam na mesma rua, por isso não custava nada. Mas num prédio com dois elevadores? O que custa tocar à porta e subir um elevador?
Escrevo sobre isto porque na terça-feira de manhã chegou a minha encomenda da ELF. Estava na faculdade mas em casa estavam cinco pessoas que sabiam que estava à espera de correio. Ninguém tocou à porta. O mesmo aconteceu com as três encomendas que vieram cá para casa há duas semanas. Conclusão? Como ontem foi feriado e hoje estou ocupada das 8h às 17h, só posso ir levantar a encomenda na sexta-feira à tarde!

4 comments:

  1. Também já tinha dado conta disso, nao tocam à campainha coisa nenhuma, deixam um recadinho e é se queres...
    Já pensei em fazer reclamação, mas nem sei se vale a pena...

    ReplyDelete
  2. Olá...Estava a pesquisar sobre este assunto e porque hoje aconteceu-me exactamente o mesmo. O Sr. carteiro toca a campainha, a minha mãe já estava sobre aviso para a minha encomend ELF e para o espanto dela, que só teve tempo de ir calçar os chinelos, o homem pôs-se a andar, nem deixou recado nem nada. Agora estou preocupada. Podes por favor dizer-me como se procedeu contigo? deixaram algum aviso ou alguma notificação da encomenda? Obrigado desde já. Bjinhos

    ReplyDelete
  3. Flor, vale sempre a pena. É o que eu pretendo fazer amanhã. Na pior das hipóteses, contará estatisticamente.

    Sweetcita, tens a certeza que era o carteiro? Não poderá ser publicidade? Se assim for, sugiro que vás ao posto dos CTT da tua zona pedir informações, dando os dados da encomenda e a hora em que o carteiro passou por tua casa. É estranhissimo não deixarem o aviso. Comigo deixam sempre o típico postal vermelho e branco, onde escrevem a hora de tentativa de entrega e o "não atendeu" (que será também escrito no envelope ou na caixa). De qualquer modo, se dentro de X dias a encomenda não for levantada nos CTT, será reenviada ao remetente, e a ELF devolver-te-à o dinheiro.
    Beijinhos :)

    ReplyDelete
  4. Obrigadissimo linda pela disponibilidade e pela informação. a minha mãe garantiu-me que sim, disse que até nos deixou lá outra carta e tudo. a ver vamos. mais uma vez muito obrigado. Bjitos :)***

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...