Monday, January 31, 2011

MAC e El Corte Inglés, uma experiência pouco agradável

Na sexta-feira, depois de ter partido a embalagem do meu corrector, decidi ir à MAC procurar outro. Como estava perto acabei por ir ao Corte Inglés, onde raramente entro, não só por não gostar do espaço mas porque nunca vou para essa zona. Aproveitei e comprei o Select cover up para experimentar um novo pois já tinha usado o Pro longwear que apesar de ser muito bom tem uma embalagem péssima. Pedi o NC20, um tom abaixo da minha base e paguei. Na altura deu-me uma branca e fiquei sem saber se o tom correcto do corrector de olhos deve ser um tom abaixo ou acima da nossa base (é um tom abaixo) e pedi à vendedora para me mostrar o NC30. Ela fez cara feia mas lá me aplicou um em cada olho, percebi que o tom correcto era o NC20 e ela teve a delicadeza de aplicar o corrector correcto nos dois olhos. Usou o NC20 da embalagem que comprei e o NC30 do produto que está disponível para teste. Saí e cheguei a casa para me olhar ao espelho numa luz natural. Percebi que apesar de ter as olheiras bem disfarçadas tinha duas manchas super claras nos olhos. É que o NC acaba por iluminar a zona. Costuma-se dizer que em dúvida devemos sempre comprar o NW pois no tom certo fica bem a quase todas as pessoas, sejam elas NC ou NW na cor de base. Decidi ir trocar quando tivesse tempo e não pensei mais no assunto. Entretanto abri a embalagem de cartão e vi que havia um espaço sem corrector dentro da embalagem de plástico. Quase como se o corrector tivesse sido usado ou houvesse uma grande bolha de ar lá dentro. Confesso que não fiquei muito preocupada e guardei a embalagem numa gaveta. Nunca a abri e não usei o corrector.

Hoje fui à MAC do Colombo tentar devolver o corrector. A vendedora disse-me que não faziam trocas de outras lojas por causa do stock. Achei uma política parva mas nem reclamei, entrei no metro e fui para São Sebastião fazer a troca no Corte Inglés. Expliquei a situação à vendedora, ela aceitou a reclamação e foi procurar um NW20. Não havia, está esgotado e não se sabe quando voltarão a repor o stock. Aí decidiu abrir a minha embalagem e diz-me "Mas o produto está usado". Respondi-lhe que não tinha usado o produto porque não queria andar com duas manchas claras nos olhos e que a colega dela tinha usado essa embalagem. "Não é possível, nós temos os testers para isso e esta embalagem parece ter sido usada mais do que uma vez", disse-me ela. Comecei a ficar aborrecida por vê-la a insistir comigo (apesar de a embalagem parecer realmente estar usada), repeti o que já tinha dito e terminei com "Parece ter havido algum engano". "Pois, há aqui algum engano com certeza...", disse ela toda arrogante. Suspirei alto e ela saca de um cotonete e começa a limpar a bisnaga, que estava suja na ponta de onde sai o corrector. Limpa-o, coloca-o na embalagem, arruma-o na gaveta com os outros e faz-me a devolução. Ou seja, achou que a embalagem estava usada várias vezes e por isso não em condições de ser devolvida mas não teve pruridos em tentar voltar a vendê-la. Se já me incomodou ver aquele ar arrogante a olhar para mim, uma funcionária a ignorar a política que diz que o cliente tem sempre razão (mesmo que não se ache, se há coisa que não se faz é duvidar da palavra do cliente de forma indirecta), vê-la a tentar revender um produto que não estava em condições (quando já uma colega tinha tentado fazer-me o mesmo) deixou-me furiosa. Calei-me e deixei-a fazer a devolução. Ainda pensei em pedir para usar aquele dinheiro noutro produto do mesmo valor de que estava à procura mas acabei por não dizer nada. Quando estava à espera de receber o dinheiro ela dá-me um cartão. Parece que no Corte Inglés o valor das devoluções tem de ser usado num produto daquela marca naquela loja. Curioso que no talão vem indicado claramente que "se não ficar satisfeito devolvemos-lhe o seu dinheiro". Não, não devolvem o dinheiro, dão-nos outro produto de igual valor da mesma marca. Se eu não ficar satisfeita com o atendimento da loja, a limpeza dos produtos ou com a marca por qualquer motivo não posso optar por não consumir lá a partir daquele exacto momento, pois uma vez dado o dinheiro ele nunca é recuperado.

Dei dois passos e fui à banca da Clinique já a esperar o pior. Felizmente a empregada foi de uma boa educação e delicadeza surpreendentes, super atenciosa e no final da compra ainda me deu quatro miniaturas de produtos da marca para experimentar. Talvez seja normal mas como eu sou o tipo de cliente que nunca recebe nada, fiquei muito contente com as ofertas. Deu-me uma amostra do perfume Happy, uma mini high impact mascara, uma miniatura do hidratante Superdefense SPF25 e uma amostra do serum All about eyes.

Ainda quis levar um produto da linha para rosácea mas estava esgotado. Final de saldos parece ser terrível para encontrar produtos nas lojas. A linha de rosácea da Clinique estava esgotada e fui procurar quatro produtos diferentes na MAC e nenhum estava disponível nas duas lojas onde fui. 

16 comments:

  1. :O
    Eu sei bem como isso é.
    não sei porque raio elas fazem isto!
    E agora vai la uma pessoa comprar, sem saber e leva aquele pacote para casa, fica mal servido, secalhar sem sequer saber!
    fogo!!

    ReplyDelete
  2. Já é a segunda vez em duas semanas que me engano na compra de produtos MAC. Se da primeira vez foi por distracção minha, não volto a comprar lá nada sem primeiro abrir e ver bem a embalagem.

    ReplyDelete
  3. nao gosto nada do atendimento da mac do el corte inglés... elas sao mesmo muito arrogantes, parece que nos passam um atestado de estupidez. infelizmente acabo por ir la muito porque me da mais jeito...
    acho isso de ela ter colocado de novo a embalagem para venda inacreditavel! é que a marca normalmente tem politicas de higiene bastante rigorosas. enfim... pelos vistos nao é em todo o lado!

    *
    ana

    ReplyDelete
  4. Eu só faço compras na MAC do Colombo e fui à do Corte Inglés para comprar o corrector e agora para devolvê-lo. Acho que as empregadas da MAC do Colombo são antipáticas mas cumprem sempre o seu trabalho e nunca saí de lá a achar que não tinha sido bem atendida. No Corte Inglés, pelo contrário, encontrei duas empregadas arrogantes que me fizeram um mau serviço. Mas como costumo ser mal atendida no Corte Inglés de uma forma geral já nem comento muito.
    Quanto a questões de higiene não posso falar muito, mas a loja do Colombo costumava ter os blushes e as sombras cheios de pó.

    ReplyDelete
  5. Olá. Já trabalhei no El Corte Inglés e digo-te que não tens que trazer o cartão de devolução deles, solicita que a devolução seja feita com a forma de pagamento que fizeste (cartão multibanco ou dinheiro). E aconselho que da próxima vez chames o chefe e reclames. Há muito boa gente com vontade de trabalhar que não tem oportunidade pois gente pouco qualificada está a ocupar esse lugar.

    ReplyDelete
  6. n corte ingles devolvente o dinheiro caso faças devolução, ou cartão ou a mm forma de pagamento anterior..ja fui vendedora nexa empresa. Foi uma empregada d mau humor e d mal cm a vida lol.

    Passa n meu ^*^

    ReplyDelete
  7. Inacreditável! Mais uma vez o atendimento da MAC a ser tema de conversa..
    Faz-me impressão parecer que a maioria delas tem arrogancia pra dar e vender.. Tal como a Pérola disse, com tanta gente com vontade de trabalhar e essa gente parece que está lá contra a vontade delas :s
    Também sou como tu, sou pessoa de nunca receber amostras e acho que ficava tão admirada como tu se recebesse tantas :p
    ***

    ReplyDelete
  8. Concordo com a pérola!
    Também já tive um péssimo atendimento na MAC do El Corte mas na do Colombo sempre foram muito simpáticas,sendo que uma vez até me deram uma amostra generosa de eyeliner preto (que vem em pasta,não sei o nome correcto).Quanto ao resto do Corte Inglés,são sempre excepcionais e bem educadas/os.

    ReplyDelete
  9. Também já fui funcionária do El Corte Inglés (mas do de Gaia) e, como já disseram, se não quiseres devolução em cartão, eles são obrigados a dar-te o dinheiro! Nem que para isso tenhas que chamar um chefe ou fazer reclamação no SAC ( e a vendedora que te atendeu será, decerto, repreendida pois o cliente tem sempre razão). Já cheguei a assistir a devoluções de produtos, passado muito mais de 1 mês após a compra, sem talão e bem usados... enfim, tiveste azar na funcionária que apanhaste (uma dúvida, quem te atendeu foi uma vendedora MAC ou ECI?).

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  10. Bem, parece que a empregada além de ser arrogante estava de mal com a vida. Disse-me claramente que tinha de ser assim, só com o cartão de devolução usado naquela loja. Agora tenho vontade de lá ir amanhã pedir o dinheiro e ainda fazer uma queixa da moça. Se há coisa que não suporto é mau atendimento ao cliente. Eu percebo que se atendam pessoas em meio minuto pois às vezes há tanto trabalho que uma pessoa não sabe para onde se virar mas estava longe de ser aquele caso.

    Blondie, eu creio que ela é funcionária da MAC pois estava com a identificação da marca e, ao telefonar para outra loja de Lisboa, tratou quem a atendeu por "minha querida, meu amor" (portanto à partida conhece bem algumas funcionárias da marca).

    ReplyDelete
  11. Hum, sendo assim já percebo de onde vem tanta arrogância pois vendedora ECI (a maioria)não é assim (no meu departamento muitas vezes tinhamos que engolir sapos de clientes pois sabiamos que por muita razão que tivessemos, ia ficar quase tudo contra nós, os chefes são muito rigorosos com os funcionários ECI) e todos os vendedores ECI sabem que se pode fazer devolução em dinheiro (claro que a gente tentava sempre que o cliente levasse o cartão, mas nunca lhes iamos mentir).
    Acho que deves fazer reclamação da funcionária da MAC, até para eles saberem que a marca está a vender produtos devolvidos e já abertos... é que além da MAC, o ECI também fica mal visto.

    Beijinhos.

    ReplyDelete
  12. Você é um tipo de cliente nojenta (que infelizmente cada vez há mais), mau carácter, oportunista, mal formada, reles e ordinária. Queria ver você a trabalhar no comércio e aturar gente da sua laia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Voce deve de ser a tal funcionaria!! realmente eu detesto entrar na MAC colombo e no el corte ingles inteiro!! Pois reconheco que as funcionarias deixam me incomodada pela frieza com que atendem as pessoas!! se tiver 3 ou 4 produtos da marca e muito so por nao querer entrar la! eu nao o que e que elas se acham!! Porque e que ela e nojenta? por dizer que realmente foi mal; atendida! shame on you!

      Delete
  13. Devias ter feito uma reclamação. Uma situação muito desagradável mesmo.

    ReplyDelete
  14. Nao consegui de pensar aquilo que voce disse anonimo, acho que foi um pouko mal educado/a, eu ja trabalhei num centro comercial e tambem ja apanhei alguns tipos de clientes, que so me apetece .....
    mas nao é por aí,,,,
    o que eu kero dizer é o seguinte qualquer cliente deve ser tratado com todo o respeito , ele deve-se sentir unico, quando ele ás vez está errado que neste momento não é o caso , nós como funcionários temos que nos meter no lugar deles e tentar-mos pÔno lugar deles e tentar-mos arranjar uma solução para o problema dele.Mas o mais engraçado é que pessoas como voçe conseguem sempre subir .... mas isso tambem é outra conversa....um conselho vá ter umas aulas de tecnicas de vendas e depois aí compreenderá o k eu kero dizer..e se asra tiver que fazer reclamaçoes esta no seu direito.... ha muitas boas pessoas que precisam de trabalhar e talvez mais bem educadas

    ReplyDelete
  15. Passei por uma raiva na MAC do Corte Inglés, fiquei horas e horas olhando para uma sombra azul , quando decido "meter" o dedo na sombra para testar já que não aparecia ninguém , parece uma vendedora , acho que por ela , ela dava na minha cara. Super arrogante , falou aos altos tons se eu queria ajuda, virou as costas e saiu, voltou para um grupinho de vendedoras para pôr a conversa em dia. Fiquei eu lá, olhando para um batom e a tal sombra por 20 minutos e nada, fui me embora.
    Comprei online dos EUA , um conjunto de sombras minerais + pincéis, por 20 euros já com frete. Claro, que não foi a sombra que queria da MAC mas foi de uma marca americana ecológica e muita reconhecida por lá (IQ natural).
    E assim foi a saga como perder um cliente.....

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...