Saturday, November 26, 2011

Sombra Satin Taupe da MAC


A Satin Taupe foi uma das primeiras sombras da MAC que comprei. Tinha-me cansado das sombras de olhos em paletas, quis desfazer-me delas e compras sombras unitárias aos poucos de forma a construir a minha colecção e ir comprando à medida que podia, necessitava e de maneira a ter mais variedade dos tons que mais uso e não ter cinco tons diferentes de rosa que nunca vou usar. Esta altura coincidiu com o momento em que me comecei a interessar mais por sombras, por tons diferentes, por técnicas de aplicação e comecei a usá-las regularmente. 
A Satin Taupe foi comprada pelo hype. Li sempre maravilhas sobre ela e como não tinha nada semelhante decidi comprar e experimentar. Como faz parte da linha permanente não foi difícil encontrá-la nas lojas.


As sombras da MAC vêm sempre na embalagem comum de sombras unitárias e na parte de baixo encontram-se informações sobre o produto (lote, etc), sendo que a mais importante é o acabamento. Estas embalagens podem ser usadas no programa de reciclagem Back 2 Mac, na qual recebem um batom da linha permanente da entrega de seis embalagens vazias de sombras, batons, blushes, bases, etc. Os produtos que entram no programa de reciclagem têm-no escrito numa das abas de abertura da embalagem de cartão. Eu gosto destas embalagens mas já tenho algumas e guardo-as numa gaveta pequena que começa a ficar sem espaço. Como não gosto de as ver misturadas em bolsas estou a pensar passá-las para uma paleta vazia (ou seja, construir a minha paleta de sombras) mas ainda estou a ganhar coragem para as remover da embalagem original sem as destruir.

A Satin Taupe tem um acabamento Frost. As sombras com este acabamento costumam ter uma pigmentação mais baixa que outros acabamentos mas dá para ser construída (só que o acabamento reflector de luz também aumenta junto com a pigmentação). Elas têm micro partículas que reflectem a luz dando-lhes um brilho iridescente. Não achei que esta fosse pouco pigmentada mas de facto consigo aumentar o brilho dela facilmente.

No swatch em baixo a aplicação foi feita sem primmer e com um pincel. Não gosto de swatches nos dedos porque as sombras aderem muito melhor aos dedos do que às cerdas dos pincéis, o que faz com que a cor que veja no dedo possa não ser aquela que vou ver na pálpebra. Já comprei algumas sombras com pouca pigmentação graças a essa ideia errada.


A pigmentação da Satin Taupe é boa, a textura é muito suave, aplica suavemente e é óptima para esfumar. A cor muda um pouco se estivermos no exterior ou com luz interior. Ela é um taupe, um castanho acinzentado (na verdade os tons de taupe variam tanto quanto varia a pigmentação das toupeiras) e eu encontro um subtom cor de ameixa. A fotografia acima foi tirada no exterior num dia nublado e apanhou mais cinzento do que ela costuma ter, os tons de castanhos são mais perceptíveis e ricos do que aqui. Ela é brilhante, reflecte a luz de forma muito bonita.

Ela pode ser usada de todas as formas: em toda a pálpebra, como cor de transição no canto externo ou no côncavo. Se usada com uma cor clara ela fica escura o suficiente e se usada com tons mais escuros é brilhante o suficiente para destacar a parte interna da pálpebra. Fica bem com imensas cores e é neutra, isso faz com que possa ser usada de forma discreta no dia a dia ou num visual mais trabalhado à noite. Nos dias em que quero usar sombra mas não quero perder tempo a pensar em combinações uso-a no canto externo juntamente com a Patina. Eu uso todas as minhas sombras com o Paint Pot Soft Ochre como base mas usei-a um dia sem nada para ver como aguentava. Apliquei-a de manhã e aguentou até ao fim da tarde. A cor desvaneceu um pouco mas ainda estava perceptível e não se acumulou nas dobrinhas dos olhos (mas atenção que as minhas pálpebras não são oleosas mas ainda assim é comum haver acumulação com algumas sombras aplicadas sem primmer).

Acho-a uma cor bonita, gira de se ter mas não necessária em qualquer colecção de maquiagem. O bom é que há um dupe bem barato dela. A diferença de tons é mínima e é 16,77€ mais barata! Estou a falar da sombra Moondust da linha Elements da ELF. Na secção Elements procurem o link que diz "Costum Eyes Reffil" e encontram uma série de sombras unitárias por 1 dólar, ou seja 0,76€! Ela vem sem embalagem e é vendida para ser colocada em paletas vazias (a elf também vende paletas). Podem encontrar swatches das duas juntas neste blog.

2 comments:

  1. A sombra é bem bonita e já tinha ouvido falar muito dela! =)

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...