Tuesday, October 12, 2010

Bom atendimento: a segunda coisa mais importante numa loja a seguir ao preço

Não, o post de hoje não é dedicado a La Palisse. Hoje venho falar de um assunto que me incomoda bastante sempre que entro numa loja de cosmética: as vendedoras!
É frequente não me conseguir sentir bem numa loja, não conseguir encontrar um local onde as empregadas sejam eficientes, educadas e atenciosas. Mentira, conheço um. Falarei dele no final do post.

Eu sei que as empregadas de lojas de centro comercial são muito mal pagas. São mal pagas, têm trabalhos temporários, têm de aturar chefes idiotas, com regras idiotas ("Não podes usar elásticos de cabelo coloridos: só preto ou castanho!", "Sorri, pode entrar alguém na loja" quando esta está vazia e que me era dito à exaustão até ter no rosto o sorriso mais falso possível, "Quando não estiveres a atender ninguém, põe os braços atrás das costas, nunca os deixes descaídos, que dá ar de desleixo" quando tu me pagares um salário decente podes dizer-me como pôr os braços!), têm de aturar clientes igualmente idiotas, com péssimas condições de trabalho e, convenhamos, trabalhar numa loja de centro comercial não é o sonho de ninguém. Mas também sei que se há alguém em quem devem descontar a sua frustração é no patrão, nos sindicatos, nas associações de trabalhadores precários. Em imensos sítios antes de descontarem no cliente. Por pior que isto soe, é graças ao cliente que têm aquele trabalho e mais vale ter um trabalho numa loja de centro comercial do que não ter trabalho nenhum. E se não tens paciência ou jeito para lidar com um cliente não aceites um emprego onde tenhas de o fazer. Se os clientes não gostam do atendimento duma loja específica, deixam de lá ir. Se os clientes deixam de lá ir, a existência daquele posto de trabalho deixa de fazer sentido.
Não há coisa mais embaraçosa do que estar numa loja, tentar pedir informações à empregada e ela ignorar-nos porque acha que não vamos comprar nada. Eu sei que pareço ser mais nova do que realmente sou, também sei que ando quase sempre de camisola/t-shirt e calças de ganga com sapatilhas e, para compor ainda melhor a fatiota, costumo ir às comprar antes ou depois das aulas (ou seja, ando com dossier e livros nas mãos) mas não é por não parecer uma mulher adulta e trabalhadora que eu deixo de ser uma consumidora. Já perdi a conta ao número de vezes em que tentei chamar uma empregada para me dar algum tipo de informação e ela me ignorou descaradamente para depois ir dar atenção a uma mulher mais velha que tinha entrado na loja depois de mim ou que nem sequer a tinha chamado. Também não percebo porque é que se recusam a dar-nos informações detalhadas sobre produtos. Eu vou experimentar as coisas antes de as comprar. Sim, vou pôr um pouco de base para ver se a quero. Sim, vou pedir-vos testers novos se estes já tiverem terminado. Não sou chata, sou uma cliente que quer saber o que está a comprar.
E se não gosto de ser sufocada por uma empregada que se cola a mim sem dizer uma palavra desde o momento em que entro até ao momento em que saio (acham que não sei que têm medo que roube algo?), também não gosto de entrar numa loja pequena e vazia e nem ser cumprimentada pela empregada que está super ocupada a maquilhar-se. Por falar em lojas pequenas e vazias, também não gosto de entrar em lojas onde sou a única cliente e há quatro empregadas que estão a falar aos gritos e a rirem-se às gargalhadas enquanto tento ver algo. Será que nunca lhes ocorreu que a cliente se pode sentir incomodada, que pode pensar que é ela o alvo daquela risota e que uma cliente que não se sinta bem na loja além de não ir consumir nada também não vai lá voltar? Isto para não falar naquelas que são mesmo mal educadas: certo dia chamei uma empregada para me explicar a diferença entre "isto" (uma base líquida) e "isto" (uma base compacta). Era muito nova disto da maquilhagem e não sabia nada. Queria perceber qual a diferença no que toca à cobertura, a duração, o modo de aplicação, tudo dúvidas que nós já tivemos em algum momento, e pensei que faria sentido colocá-las numa loja de produtos de maquilhagem. A resposta da empregada? Olhou-me de cima a baixo e disse "Ora, uma é líquida e outra é em pó!" e virou-me as costas enquanto se ria, possivelmente da "patetice" da minha pergunta. É preciso dizer que nunca mais voltei a pôr os pés na loja enquanto essa senhora lá trabalhava? Em alturas destas penso sempre em pedir o livro de reclamações mas ele não serve para reclamarmos da má qualidade do atendimento. Mas devia haver um assim. Um livro "Esta vossa empregada é uma besta quadrada e se forem espertos despedem-a em três tempos" de reclamações. Bolas, serei a única que tem imensas experiências negativas? Claro que as positivas são muitas mais, mas são demasiados maus contactos para deixar de pensar nisso.

Claro que existem muitas empregadas simpáticas. E a maioria é pelo menos eficiente. E é aqui que entra a loja de que falei no início do post: a MAC do centro comercial Colombo. A loja é pequeníssima e entrei lá pela primeira vez a um sábado com várias clientes lá dentro. Ainda assim, uma das três empregadas veio cumprimentar-me e oferecer ajuda. Sem nos dar imensa atenção, conseguiu atender bem duas clientes ao mesmo tempo. Ia à procura de uma base e ela mostrou-me várias, aplicando-as no meu rosto (uau, uma empregada que percebe que eu quero ver como é que os produtos me ficam antes de os comprar!). Quero comprar um blush e não sei bem qual? Pois bem, a empregada aplica um blush diferente em cada uma das nossas bochechas e ficamos a saber. Um pó compacto? A mesma coisa! Ver uma empregada a dar uma atenção tão minuciosa a uma cliente enquanto nós ficamos ali especadas a olhar pode ser irritante (eu mesma já desisti e fui dar uma volta a outro sítio numa ocasião) mas sabermos que a funcionária nos vai dar o mesmo tipo de atenção faz com que a espera valha a pena. Nenhuma das empregadas é simpática mas são todas eficientes, e é isso que eu quero. Claro que existem muitas outras marcas com empregadas simpáticas, não quero dizer o contrário. Quero apenas dizer que o tipo de tratamento que encontrei nesta loja que mencionei, infelizmente, nunca encontrei noutro lado.
Não me sufoquem, não me ignorem e percebam que eu quero conhecer os produtos. Será que é pedir muito?

5 comments:

  1. Concordo, empregadas educadas e eficientes procuram-se.

    Já não se contam pelas mãos as vezes que saí de uma loja porque a empregada era mal-educada. Por vezes já tinha artigos escolhidos nas mãos e deixei-os para trás e vim-me embora...

    ReplyDelete
  2. Eu faço o mesmo. O meu namorado diz que não vale de nada porque não vai ser a minha compra que fará a diferença para a marca e um empregado que tenha uma má atitude geralmente está-se a marimbar para a marca que está a representar, e creio que ele tem razão. Mas como usar o livro de reclamações de um estabelecimento comercial para me queixar do empregado de nada vale, resta-me falar com o responsável de loja, coisa que nunca fiz, admito :x

    ReplyDelete
  3. E está tudo dito. Quando se trata do contrário, do bom atendimento, já tenho visto casas com livros de simpatia. E tenho tanto gosto em preenchê-los :)

    Olha, dessa MAC não guardo boas recordações. E podia encaixar em tudo o que disseste durante o post, para mim. Isto para não falar no nojinho do batons empoeirados, papéis sujos à solta pelas bancadas... Aconteceu comigo e foi o suficiente para não voltar lá :(

    Incrível como podemos ter opiniões completamente diferentes das mesmas lojas! Já a Flor lá de cima se queixa de outra loja no mesmo centro comercial e que eu adoro...


    Beijinho

    ReplyDelete
  4. Subscrevo tudo o que disseste, excepto a ultima parte. A MAC do Colombo é das lojas com que tenho mais experiencias negativas.
    Na maior parte das vezes, acho que o desprezo e a antipatia das empregadas para comigo se deve ao facto, de como tu, parecer muito mais nova e, como tal, não vou comprar nada.
    ***

    ReplyDelete
  5. Tenho exactamente a mesma opinião detesto ser sufocada por funcionárias que nem nos deixam ver os produtos já estão à espera que compremos os produtos.... mas também detesto aquelas funcionárias que não nos ajudam que nem sabem a funcionalidade de cada produto ou então que acham que não temos dinheiro para comprar os produtos... enfim... e tal como todos os cliente deixo mesmo de ir a determinada loja porque fui mal atendida pelos funcionários...

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...