Sunday, February 12, 2012

Perfumes da Linha Coffee Seduction d'O Boticário

Oh coisa horrível: primeiro ano em que presto atenção ao dia dos namorados e é justamente a primeira vez em muito tempo que estou solteira na data... Enfim, tentarei não falar muuuuito sobre isso mas será com esforço. Tenho andando meio triste, por isso tenho ligado mais a esse dia e tenho saudades de como é bom sentir um friozinho na barriga só de pensar naquela pessoa especial. Nunca fui de dar prendas neste dia mas agora, se pudesse, ofereceria.

O Boticário também decidiu dedicar a sua linha especial para o dia de São Valentim a um ingrediente específico - neste caso trata-se do café. Curioso é o facto de eu amar café, tal como chocolate, mas não gostar destes odores nos produtos de beleza. Foi de pé atrás que os experimentei, meio a medo de ficar com produtos que depois não iria querer usar. E se o cheiro é horrível? E se é daqueles odores artificiais que só a custo faz lembrar o café?...

A linha inclui também produtos para o corpo dos quais falarei noutro dia. Hoje falemos dos perfumes, prenda comum e segura num dia destes. Afinal, se eu quiser oferecer um produto de beleza que faça a pessoa lembrar-se de mim com frequência a primeira escolha cairá certamente num perfume.

A imagem desfocada deve-se à minha emoção em tirar fotografias para o blog pela primeira vez em muito tempo, cof...
Falar de perfumes é difícil, resenhá-los também. Uma coisa é copiar e colar o press release mas para isso já existem uma série de blogs e as boas e velhas revistas "femininas", outra (mais difícil aos meus olhos) é escrever resenhas. Digo-o porque o factor mais importante na análise de um perfume, o odor, é algo extremamente subjectivo que tem mais que ver com gostos do que com objectivos. Por exemplo, ao resenhar uma base posso dizer se ela é para quem quer maior ou menos cobertura mas fazer o mesmo com uma fragrância é mais complicado. Ao escrever sobre uma base posso descrever o que ela faz, posso tirar fotografias ao aspecto que dá à minha pele, existem uma série de factores que podem ser tidos em conta numa análise; no entanto, ao escrever sobre um aroma, sobretudo para quem não tem um olfacto muito apurado como é o meu caso, posso apenas dizer se ele dura muito na pele e se é do meu agrado (ou não? o que procuram na resenha de um perfume?). É que eu não tenho grande pachorra nem confiança em press releases e por isso não consigo fazer um post que se centre neles.
Coffee Woman Seduction - 29,90€

Mas vamos ao que interessa. Começando no perfume para as mulheres, temos o Coffee Woman Seduction
Tem notas frutais de ameixa e kiwi e um delicado toque floral e notas quentes de chocolate branco e cupcake que, diz O Boticário, é enriquecido pelo exclusivo extracto de café Arábica. Tem também notas de madeira e musk. Eu adoro café arábica mas confesso que não encontrei odor a café no produto. Suponho que esteja lá mas mistura-se com os outros odores. Por isso, quem não gosta de odor a café pode experimentar sem medos, o perfume é bastante agradável e pessoalmente sinto que os toques florais, quentes e de musk são os mais perceptíveis e cheirosos. Como sempre no que a odores diz respeito, o melhor é cheirar na loja, mas gostei bastante, e quem lê o blog sabe que perfumes não são a minha praia. Sendo tudo o resto algo que varia de gosto para gosto, posso apenas dizer que o cheiro fica na pele muito tempo sem ser demasiado forte ou sequer enjoativo. 

Admito que não estava à espera de gostar realmente dele, pois perfumes não são algo que me desperte o interesse e tenho tendência a gostar mais de perfumes de homens do que de mulheres; no entanto, gostei bastante deste pois pareceu-me quente e delicado ao mesmo tempo, um odor bem feminino*. Assim que o passei na pele fiz cara feia: inicialmente o odor parecia-me demasiado forte (coisa que gosto em perfume de homem mas não gosto em perfume de mulher) mas passado um minuto ele funde-se na pele, ficando apenas um cheiro bastante agradável.

* Depois de escrever este comentário fui reler a descrição que a marca faz do perfume e diz justamente o seguinte: "Transmite a delicadeza e a feminilidade das mulheres com atitude". Estarei a passar ao lado de uma grande carreira na área dos perfumes?
Coffee Man Seduction - 29,90€
Por último, o Coffee Man Seduction, para homens. Diz-nos O Boticário que contém a infusão de grãos de café Premium, que tem notas frutais de Mandarina e Cassis, que contrastam com as notas quentes de madeiras secas e toques orientais. Para finalizar, contém o mesmo extracto exclusivo de café arábica que se encontra na versão para mulher mas combinado com notas licorosas. Tive dificuldade em encontrar ali um odor que pudesse ser familiar e que conseguisse descrever por palavras mas, ao ler o press release, tornou-se mais fácil para mim encontrar os odores de noz moscada, patchouli e âmbar.

Como disse acima, tenho tendência a gostar mais de perfumes masculinos do que femininos. Esperava manter essa tendência agora que ia ter pela primeira vez a versão feminina e a masculina de dois perfumes lado a lado, prontos para eu experimentar e comparar. No entanto, e para minha surpresa, acabei por gostar mais do de mulher. Quando digo que gostei mais, quero dizer que vejo-me a usar o primeiro e não o segundo (é, eu já usei perfume de homem) e não que o segundo não fique bem a homens. O perfume é forte, bem masculino e parece-me que o termo "sofisticado" que a marca usa para o descrever assenta bem. Gostava de abraçar um homem que tivesse um cheirinho destes, se é que isto quer dizer alguma coisa (céus, estou mesmo carente!...).

Para o fim deixei aquilo que me parece ser mais importante na medida em que, ao contrário dos gostos, é mais fácil de afirmar e confirmar com o uso. Como já disse, estou longe de ser perita em fragrâncias nem sequer tenho muitos perfumes por isso tenho receio de estar aqui a dizer uma coisa muito óbvia mas ao usar os dois (em dias diferentes, claro) notei que têm uma coisa em comum: a duração deles na pele é óptima! Ficam presentes o dia todo sem se tornarem demasiado óbvios e sem ser necessário tomar banho em perfume. Como o mesmo não acontece com a maior parte dos perfumes que tenho em casa, vejo isto como uma qualidade e como o ponto forte da linha.

Este produto foi-me enviado pelo Boticário para revisão, coisa que não afecta a imparcialidade da resenha. Mais informações sobre o programa de parcerias aqui.

4 comments:

  1. Adorava experimentar, deve cheirar mesmo bem :)

    ReplyDelete
  2. É uma ótima prenda! :D

    ReplyDelete
  3. Isaa, nada como dar um saltinho a uma loja e ver se te agrada :)

    ReplyDelete
  4. Passei ontem numa loja e gostei do de homem, acho q o vou comprar amanhã (sim, q ainda n comprei uma prenda para o meu fofinho).

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...