Thursday, June 30, 2011

Hidratantes de cânhamo da Body Shop


A linha de cânhamo da Body Shop é ♥

Trata-se de uma linha de produtos hidratantes para peles secas a muito secas. É composta por um hidratante corporal, um hidratante para as mãos, outro para os pés, para o corpo e um gel de banho. Creio que também existe um creme para o rosto mas nunca o vi à venda.

Mesmo quem não costuma sofrer com falta de hidratação já teve a pele seca uma vez ou outra. Quer seja nos pés, nos cotovelos ou nos lábios, depois de um Verão de pés descalços ou um Inverno gelado, há sempre uma altura em que os níveis de hidratação descem. E se por vezes isso se nota na comichão que se sente, na pele com um aspecto escamoso e desagradável ao toque, também facilita os pêlos encravados, a pele rija, com rachas e até feridas. Há também aquelas que, como eu, têm uma pele seca do pescoço para baixo. É para elas que esta linha é pensada mas ela é um coração mole e tem amor para dar a toda a gente, independentemente do tipo de pele.

O ingrediente principal é cânhamo (duh!). E eu posso não perceber muito de ácido linólico mas percebo alguma coisa de cânhamo. Ele vem da planta da canábis, planta essa que produz quer a marijuana que se consome, quer o cânhamo que se usa. Tudo depende do nível de THC dela, se for baixo dará cânhamo, se for elevado dará canábis que se consome como droga recreativa ou como produto medicinal. É uma plantinha maravilhosa! Pode ser fumada, comida ou bebida para produzir efeitos relaxantes, pode ser usada para reduzir a dor causada por certas doenças e tratamentos e para aumentar o apetite a pessoas que se submetem à quimioterapia, por exemplo. São também mais os estudos que apontam os seus efeitos de relaxamento, de apoio a vítimas de traumas e de combate e redução de tumores, embora ainda não sejam absolutamente certos. O que é certo é são mais os efeitos nocivos para a saúde encontrados no tabaco e no álcool do que na canábis. Mas a planta acha que ser fantástica para relaxar, aumentar o apetite e reduzir a dor não basta e decidiu produzir também o cânhamo, uma matéria prima excelente para um sem fim de coisas diferentes!

Um dos usos mais comuns é a fibra usada para a produção de papel. Um hectare de cânhamo produz o mesmo que quatro hectares de eucalipto num período de vinte anos! Também destrói a concorrência na indústria têxtil, sendo cinco vezes mais resistente que o nosso querido algodão. É usada nas cordas de navios, na indústria alimentar (manteigas, por exemplo), na mecânica (combustível e lubrificantes, por exemplo) e na cosmética (com os hidratantes, champôs, etc).
Em Portugal conhece-se o seu uso desde o século XVI, quando as velas e os cabos das nossas embarcações eram feitas dessa matéria prima. No século XVII o seu cultivo era até incentivado! Aliás, ela só se tornou proibida em 1971, antes disso o cânhamo e a canábis propriamente dita eram legais por cá. Actualmente só se produz cânhamo com uma autorização especial (que me dizem não ser fácil de obter) e a plantação não pode exceder um hectare. E é normal que seja difícil obter a licença para plantar. Já imaginaram o que aconteceria à indústria de papel se pudéssemos produzir o mesmo em muito menos espaço e sem cortar árvores? E da indústria petrolífera se usássemos um combustível à base de cânhamo não poluente e imensamente mais barato (a planta cresce em praticamente qualquer sítio, sendo assim muito fácil de produzir)? Pois...

Bem, voltemos ao assunto do post... Desta linha já usei o hidratante labial, o corporal, o de mãos e o de pés. Os dois primeiros foram comprados em separado em imensas ocasiões e tive os quatro naqueles kits de miniaturas que a Body Shop costuma fazer.
Manteiga corporal
O pote de hidratante corporal traz 200ml. Já perdi a conta a quantos já comprei e usei até ao fim. É o meu hidratante preferido. Até sou capaz de usar outros na Primavera e no Verão mas nos meses frios nem experimento aplicar outro que não este. Dá-me a hidratação necessária para uma pele extremamente seca como a minha. É o único que mantém as lixas que são as minhas pernas hidratadas por 24h.
Aplico-o ou de manhã ou à noite. Ele leva alguns minutos até ser completamente absorvido pela pele, eu diria que pelo menos uns cinco. O que faço é despir-me, aplicá-lo no corpo, lavar as mãos, ter os cuidados com a pele diários, aplicar a maquilhagem e no entretanto já se passaram bem mais de cinco minutos e já estou vestida há séculos!


O creme para as mãos vem na bisnaga da primeira foto e traz consigo 100 ml. Nunca tive nenhum acidente mas não a deixaria na minha mala com medo que pudesse rebentar e espalhar produto por todo o lado. Reutilizei o pote pequenino onde vem o creme para os pés, limpando-o bem e pondo lá o conteúdo da bisnaga aos poucos - assim reutilizo o material e mantenho a minha mala desidratada. O que recomendo é que apliquem-no nas mãos ou à noite ou quando sabem que não vão trabalhar com elas por um certo período de tempo, até que o creme seja completamente absorvido. Um creme extremamente hidratante não poderia deixar de ser gorduroso mas acreditem quando digo que não é nada insuportável.

O de pés é igualzinho aos anteriores. Eu não li a lista de ingredientes de cada um dos produtos para perceber se existe alguma diferença na composição, mas já usei o creme de pés nas mãos, o de mãos nos pés e o do corpo no rosto num momento de desespero durante o frio de Janeiro e até nos lábios. Não acho que seja necessário comprar os três tipos diferentes, eu uso o mesmo em todo o lado e safo-me lindamente.

O facto de ser de cânhamo torna-o uma excelente forma de convencer os membros do sexo masculino que se acham demasiado machões para terem cuidados com a sua pele. O meu namorado é desses, daqueles que  usa sabonete em vez de gel de banho por que acha que "limpa melhor" e só passa creme no corpo se estiver muito, muito, muito mal. Com a brincadeira do cânhamo consegui convencê-lo a passar o creme nos pés que estavam absurdamente desidratados (imaginem um pé composto por 60% de pele seca). No dia seguinte veio elogiá-lo e mostrar-me um pé com muito melhor aspecto (e a precisar de uma pedra pomes, mas baby steps, baby steps...) e tem sido ele a lembrar-se de o passar todas as noites!

É uma linha fantástica que pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente do seu tipo de pele. Quem não sofre com pele seca não tem de hidratar o corpo todos os dias mas quando o faz saberá que vai obter resultados. O único produto da linha que deve ser usado apenas e somente por quem tem a pele seca é o de rosto porque, enfim, quem já tem a pele oleosa não quer assim tanta hidratação, não é?

O único defeito a apontar é o cheiro. É um cheiro estranho (não é o cheiro da canábis que se fuma, deixem-se de ideias) e forte que apesar de não me incomodar pode ser desagradável para as pessoas mais sensíveis.  Eu sinto que ele desaparece completamente ao fim de uma hora mas ainda assim aconselho-vos a cheirarem uma amostra da loja antes de comprarem.

Pode parecer mas este post não é publicidade. É a minha opinião e todos os produtos foram comprados por mim. É para mim o melhor produto da Body Shop e apesar de querer sempre experimentar marcas e modelos diferentes em todos os outros produtos não me vejo a usar outro hidratante nos meses frios. Acho que as manteigas de outras marcas e até mesmo algumas da Body Shop têm equivalentes nos hidratantes de supermercado que custam metade do preço, mas o hidratante de cânhamo vale bem o seu preço.

7 comments:

  1. Bem, ainda ontem estive na TBS e olhei para isso mas não me convenceu muito... I've changed my mind! Obrigada pela dica ;)

    ReplyDelete
  2. Como dermatóloga vou fazer um pequeno grande reparo ao teu post:
    Usas o creme das mãos os pés, o dos pés na cara e não notas diferença?
    Se o creme diz que é para mãos/pés/corpo é porque....há diferença!


    Não consigo perceber como é que ainda há bloggers que afirmam com a maior das certezas que misturar cremes, bases ou usar cremes de mãos nos pés é uma coisa boa. Novidade: não é. Não se deve. E ainda não sei como é que não apanharam uma grande alergia ou ainda não repararam em manchas na pele.

    Se o creme diz que é para aquele uso, é porque a pele é diferente e o creme está adaptado para aquela pele e para mais nenhuma. Usá-lo noutra parte do corpo pode desregular aquela área, levar ao descontrolo na produção de gorduras, transpiração, um sem fim de coisas.

    Pf, percam de uma vez por todas essa mania de contornar "as regras" porque acham que percebem do assunto e que não faz mal nenhum. Poupa-vos uma ida ao dermatologista no futuro, porque agora vocês não notam diferença...mas quando forem mais velhas, a pele vai passar-vos uma "factura" fruto das vossas "avarias" na estética. Pode ser uma alergia, pode ser algo mais.

    E como bloggers, deviam pensar seriamente nos exemplos que dão, porque muita gente vos lê e segue as vossas dicas. Dicas erradas e pouco saudáveis.

    Fica a sugestão e espero que provoque alguma reflexão.

    Cumprimentos*

    ReplyDelete
  3. Maria Barbosa,

    Agradeço o comentário, o tempo despendido a ler o meu texto e a deixar aqui a informação que deixou.
    No entanto não posso deixar de chamar a atenção para o tom que usou. Sei que fazer críticas é complicado e que estas podem ser facilmente mal interpretadas mas não consigo gostar do tom arrogante que senti deste lado. É muito fácil dar um grande raspanete e ensinar coisas aos outros usando outros tons, sugiro que o tente.

    Em relação à afirmação sobre o uso de vários cremes, colo-a aqui para ser fácil perceber a que se refere:

    "Eu não li a lista de ingredientes de cada um dos produtos para perceber se existe alguma diferença na composição, mas já usei o creme de pés nas mãos, o de mãos nos pés e o do corpo no rosto num momento de desespero durante o frio de Janeiro e até nos lábios. Não acho que seja necessário comprar os três tipos diferentes, eu uso o mesmo em todo o lado e safo-me lindamente."

    Está bem claro que não conheço a sua composição e não digo que são todos iguais, digo que os uso em várias partes do corpo. O que escrevo neste blog é a minha experiência e não digo a quem me lê nem para usar os mesmos produtos que eu, nem para os usar da mesma forma que os uso. Não sou dermatologista, não me faço passar por tal, não "acho que percebo do assunto" como uma profissional e o que aqui faço é apenas uma partilha da minha experiência. Não vejo necessidade de usar um creme para os pés e outro para as mãos, tal como não vejo necessidade em usar um creme para os olhos e um creme de noite para o rosto, apesar de saber que a zona do contorno dos olhos precisa de mais hidratação.

    Eu não "misturo" cremes. Uso um creme em todo o corpo, outro no rosto e ainda um para os olhos. Não tenho alergias nem quaisquer manchas (por enquanto, claro). Misturar um creme e usar um em várias zonas do corpo não são sinónimos.

    Enquanto dermatologista saberá com certeza que a maior parte dos profissionais partilha da sua opinião, mas saberá também que existem opiniões divergentes, ainda que minoritárias. Existem profissionais reconhecidos que não vêem necessidade em usar um creme especial para hidratar os olhos ou em fazer uma distinção entre o creme de mãos e o de pés. Não estou a dizer que a sua opinião é mais válida nem estou a basear-me num qualquer argumento científico; estou apenas a relatar a minha experiência e a afirmar que existem alguns profissionais que concordam "comigo".

    De resto, volto a agradecer o seu comentário. "Discussões" destas valem sempre a pena :)

    ReplyDelete
  4. Olá tinturas ; )

    Achas que na loja permitiriam experimentar esse creme ou mesmo dar amostra? Conheço um caso muito muito crítico, que fica com rachas nas maos que sangram e tudo, mas como é extremamente alérgica, não sei como iria ocorrer..

    ReplyDelete
  5. Miss Bad, na loja podes experimentar um pouco o creme mas não te dão amostras. O creme é muito bom para a minha pele que é extremamente sensível mas não me arrisco a dizer para que o dês a experimentar a essa pessoa que conheces. Fala com um dermatologista pois se há feridas e sangramento essa desidratação tem que ser tratada depressa.

    ReplyDelete
  6. Estive a ler o post todinho (sim, li tudinho eheheh) e também li o comentário da Dermatóloga e não posso deixar de concordar com tudo o que a mesma diz.
    Hoje vim aqui parar por causa dos conselhos sobre o verniz :) vou seguir este conselho ;) obrigada. A questão é que realmente é uma ferramenta bastante útil, a Internet, e há pessoas que seguem mesmo tudo à regra, miúdas com menos de vinte anos que podem ler tudo na diagonal e depois.... é chato. De facto, não se deve usar um determinado tipo de produto para uma zona específica do corpo ou rosto se não fôr indicado para tal.

    É um facto que mais tarde pagamos mesmo a factura na nossa pele. Eu tenho 33 anos e desde os 20 e poucos anos de idade tenho dois passos imprescindíveis: desmaquilhar religiosamente todas as noites e usar protector solar - sim, até mesmo no Inverno. Valeram-me tudo estes passos porque tenho uma pele muito bem conservada e todas as esteticistas e maquilhadoras me dão os parabéns porque não dizem que tenho 33.

    Outra coisa: não chegaste a dizer o preço desses produtos. Pessoalmente não gosto muito dos odores da Body Shop e acho a relação preço/qualidade muito aquém. Prefiro a Yves Rocher :)

    ReplyDelete
  7. Olha, já agora, para a Miss Bad aconselho comprar Bepanthol loção numa farmácia. É excelente.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...