Friday, November 11, 2011

Cuidado com os passatempos que organizam e em que participam

Quem lê o blog regularmente deve saber que organizei um passatempo com produtos Eyeko no qual tive que sortear uma segunda vencedora, a Agnes Lapin. Mas havia um problema, a Agnes tinha-se esquecido de deixar o endereço de email no comentário que fez para participar no sorteio. As regras diziam que não mas aceitei a entrada ainda assim. Fiz um post a divulgar o nome da nova vencedora e expliquei que, ao contrário do que é habitual, tinha de ser ela a contactar-me para o meu email em 48h. 

Passaram-se 48horas e nada da Agnes Lapin. Algumas horas depois do prazo, lá me responde ela.

As imagens aumentam se clicarem nelas
Quatro minutos depois recebo o email dela na minha caixa de correio:

Imagem removida.

Estava na dúvida sobre se dava uma segunda chance à vencedora. Afinal, aceitei o comentário dela quando deixei claro que era necessário deixar o endereço de email para participar e agora estava a receber a morada com horas de atraso. No passado tinha excluído uma vencedora por responder fora do prazo, não seria justo abrir agora duas excepções para uma participante. O que me ajudou a tomar uma decisão foi o email seco, sem um "olá" ou um "obrigada". Não é que ache que as participantes e as vencedoras tenham que me dar graxa mas os produtos são comprados com o meu dinheiro e um simples "obrigada" era suficiente para mostrar boa educação. Lá lhe enviei um email a dizer que não iria receber o prémio e que iria voltar a fazer um sorteio. Admito que me senti um pouco mal porque se fosse comigo também gostariam que abrissem excepções. Mas a coisa lá passou...

Até que dois dias depois recebo mais um comentário ao mesmo post.

Pois bem, com a troca de comentários lá percebi que a primeira Agnes era uma impostora com um email criado no hotmail à pressa. A verdadeira estava agora a responder com o seu perfil do Blogger e tudo, enviando-me também um email educado e explicando-me que a primeira comentadora original não era ela. 

Mas como à impostora não bastava desaparecer nos confins da internet, ainda fez questão de vir dar um ar da sua graça.

De facto, não tem. E eu também não tenho motivo nenhum para esconder a morada dela, foi-me enviada sem a pedir.

Se a morada é verdadeira ou não, não sei. Mas deixo aqui o email que recebi. Achei estar a fazer uma boa acção a uma pessoa que quis participar no sorteio e se esqueceu de um dado por distracção e acabei por abrir as portas a uma impostora. E se lhe tivesse enviado o prémio? Bem chato, não era... Fica só aqui o aviso para as bloggers que, como eu, nunca pensaram que algo assim acontecesse. Qualquer uma de nós se esquece de deixar o endereço de email num comentário mas a partir de hoje não aceitarei qualquer entrada assim por este motivo que aqui vos mostrei.

Editado: removi a imagem com a morada da impostora. Não o fiz por recear um processo em tribunal, até porque para isso acontecer ela tem que admitir ter roubado a identidade a outra pessoa e tal tentativa não iria a lado nenhum. Fi-lo porque não julgo ser do mesmo nível que esta pessoa. Mas ficam registados os comentários que ela fez com ameaças, porque a falta de carácter não tem limites e aparentemente quem rouba a identidade a outra pessoa para ganhar um delineador e um rímel e abusa da bondade de quem organiza um sorteio com o seu próprio dinheiro ainda acha que tem direito a ficar chocada por lhe responderem na mesma moeda. Não denunciei o caso quando o descobri porque pensei que a impostora, uma vez desmascarada, iria desaparecer. Pelo contrário, ainda apareceu para gozar comigo e isso sim foi a última gota. Mas com a morada e o IP cheguei à identidade da impostora que mora bem no início da Rua do Hospital em Mafra. Para as bloggers que querem evitar que esta pessoa tente ganhar alguma coisa que venham a sortear, contactem-me.

33 comments:

  1. se não apagares a minha morada vais levar com um processo em cima.

    ReplyDelete
  2. e para já vou-te denunciar ao blogger

    ReplyDelete
  3. realmente há pessoas que só devem ter merda na cabeça, seres menosprezíveis que para ganharem o que quer que seja fazem de tudo ... não apagues este post nem essa morada, com certeza se haverá de saber quem é a dita cuja de atitudes baixas

    beijinhos *

    ps: ó fake impostora, a partir do momento em que TU te fazes passar por outra pessoa quem pode levar com um processo em cima és tu! e sabes a melhor? ela tem a tua morada!!! LOOOOL

    ReplyDelete
  4. Ó "Agnes" vai-te mas é foder (desculpem lá o português). Não passas de uma aproveitadora, e ainda queres vir exigir que apaguem a tua morada? Opa, ganha juízo!

    Tivesses pensado nisso antes de te tentares aproveitar de um prémio que não era teu.

    Grande atrasada mental, bolas.

    ReplyDelete
  5. Agora ela usa o meu nome, que coisa engraçada! Tens cá uma lata! Ainda por cima vens "poluir o ar" com a tua conversa de porcaria com "M" Grande! Fizeste muito bem em teres publicado a morada dela, pode ser que ela receba uma "prenda" minha!

    Espero nunca mais me esquecer de meter o email, passou-me completamente à frente, criando esta situação toda. Enfim!

    ReplyDelete
  6. "Agnes", foste tu quem se fez passar por outra pessoa e foste tu quem me deu a tua morada. Não ta pedi uma vez que não foste tu a vencedora do sorteio. O que é que me impede de divulgar um email que recebi? Prometi guardar sigilo?

    Não gostas de provar do teu próprio veneno? Pensasses nisso antes de me tentar enganar. Organizei um sorteio com o meu dinheiro e tu vieste tentar enganar-me roubando a identidade de outra pessoa. Não gostas de ver o email que me enviaste publicado na internet? Envia-me um email com a tua verdadeira identidade e pede desculpa por me teres tentado enganar. Se o fizeres não tenho qualquer problema em retirar a tua morada.

    Podes avançar com um processo em tribunal, nesse aspecto não tenho qualquer receio.

    ReplyDelete
  7. Ou será que acreditavas mesmo que me ias tentar enganar, dar-me a tua morada e ainda deixar aqui um comentário a gozar com a minha cara sem haver qualquer reacção?

    ReplyDelete
  8. Há com cada uma :S

    Nem sei como ainda fico impressionada...

    ****

    ReplyDelete
  9. isto realmente é cada uma! obrigado querida por denunciares impostoras. bjinhos

    ReplyDelete
  10. Outra coisa, falsa Agnes, como é que eu vou conseguir prevenir novas tentativas tuas no futuro? Se roubas os nomes de outras pessoas e crias à pressa contas de email, que outro dado eu tenho para me prevenir que não os que me deste? Como é que eu alerto outras bloggers honestas para terem cuidado contigo? Através do teu IP? Nem é má ideia...

    ReplyDelete
  11. oi boneca
    por muito mau, mas mau mesmo, que ache que esse engodo todo foi, só para essa menina ganhar o prémio, acho ke era melhor retirares a morada, pk infelizmente, não é legal.
    (sou advogada)
    eu entendo a tua reacção e razão para denunciares a morada do clone lol mas pelo sim pelo não, acho que devias retirar...
    se bem que mesmo que ela apresente queixa, não dá em nada.
    mas é só para evitar tares a chatear-te mais com este assunto e este género de gente sem princípios, no futuro.
    bj
    bee*
    www.omgbee.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. bee*land, obrigada pelo comentário. Estive a ler a Política de Utilização do blogger onde é indicado que não podem ser publicados dados pessoais a não ser que já se encontrem online. Tendo em conta que ela me enviou um email com a morada sem que eu a pedisse, não posso divulgar esse email? Ou seja, retirar qualquer edição ao printscreen que fiz ao email mas divulgar o email em si?

    ReplyDelete
  13. Há pessoas mesmo horríveis. Para além de agora se fazer de vítima a "Agnes" falsa (desculpa, Agnes Lapin original mas não há outra forma de a denominar..) ainda tem o descaramento de dizer que vai denunciar este blog!
    É preciso ter uma lata imensa!

    Se queres que te diga, acho que fizeste muito bem em publicar o email desta "pessoazinha" e de falares com a tua advogada. Trata-se de um caso de não só roubo de identidade para com a Agnes mas também um sério caso de possível falcatrua..

    É deplorável este nosso Portugal.. Não é só uma crise de económica que vivemos mas também uma crise fortíssima de valores..

    Espero que consigas consciencializar mais bloggers com este teu post (que nunca me teria passado pela cabeça sabendo eu que talvez venha a fazer um sorteio para breve).

    De qualquer das maneiras, beijinhos,
    Catarina *

    www.mirabilismakeup.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Que situação em amiga blogueira...Acho ótimo a tua atitude em relatar em um post do blog,assim é um alerta a todos que não passaram por isso..é a única forma de todas se ajudarem fazendo o mesmo em divulgar esse absurdo de gente sem princípios e morais a querer ainda cobrar alguma coisa sem razão alguma..Valeu pela orientação!!Bjos!

    ReplyDelete
  15. Qua situação lamentável... Realmente a blogosfera pode ser um lugar bem poluido. Fazerem-se passar por outras pessoas por causa de uma prémio? Nunca tal me passaria pela cabeça, nem pensei que fosse possível. Grave, muito grave
    Espero que tudo se resolva pelo melhor e que faças o que for necessário.

    beijnhos*

    ReplyDelete
  16. É mesmo uma coisa complicada, fogo! O mais engraçado é que ela vem para aqui a discutir e a dizer que se não tiras a morada, mete-te um processo em cima! Impostorazinha de meia tijela tu sim é que devias levar com um processo em cima a ver se ganhavas juízo!

    ReplyDelete
  17. É mesmo uma coisa complicada, fogo! O mais engraçado é que ela vem para aqui a discutir e a dizer que se não tiras a morada, mete-te um processo em cima! Impostorazinha de meia tijela tu sim é que devias levar com um processo em cima a ver se ganhavas juízo!

    ReplyDelete
  18. Olha que grande lata, realmente. Já me aconteceu uma coisa semenlhante, foi usarem as fotos dos meus trabalhos de nails em outros blogs. A partir daí coloquei sempre nomes nelas. Boa sorte para futuros sorteios *

    ReplyDelete
  19. Obrigado por divulgares!
    Se há coisa que odeio é gente que se acha mais esperta que os outros! Já me tinha apercebido desse tipo de coisas em passatempos com prémios maiores (tipo um passatempo no FB da Clinique)mas em blogs é a primeira vez.

    Bjinhos

    ReplyDelete
  20. Que coisa! Há gente com uma lata... Faz m****, é apanhada e ainda fica ofendida!
    Mas olha, eu pessoalmente, apagava tudo o que fosse relacionado com essa pessoa, (alertando os bloggers à mesma) para não haver nenhuma "complicação".

    Beijinhos

    ReplyDelete
  21. Que pesado!!! Que tipo de pessoa é que rouba uma identidade para ficar com o prémio de outra (outro roubo!)?? Senti-me naif, mas nunca imaginei! Que falta de escrúpulos! Honestamente, fizeste bem em denunciar, assim as bloggers irão ficar mais atentas a essa "senhora". Será que não tem vergonha?! Que pessoa feia!

    ReplyDelete
  22. Estou chocada. Sabia e sei que existem pessoas menos boas, mas tão más assim ? :s

    ReplyDelete
  23. oi boneca!
    desculpa mas ontem tive um contratempo e não liguei mais o pc.

    só agora li a tua pergunta.

    eu entendo que essa pessoa mereça ser exposta, uma vez que:
    - para além do facto do que ela fez ser um crime, previsto e punido no nosso código penal,
    - ela é um caso típico de mentira e falsidade sem escrúpulos, que deve ser exposto e divulgado, mais não seja para advertir todas as pessoas que têm um blog, do que ela fez.
    uma coisa sem classe nenhuma.

    mas como te tinha dito, infelizmente é ilegal a exposição da morada, já vi que a retiraste e acho ke fizeste bem.

    não por temeres qualquer género de problema legal que ela te poderia vir a trazer, uma vez que, digo-o já, não te aconteceria nada, ao contrário dela, que, caso fosse apresentada, por ti, uma queixa contra ela, já era um caso mais complicado...
    bom, como estava a dizer, fizeste bem.

    e respondendo, não.
    não podes divulgar o e-mail original, uma vez que contem a morada.
    ou seja, caso ela tivesse postado a morada dela no teu blog, publicamente, mesmo que tivesse sido noutra ocasião, mas se tivesse sido ela a deixar a morada no teu blog, aí podias usá-la e divulgá-la, uma vez que já era um dado do conhecimento público, mas em relação aos e-mails, são tão privados como uma carta ou telefonema, e não podem ser mesmo divulgados.

    mas para que essa menina meta um pouco de juízo e humildade na cabeça, fizeste bem em divulgar o sucedido.
    mas ela que tenha um pouco de cabecinha e retire os jogadores de campo enquanto é tempo, pois não tem nada que vir para aqui intimidar-te e dizer que "vais levar com um processo em cima".

    ela que tenha juízo na cabeça e saia de cena já.

    beijo enorme
    e qualquer coisa deixa msg no meu blog, que eu respondo
    www.omgbee.blogspot.com

    não penses mais nisso, essa gente não merece.
    um bom fim de semana
    bj
    bee*

    ReplyDelete
  24. Acho que fui enganada por essa pessoa e estou seriamente a pensar em denunciá la.

    Confirma me apenas se se trata de uma morada em Mafra.

    Obrigada

    ReplyDelete
  25. Xiii que nojo de pessoa!
    Ainda hei de perceber o que faz uma pessoa agir assim por duas porcarias fúteis!
    Beijinhos e obrigado por alertares.

    ReplyDelete
  26. im, como está indicado na parte editada do post, a morada é na Rua do Hospital, na zona de Mafra. Por favor confirma se é a mesma e entra em contacto comigo.

    Andy, eu acho que as coisas que eu pago com o meu dinheiro têm algum valor, se não não fazia um sorteio, mas é isso mesmo que dizes: é ridículo até onde é que uma pessoa pode ir só para ganhar a porcaria de um rímel e um delineador. Há gente mesmo mesquinha e sem princípios para quem coisas destas devem ser o pão nosso de cada dia.

    ReplyDelete
  27. É mesmo essa a morada...

    Suspeito também que ela manda emails de uma escola ou assim...

    Eu vou por a morada da menina no blog... Ela é que está errada. Não nós.

    O aviso será feito...

    Qualquer prémio nem que seja de valor simbólico tem valor, e não é para ser usurpado por uma pessoa sem carácter.

    ReplyDelete
  28. Fogo, é realmente a mesma , bolas que falta de carácter, desta vez pelo menos não andou a usar o meu nome em comentários (fui eu a vencedora, mas também não vi o post d Im a tempo de reclamar o prémio :( ) , espero que não tenha sido tão mal educada em meu nome com a Im, como foi contigo... custa-me mais saber que alguém andou a tratar mal outra pessoas em meu nome, do que não ter recebido o prémio!

    a tanta sova mal dada, só esta gente é que não as apanha pá ...

    ReplyDelete
  29. realmente há com cada uma possas..
    cada vez sou mais da opinião de quem faz os sorteios dp de anunciarem a vencedora serem as proprias a contactar a vencedora por email p n haver chatices destas, pk dp ha gentinha como essa menina que se fazem passar pela vencedora p ganhar o prémio!! já n é o primeiro caso que vejo hoje, ja vi outra menina tb a queixar se do mesmo.. por isso eu ag s fizer algum sorteio prefiro ser eu a contactar a vencedora do k esperar k a vencedora m contacte.. isto nca s sabe!!! Ate tou parva meninas. e a miuda ainda vem aki mandar bitaites por teres colocado a morada, meteu o cuzinho entre as pernas.. pode ser k tenha aprendido a lição Beijinhooo**


    http://belezavsmania.blogspot.com/

    ReplyDelete
  30. como é que é possível algo como esta situação acontecer? fiquei completamente parva! :O

    ReplyDelete
  31. Eu não sabia que havia pessoas assim neste mundo, como é que é possível =/
    Ainda bem que conseguiste esclarecer a situação para estarmos todas atentas e para ver se ela (e outras) desiste, é pena que tenhas passado por isto... Que situação! E ainda responde, não percebo...

    ReplyDelete
  32. Eu fiz um poste sobre um caso que me aconteceu à um mês... E num comentário divulgaram este poste, foi a mesma rapariga....
    E ela de mim conseguiu, eu não desconfiei de nada, estava tudo muito igual e a rapariga foi educada comigo e tudo... Temos de fazer alguma coisa, já é a segunda vez que ela rouba a identidade de alguém!

    ReplyDelete
  33. Já me aconteceu. Uma vez ganhei um passatempo e alguém tinha comentado e reclamado o prémio por mim. Felizmente, deixei email no comentário e facilmente foi possível provar que era eu a verdadeira vencedora. Mas atenção, pode não ter sido a mesma pessoa, só estou a contar aqui uma situação igual que me aconteceu, nunca soube quem foi.

    Enfim...

    Beijinhos e Feliz 2012 a todas!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...