Saturday, August 6, 2011

Marcas que testam os seus produtos em animais

Como sabem, estou sem máquina fotográfica. Vou entregá-la amanhã ao meu amigo que decidirá se a põe a arranjar ou me compra uma nova. Se ele optar por a pôr a arranjar poderei ficar um bom tempo sem ela. Tentei usar a camera do meu telemóvel mas o foco não é bom e iria comprometer a qualidade da imagem de muitas coisas que aqui quero mostrar. 

Vou ter de pensar em formas de manter o blog activo apesar disso, entre elas procurar fotografias de outros sites (dando-lhes créditos, como faço sempre) para ilustrar as minhas resenhas. Mas no entretanto, vou aproveitar para falar de outros assuntos relacionados com a beleza mas que não carecem de imagens ilustrativas. 


Eu sou contra o teste de produtos em animais. Sei que é um tema polémico, que muita gente defende a necessidade do teste dos produtos em seres vivos, admito que não estou muito bem informada sobre o assunto e embora a minha opinião possa ser tremida no caso de medicamentos, ela é bem firme no que ao teste de produtos de maquiagem diz respeito. Além dela não se justificar hoje em dia (temos muitas boas marcas que produzem bons produtos sem os testarem em animais), considero que essa é a futilidade levada ao seu maior extremo: ignorarmos o sofrimento de um ser vivo porque queremos produtos que não têm qualquer utilidade além de nos tornarem mais bonitos (eu não acho que a maquiagem seja uma coisa necessária per se, e não pode ser comparada a produtos de saúde). A União Europeia tem uma lei de proibição de venda de produtos de maquiagem testados em animais que iria entrar totalmente em vigor em 2013 mas já se dá quase como adquirido o prolongamento desse limite sabe-se lá para quando.

Há já algum tempo que me recuso a comprar produtos de marcas que sei que testam em animais. A Rimmel, por exemplo. Volta e meia  vejo elogios a determinados produtos da marca em resenhas de bloggers e ainda assim recuso-me a comprar o que quer que seja da marca. Não tenho memória de alguma vez ter comprado algo da Rimmel e, se o fiz, foi há muitos anos, antes de saber que testava em animais. Mas a Rimmel não é caso único e achei que não fazia sentido boicotar apenas uma marca quando existem muitas outras, algumas que vim a saber que consumo. Deixo aqui em baixo uma lista das marcas mais conhecidas na área da maquiagem e também alguns outros produtos que eu uso no dia a dia e que irei boicotar a partir de hoje (listadas também estão marcas que não aderiram ainda ao boicote a testes em animais mas que podem ter uma linha ou outra livre desses testes):

- Aquafresh (GlaxoSmithKline)
- Aveeno (Johnson & Johnson)
- Axe (Unilever)
- Bic Corporation (das canetas e lâminas de barbear que nós adoramos)
- Biotherm (L'Oreal)
- Cacharel (L'Oreal)
- Clean & Clear (Johnson & Johnson)
- Clearasil (Reckitt Benckiser)
- Colgate-Palmolive Co. (pastas de dentes Colgate, sabonetes Palmolive, produtos de limpeza Ajax, etc)
- Dove (Unilever - ler aqui a posição da marca sobre o assunto, em inglês)
- Garnier (L'Oreal)
- Gillette Co. (Procter & Gamble)
- Giorgio Armani (L'Oreal)
- Head & Shoulders (Procter & Gamble)
- Herbal Essences (Procter & Gamble)
- Hugo Boss (Procter & Gamble)
- Johnson's (Johnson & Johnson)
- Kerastase (L'Oreal)
- Kiehl's (L'Oreal)
- Lancôme (L'Oreal)
- Listerine (Johnson & Johnson)
- L'Oreal USA
- Lux (Unilever)
- Mary Kay
- Maybelline (L'Oreal)
- Neutrogena (Johnson & Johnson)
- Olay (Procter & Gamble)
- Old Spice (Procter & Gamble)
- Pantene (Procter & Gamble)
- Piz Buin (Johnson & Johnson)
- ROC (Johnson & Johnson)
- Sensodyne (GlaxoSmithKline)
- Shiseido Cosmeitcs
- Shu Uemura(L'Oreal)
- Tide (Procter & Gamble)
- Veet (Reckitt Benckiser)

Entre muitas outras, a lista completa pode ser encontrada aqui no site da PETA (bem como uma longa lista de marcas e empresas que não testam em animais). Quis também incluir os nomes das empresas às quais elas pertencem só por curiosidade, para vermos que mesmo quando achamos que compramos coisas de muitas marcas diferentes estamos a dar dinheiro quase sempre às mesmas pessoas.

De momento tenho uma caixa de detergente para a roupa Tide na cozinha, estou a acabar uma pasta de dentes da Aquafresh e tenho uma de Colgate para usar a seguir, comprei um desodorizante da Axe para o meu namorado muito recentemente, bem como um champô H&S, tenho mil canetas Bic, tenho um creme hidratante da Dove, imensos produtos da L'Oreal que uso de momento ou em fila de espera para usar, um esfoliante da Shiseido, um champô da Pantene, dois rímeis da Maybelline... irei usá-los todos até ao fim pois o mal foi feito no momento em que os comprei mas não voltarei a comprar nada destas marcas. É complicado fazer um boicote a imensas marcas ao mesmo tempo, sobretudo de início, e também quando são marcas que consumimos desde pequenos e cuja publicidade está em todo o lado, mas não estaria a ser fiel aos meus princípios se continuasse a consumir a marca X quando há a equivalente Z que pode ou não ser um pouco mais cara mas que faz o mesmo e não testa em animais.

12 comments:

  1. Eu ja vi na net de marcas que nao testam em animais mas na realidades eles nao testam porque os ingredientes e os químicos que usam ja foram testados antes por outras empresas/pessoas

    ReplyDelete
  2. Joana, não estou certa mas acho que a PETA tem isso em consideração quando faz a lista.

    ReplyDelete
  3. Isso vai depender das fontes, vejo a Mary Kay aí mas já me disseram que não testava e se fores aqui

    http://www.beautypedia.com/AnimalTesting.aspx

    tens outras listas...

    ReplyDelete
  4. Vi no site é ainda são bastantes..


    Fiquei desiludida com muitas tipo colgate, Johnson's etc etc..

    Beijitos

    ReplyDelete
  5. im, eu também andei em sites que tinham listas maiores, menores e com diferenças em relação à da PETA. Segui aquela porque tenho confiança neles e suponho que tenham gente suficiente para manter a lista actualizada.
    Mas não tenho nada que o comprove além da confiança na associação. Vou enviar-lhes um email a perguntar com que regularidade actualizam a lista. Espero que me respondam.

    ReplyDelete
  6. A L'oréal não apenas testa em animais como está frequentemente envolvida em escândalos de patentes, em que patenteia tecnologias e conhecimento de comunidades pequenas..

    ReplyDelete
  7. Oh meu deus, eu sou tão a favor do bem-estar dos animais e tenho tanta coisa de marcas que fazem testes neles :O
    Também sou contra isso, acho insensível e completamente horrível usarmos os animais para tudo e mais alguma que só sirva para nos sentirmos mais bonitinhos :/

    ReplyDelete
  8. Eu sou como tu. :)
    Tento evitar ao máximo produtos testados em animais por uma simples razão.
    Eu amo mesmo muito animais, não sou capaz de ir a um canil e vê-los a sofrer e quando vou à janela e vejo um cão ou um gato abandonado à chuva e com frio dá-me uma vontade de chorar!
    Sou muito sensível aos maus tratos de animais.
    Acho que os animais são seres inocentes e com mais juízo que as pessoas, pelo menos eles não pegam numa arma e matam 80 e tal pessoas, ou metem uma bomba para destruir cidades...
    Por isso sou contra fazerem um animal sofrer para um ser humano ter um batom novo!

    http://menteimperfeita.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Eu sou como tu. :)
    Tento evitar ao máximo produtos testados em animais por uma simples razão.
    Eu amo mesmo muito animais, não sou capaz de ir a um canil e vê-los a sofrer e quando vou à janela e vejo um cão ou um gato abandonado à chuva e com frio dá-me uma vontade de chorar!
    Sou muito sensível aos maus tratos de animais.
    Acho que os animais são seres inocentes e com mais juízo que as pessoas, pelo menos eles não pegam numa arma e matam 80 e tal pessoas, ou metem uma bomba para destruir cidades...
    Por isso sou contra fazerem um animal sofrer para um ser humano ter um batom novo!

    http://menteimperfeita.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Olá! Descobri hoje o tin-tu-ras e estou a lê-lo de uma ponta à outra! Antes de mais, muitos parabéns pelo blogue. Apesar de existirem muitos espaços sobre beleza & afins, este é dos poucos que já li que sinto ser estruturado, com opiniões bem fundamentadas e de muito boa qualidade. Não sou nada conhecedora do mundo da maquilhagem (gosto de um ou dois batons de vez em quando, mas nada mais que isso), mas ultimamente tenho-me interessado mais por este mundo. Como defensora dos animais, este assunto foi dos primeiros que tratei de me informar e, tal como tu, encontrei o site da PETA. Contudo, há uma questão não tão óbvia que passa muitas vezes despercebida. Não sei se estás já familiarizada com o assunto que vou tratar, mas já reparei que és fã dos produto da Body Shop. Pessoalmente, quando descobri que a Body Shop defendia uma posição ética, saltei de alegria! Uma loja tão dispersa pelo mundo e tão consciente do ambiente e dos animais, estamos num bom caminho! Mas a verdade é que depois de fazer alguma pesquisa, descobri que a Body Shop pertence à L'Óreal, companhia esta que está na lista de empresas que testam em animais. Não sou a pessoa mais indicada para falar nisto, porque acredito não saber 1/1000 da história, mas se estiveres interessada em ler mais sobre isto, aqui tens o artigo que li (em inglês): http://www.theecologist.org/green_green_living/behind_the_label/1008667/behind_the_brand_loral.html

    Enfim, já passou mais de um ano desde que publicaste este (muito bom) post, mas enfim, mais vale tarde que nunca, certo?

    ReplyDelete
  11. ando nesse estudo agora e optei por experimentar produtos de cosméticos biológicos. a quantidade de quimicos e principalmente o serem testados em animais é uma coisa que me tem vindo a chocar.
    impressionante como tantos desses produtos usamos a vida toda...
    e vernizes? alguém sabe!?

    Abraços*
    Ps: se puderem enviar e-mail anacvaladas@gmail.com

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...