Thursday, March 1, 2012

Manteiga hidratante de Cacau e frutas vermelhas d'O Boticário

Manteiga hidratante de cacau e frutos vermelhos - 13,90€/250ml
 Já tenho este hidratante cá em casa há algum tempo mas só hoje venho escrever sobre ele. Como já tenho em casa uma dose considerável de hidratantes corporais o que faço é ir intercalando-os. Idealmente usaria um durante oito dias para a seguir para outro mas como na prática só hidrato o corpo a cada dois dias passo os prazos para quinze dias. Estas fotografias já são antigas e de momento o frasco já está pela metade. 

Caso ainda não tenham percebido, estou a falar da Manteiga Hidratante de Cacau e Frutas Vermelhas que está inserida na linha Nativa Spa do Boticário. Esta linha inclui várias manteigas, cremes, flans e afins que prometem hidratação mas na altura escolhi esta por prometer tratar da pele ressequida, coisa que tinha na altura. Agora talvez experimentasse a de framboesa e mirtilo ou a de romã.


Mas vamos ao que interessa: esta manteiga promete hidratar intensamente a pele ressequida, deixá-la macia e delicadamente perfumada. O Boticário afirma que ela é indicada sobretudo para zonas muito secas como os joelhos e os cotovelos. A minha pele não está extremamente seca mas quando fico mais do que três dias sem a hidratar ela começa a ficar irritada, com comichão e criando uma espécie de escamas brancas. Assim, e porque sei que não tenho disciplina suficiente para manter uma hidratação diária, o que procuro num produto destes é uma hidratação intensa. A marca não especifica um número de horas de hidratação, tal como acontece com outros hidratantes seus, mas a partir do momento em que dizem que funciona particularmente bem em zonas ressequidas como os joelhos e cotovelos eu espero que tenha um elevado nível de hidratação.

Começo pelo cheiro pois é a primeira coisa que se nota ao abrir a embalagem. Uma das promessas é um perfume delicado e aí não me parece que cumpra minimamente o prometido. Ele não é delicado, é bem presente e forte na primeira hora após a aplicação. Se gostamos ou não do aroma já é algo subjectivo (pessoalmente não gosto) mas o facto de que ele é notório nos primeiros tempos é inegável. Para quem gostar do aroma é algo muito positivo, para quem não gostar é algo negativo. O que fiz para contornar o problema foi usá-lo só depois do banho e nunca na hora antes de ir para a cama. Isto porque noto que quando tiro a roupa de dia e visto o pijama ele fica muito mais perceptível; se o passar de manhã no corpo, com a agitação do dia a dia, acabo por nem dar por ele e o problema desaparece.


A textura foi o que mais me agradou nele. É muito leve e assemelha-se mais ao que eu associaria a um flan do que a uma manteiga propriamente dita. Por ser tão leve é muito fácil de retirar da embalagem e passar na pele. Também é absorvida em relativamente pouco tempo, diria que nuns cinco minutos sem deixar a pele excessivamente gordurosa. 

Em relação à parte mais importante, a hidratação, diria que cumpre o que promete. Com ele aguento pelo menos 48 horas sem ter a pele seca e com as características de que falei mais acima. Claro que depois deste tempo a minha pele já não está viçosa e macia como estava no dia em que o apliquei mas os sintomas negativos que me fazem sofrer ainda estão longe e isso agrada-me. Falo de alguém que tem uma pele muito seca e sensível por isso suponho que o resultado em peles normais seja igual ou melhor.

Resumindo, esta manteiga hidratante cumpre o que promete em termos de hidratação intensa deixando de facto a pele suave e perfumada. Já em relação à promessa de um perfume delicado, tenho as minhas dúvidas, mas em termos de fragrâncias os gostos e tolerâncias são muito subjectivos, pelo que não há nada como cheirar antes de comprar.

Este produto foi-me enviado pelo Boticário para consideração, não afectando a imparcialidade da resenha. O meu compromisso é para com as leitoras e por isso o sistema de parcerias do tin-tu-ras não inclui resenhas pagas ou com opiniões previamente garantidas. Mais informações sobre o sistema de parcerias aqui.

6 comments:

  1. Olá!

    Sigo o teu blog há algum tempo e gosto do que leio e da forma como escreves. Como sei que tens certo tipo de preocupações - com as quais me identifico - na escolha dos produtos que usas, gostava de saber se tens alguma informação sobre O Boticário e os testes em animais.

    Obrigada e beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ana,

      Tanto quanto sei, o Boticário não testa nenhum dos seus produtos em animais.

      O Boticário é uma marca brasileira e, pelo que percebi, é a ANVISA e não a marca (seja ela qual for) quem decide em última instância se é ou não necessário realizar testes. Geralmente, só são feitos testes em humanos e animais quando se tratam de novos produtos cosméticos com fórmulas nunca antes testadas; ou seja, quando é necessário comprovar a segurança dos produtos. Quando o tipo de produto não é novo e só é necessário fazer um controlo de qualidade (um blush, por exemplo) então esse teste é feito de outra forma. Isto quer dizer que, em última instância, e tratando-se de um tipo de produto novo, não importa se a marca apoia ou não esse tipo de testes: a Anvisa obriga a que certos testes sejam feitos para que os produtos se vendam no Brasil (os produtos são lançados lá e só depois vêm para cá, por isso importa perceber como funciona o Brasil nesta área).

      Houve recentemente uma polémica com a marca pois esta é a patrocinadora oficial do São Paulo Fashion Week. Nesses desfiles alguns estilistas usaram roupas feitas com peles de animais e o Boticário foi acusado de colaborar indirectamente com isso. Em sequência, lançou este comunicado no Facebook: https://www.facebook.com/notes/o-botic%C3%A1rio/compromisso-com-voc%C3%AA-transpar%C3%AAncia/262563510481953

      Espero ter ajudado na medida do possível. Beijinhos!

      Delete
    2. Ajudaste! Obrigada pela resposta atenciosa :)

      Beijinhos,
      Ana

      Delete
  2. Gosto do aspecto do produto, eu adorava experimentar esses produtinhos do Boticário. Gosto sempre muito das tuas resenhas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Martinha, tu és uma leitora super querida :) Há lojas do Boticário na Madeira?

      Delete
  3. Também gostava de experimentar uma manteiga. Do Boticário só tenho loções, que adoro!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...