Saturday, January 15, 2011

Uma em cada três mulheres não sai de casa sem maquilhagem

A verdade é que é muito mais fácil sentir-me bem como o meu aspecto se me comparar à Gisele sem (?) maquilhagem do que à sua versão "passadeira vermelha" depois de horas de produção
Segundo um estudo da Superdrug divulgado no Daily Mail, uma em cada três mulheres não sai de casa sem colocar algum tipo de maquilhagem. E dá-nos mais alguns números interessantes:

- Seis em cada dez não vai trabalhar sem maquilhagem.
- Uma em cada dez admite que não deixa o/a companheiro/a vê-la sem maquilhagem, mesmo dentro de casa.
- Uma em cada quatro acredita que não seria promovida no emprego se não usasse maquilhagem.
- 37% acha que se fosse trabalhar sem maquilhagem o seu patrão acreditaria que ela é alguém que não cuida de si.
- Um terço das 3 mil entrevistadas acredita que o/a seu/sua parceiro/a não se teria apaixonado por si se não usasse maquilhagem. 
- Em média, uma mulher espera dois meses e meio até revelar o seu rosto sem qualquer tipo de maquilhagem ao seu/sua companheiro/a.
- 14% admite acordar mais cedo para colocar maquilhagem antes do/a companheiro/a acordar.

Estes números são preocupantes ou, pelo menos, tristes. Enquanto autora de um blog de cosmética nunca negarei que uso maquilhagem quase todos os dias e que acho que as poucas coisas que uma base disfarça no meu rosto fazem uma diferença enorme, sobretudo na confiança que tenho no dia a dia. Mas sou perfeitamente capaz de sair à rua sem maquilhagem. O meu namorado apaixonou-se por mim numa altura em que nem pensava nestes assuntos e vê-me sem maquilhagem regularmente, sobretudo de manhã e à noite. Quanto ao trabalho, sim, usaria maquilhagem regularmente se fosse trabalhadora. Usaria porque sei que a minha imagem é julgada frequentemente, sobretudo quando se trata de competir com outras pessoas.  Porque, quer queira quer não, as pessoas bonitas recebem um melhor tratamento em todas as situações, mesmo que isso aconteça de forma inconsciente e se eu não me posso tornar bonita ao menos posso tornar-me mais bonita. Mas aos meus olhos existe uma diferença enorme entre achar que perder alguns minutos por dia a maquilhar-me será benéfico no meu dia a dia e achar que as pessoas não gostarão de mim sem maquilhagem. É a diferença entre usar a maquilhagem para aumentar a nossa auto-estima e usá-la para esconder o facto de que não a temos. Também é um alerta para a imagem deturpada que todos nós temos da beleza feminina, sobretudo graças a Hollywood, e de quão injusta é a posição da mulher no trabalho, que não só tem de ser tão boa trabalhadora como os colegas mas tem também de ser uma dona de casa perfeita ao mesmo tempo e certificar-se que segue os padrões de beleza traçados por pessoas que têm maquilhadores profissionais ao seu dispor (quase) a qualquer hora.

8 comments:

  1. Eu não achei que a foto dela sem make tava feia, tem umas que são feias mesmoooo.

    Bjs
    coisasdemariemary.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Este estudo é interessante.

    Eu tinha mais do que fazer... Maquilho-me quando me apetece. Nem sempre estou virada para isso.

    De manhã, nunca me maquilho, por exemplo.

    Temos que nos aceitar como somos e ponto final.

    Beijinho*

    ReplyDelete
  3. concordo com tudo o que dizes!
    para o trabalho acho importante o uso de maquilhagem porque, quer queiramos quer não, tem importância na imagem que passamos..
    mas saio muitas vezes de casa sem maquilhagem, sobretudo ao fim de seman e o meu namorado sempre me viu sem maquilhagem.

    acho que é uma questão de esquilibrio e da realação de que temos com a maquilhagem. as vezes convem reflectirmos sobre a razão por detrás de a usarmos para nos certificarmos que não estamos a rebaixar mais a nossa auto-estima ao fazê-lo.

    *
    ana

    ReplyDelete
  4. Mari, não é suposto ela parecer feia, é suposto parecer natural. Embora me pareça que ela está a usar algumas coisinhas na primeira fotografia, acho importante vermos como são estas mulheres sem grandes produções, pois é com aquele tipo de beleza que nós comuns mortais somos comparadas.
    Embora ache difícil uma modelo como ela ficar feia em algum momento, partilha connosco outras fotografias que tenhas encontrado. Eu acho sempre divertido ver celebridades sem maquilhagem, hehe.

    ReplyDelete
  5. Olá querida ela
    :)

    Ahahhahahahhaha
    Olha acima de tudo achei este estudo super engraçado! :P

    Olha em alguns caso acho um enorme exagero da parte das mulheres.
    E estou totalmente de acordo com a Sal de banho.
    :)


    Bjinhos*

    ReplyDelete
  6. Olá,
    Achei muito curioso este estudo! E concordo com a tua opinião em tudo!
    Eu uso maquilhagem quase todos os dias da semana, e ao fim-de-semana só uso se tiver que ir a algum lado especial, confesso que gosto de o fazer e tal como tu ajuda na auto-estima e confiança. Mas confesso que acho ridículo mulheres não se deixarem ver aos companheiros sem maquilhagem, etc.. ridículo..
    O meu Nuke até gosta mais de mim sem maquilhagem.. por isso.. acho é que há problemas graves de auto-estima e confiança e acabam por se esconder na maquilhagem.
    XOXO

    ReplyDelete
  7. infelizmente as mulheres normais são comparadas às modelos e actrizes em termos de beleza. para além de uma beleza natural que muitas possuem, obviamente, ainda há o make-up, e o photoshop, que hoje em dia é usado em qualquer produção fotográfica, fazendo com que muitas das comuns mortais se sintam feias em termos de comparação.

    eu, quando estava a trabalhar usava sempre make-up. acho que sim, se for bem aplicado, que ficamos mais bonitas.

    agora, como estou a cuidar do meu baby, e até passo muito tempo em casa, uso muito menos make, e não tenho problema nenhum em ver-me sem make. acho-me bonita à mesma :D
    se for sair, para um sítio mais especial, coloco make :)

    xoxo

    ReplyDelete
  8. Interessante este estudo...
    Não sou maníaca nem obsessiva em relação À maquilhagem! Do género, se de manhã me apetecer maquilhar (ou se me levantar à hora que é suposto :P) maquilho, mas se não, para mim não é drama nenhum! Confesso que hoje em dia é muito difícil sair de casa sem um rímel, um blush ou um pó. Mas isso fui aprendendo com o tempo (antigamente não ligava nada a maquilhagem) e também se deve à profissão que tenho actualmente (sou recepcionista num hotel****). Em relação ao não deixar o companheiro "vê-la" sem maquilhagem, tal como a Ana na Suécia também acho ridículo!!!! Em casa é muito raro andar maquilhada, só se for sair! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...