Manteiga hidratante de cacau e frutos vermelhos - 13,90€/250ml |
Já tenho este hidratante cá em casa há algum tempo mas só hoje venho escrever sobre ele. Como já tenho em casa uma dose considerável de hidratantes corporais o que faço é ir intercalando-os. Idealmente usaria um durante oito dias para a seguir para outro mas como na prática só hidrato o corpo a cada dois dias passo os prazos para quinze dias. Estas fotografias já são antigas e de momento o frasco já está pela metade.
Caso ainda não tenham percebido, estou a falar da Manteiga Hidratante de Cacau e Frutas Vermelhas que está inserida na linha Nativa Spa do Boticário. Esta linha inclui várias manteigas, cremes, flans e afins que prometem hidratação mas na altura escolhi esta por prometer tratar da pele ressequida, coisa que tinha na altura. Agora talvez experimentasse a de framboesa e mirtilo ou a de romã.
Mas vamos ao que interessa: esta manteiga promete hidratar intensamente a pele ressequida, deixá-la macia e delicadamente perfumada. O Boticário afirma que ela é indicada sobretudo para zonas muito secas como os joelhos e os cotovelos. A minha pele não está extremamente seca mas quando fico mais do que três dias sem a hidratar ela começa a ficar irritada, com comichão e criando uma espécie de escamas brancas. Assim, e porque sei que não tenho disciplina suficiente para manter uma hidratação diária, o que procuro num produto destes é uma hidratação intensa. A marca não especifica um número de horas de hidratação, tal como acontece com outros hidratantes seus, mas a partir do momento em que dizem que funciona particularmente bem em zonas ressequidas como os joelhos e cotovelos eu espero que tenha um elevado nível de hidratação.
Começo pelo cheiro pois é a primeira coisa que se nota ao abrir a embalagem. Uma das promessas é um perfume delicado e aí não me parece que cumpra minimamente o prometido.
Ele não é delicado, é bem presente e forte na primeira hora após a
aplicação. Se gostamos ou não do aroma já é algo subjectivo
(pessoalmente não gosto) mas o facto de que ele é notório nos primeiros
tempos é inegável. Para quem gostar do aroma é algo muito positivo, para
quem não gostar é algo negativo. O que fiz para contornar o problema
foi usá-lo só depois do banho e nunca na hora antes de ir para a cama.
Isto porque noto que quando tiro a roupa de dia e visto o pijama ele
fica muito mais perceptível; se o passar de manhã no corpo, com a
agitação do dia a dia, acabo por nem dar por ele e o problema
desaparece.
A textura foi o que mais me agradou nele. É muito leve e assemelha-se
mais ao que eu associaria a um flan do que a uma manteiga propriamente
dita. Por ser tão leve é muito fácil de retirar da embalagem e passar na
pele. Também é absorvida em relativamente pouco tempo, diria que nuns
cinco minutos sem deixar a pele excessivamente gordurosa.
Em relação à parte mais importante, a hidratação, diria que cumpre o que promete. Com ele aguento pelo menos 48 horas sem ter a pele seca e com as características de que falei mais acima. Claro que depois deste tempo a minha pele já não está viçosa e macia como estava no dia em que o apliquei mas os sintomas negativos que me fazem sofrer ainda estão longe e isso agrada-me. Falo de alguém que tem uma pele muito seca e sensível por isso suponho que o resultado em peles normais seja igual ou melhor.
Resumindo, esta manteiga hidratante cumpre o que promete em termos de hidratação intensa deixando de facto a pele suave e perfumada. Já em relação à promessa de um perfume delicado, tenho as minhas dúvidas, mas em termos de fragrâncias os gostos e tolerâncias são muito subjectivos, pelo que não há nada como cheirar antes de comprar.
Este produto foi-me enviado pelo Boticário para consideração, não afectando a imparcialidade da resenha. O meu compromisso é para com as leitoras e por isso o sistema de parcerias do tin-tu-ras não inclui resenhas pagas ou com opiniões previamente garantidas. Mais informações sobre o sistema de parcerias aqui.
Olá!
ReplyDeleteSigo o teu blog há algum tempo e gosto do que leio e da forma como escreves. Como sei que tens certo tipo de preocupações - com as quais me identifico - na escolha dos produtos que usas, gostava de saber se tens alguma informação sobre O Boticário e os testes em animais.
Obrigada e beijinhos!
Olá Ana,
DeleteTanto quanto sei, o Boticário não testa nenhum dos seus produtos em animais.
O Boticário é uma marca brasileira e, pelo que percebi, é a ANVISA e não a marca (seja ela qual for) quem decide em última instância se é ou não necessário realizar testes. Geralmente, só são feitos testes em humanos e animais quando se tratam de novos produtos cosméticos com fórmulas nunca antes testadas; ou seja, quando é necessário comprovar a segurança dos produtos. Quando o tipo de produto não é novo e só é necessário fazer um controlo de qualidade (um blush, por exemplo) então esse teste é feito de outra forma. Isto quer dizer que, em última instância, e tratando-se de um tipo de produto novo, não importa se a marca apoia ou não esse tipo de testes: a Anvisa obriga a que certos testes sejam feitos para que os produtos se vendam no Brasil (os produtos são lançados lá e só depois vêm para cá, por isso importa perceber como funciona o Brasil nesta área).
Houve recentemente uma polémica com a marca pois esta é a patrocinadora oficial do São Paulo Fashion Week. Nesses desfiles alguns estilistas usaram roupas feitas com peles de animais e o Boticário foi acusado de colaborar indirectamente com isso. Em sequência, lançou este comunicado no Facebook: https://www.facebook.com/notes/o-botic%C3%A1rio/compromisso-com-voc%C3%AA-transpar%C3%AAncia/262563510481953
Espero ter ajudado na medida do possível. Beijinhos!
Ajudaste! Obrigada pela resposta atenciosa :)
DeleteBeijinhos,
Ana
Gosto do aspecto do produto, eu adorava experimentar esses produtinhos do Boticário. Gosto sempre muito das tuas resenhas!
ReplyDeleteMartinha, tu és uma leitora super querida :) Há lojas do Boticário na Madeira?
DeleteTambém gostava de experimentar uma manteiga. Do Boticário só tenho loções, que adoro!
ReplyDelete