Thursday, October 20, 2011

Vernizes com frascos feios e algumas considerações sobre os vernizes nacionais

Hoje, entre todas as desculpas que arranjei para não estudar, lembrei-me de catalogar todos os meus vernizes. Ao fazê-lo percebi que tenho 72. 72 vernizes e apenas duas mãos. O pior? Quero mais! Continuo à procura de mais vernizes, a perder tempo à procura de swatches online e continua a ser o produto de beleza que mais compro.

Enfim, nisto percebi que tenho muitos vernizes mas de poucas marcas. Risqué, Cliché, China Glaze e depois umas amostras de outras cinco ou seis marcas. E como se pensar numa coisa tão pouco importante como esta não fosse suficiente, ainda tive tempo para me surpreender: Bolas, alguns destes frascos são mesmo feios!

É certo que o frasco é das coisas menos importantes quando se compra um verniz mas não custava nada perder algum tempo a melhorar a imagem. É que se estiverem na mesma prateleira duas marcas de vernizes com o mesmo preço, é provável que eu repare primeiro naquela que tem uma melhor imagem. Mas admito que gostos são gostos e que alguns dos frascos são mencionados apenas por mariquice minha.

Imagem: Montes de maquilhagem
A Cliché é a minha marca de vernizes favorita dentre as nacionais. Cores bonitas, qualidade óptima, preço baixo! Mas... e o frasco? Há coisa mais sem sal? O frasco redondo e o cabo do pincel preto e de plástico dão-lhe um ar antiquado, datado. O rótulo vem por vezes mal colado, o que lhe dá um ar desleixado (uau, tantos adjectivos sérios para qualificar um objecto!), como acontece ali com o Sorte (a propósito: como é que eu nunca encontrei esta cor à venda?!).

Imagem: A beautiful secret
A Jordana entra aqui um pouco pelos motivos mencionados acima. Sendo que alguns dos vernizes da marca vêm com um cabo de pincel ainda mais feio.

Imagem: Miss Verniz
Julgo que a Ludurana (direi sempre Ludurama) é uma marca brasileira que podemos encontrar em Portugal. Nunca os vi à venda mas pelo que já vi online têm uma boa gama de vernizes, não sei se são de qualidade mas pelo menos apostam na variedade de oferta. Mas o logótipo é o exemplo perfeito de demasiada coisa a acontecer no mesmo espaço ao mesmo tempo. Depois põem uma borboleta ao canto para picar o ponto feminino uma vez que este logótipo seria ideal se se tratasse de uma linha direccionada a homens.

Imagem: Makeup and beauty
Não sou grande fã dos frascos de vernizes da Essence no geral, abrindo apenas excepção para aqueles que têm esta forma, mas neste caso refiro-me ao verniz que está no meio, o único diferente dos outros. É certo que ter uma tampa da mesma cor do verniz dá jeito na altura em que olhamos para a nossa caixinha e tentamos encontrar aquela cor que procuramos, mas será que estas marcas não sabem que podem gastar o mesmo dinheiro e fazer uma embalagem com um aspecto menos barato?

Imagem: Blushing loves
Vamos esclarecer uma coisa, Orly: cabos de pincel de borracha = óptimos para usá-los com segurança; cabo de borracha em dois tons de cinzento = foleiro. Na dúvida, escolham apenas um tom ou vão com o preto de sempre. 

Imagem: Diário da papoila
O tipo de frasco que está na imagem, ou este, ou este, ou este (a fotografia não mostra o horror que é o cabo), ou este, ou este. Como é que a H&M, que também passa a vida a mudar os frascos, consegue fazer alguns tão giros e o melhor que a Yes Love consegue fazer é a sua versão do modelo mais banal que há?

Imagem: Mulheres que odeiam
Como se o nome Nfu-Oh não fosse suficientemente piroso...

Imagem: Miss Mia
Olhem, absolutamente nada contra os Andreia, só não gosto que tenham números em vez de nomes. Ninguém decora números! Entre dizer Olha, estou a usar um Pink Vigarista ou Olha, estou a usar um 53, toda a gente escolhe a primeira opção! Mas pronto, a referência à Andreia é só uma desculpa para falar da indústria nacional.

Enquanto estava a catalogar os meus vernizes vi quantas marcas portuguesas eu tenho. Duas: a Andreia e a Cliché. Além destas, conheço apenas a Carlos Santos (ainda vão a tempo de mudar de nome... a sério, até CS ficava melhor), a Bitty e a Inocos (nunca encontrei estas duas últimas à venda). Existem outras marcas certamente, eu é que não as conheço. E reparem, vivemos numa sociedade onde há oferta variada, não é suposto a consumidora ter que andar à procura das marcas do seu país, é suposto elas irem até ela. A distribuição dos nossos vernizes não é boa. Eu encontro vernizes Risqué em muitos mais sítios do que os Cliché, por exemplo. Nem toda a gente frequenta lojas dos trezentos, eu nunca lá ponho os pés. Se for ao um supermercado encontro várias marcas estrangeiras, o mesmo em parafarmácias, mas para encontrar marcas nacionais tenho que ir a lojas dos trezentos ou a lojas como as Carlos Santos. 

Se pesquisar informações sobre eles na Internet acontece mais ou menos o mesmo.

Uma busca pela Cliché leva-nos a esta página que não nos dá informação nenhuma sobre o acabamento dos vernizes, sobre uma possível divisão por colecções ou quais as cores mais recentes. Também não temos informações sobre os ingredientes nem sabemos quais os pontos de venda. Visito a página e não sei se as colecções são permanentes, se há vernizes que deixam de ser produzidos de um momento para o outro, se todos os vernizes vão ter um acabamento igual, qual o preço médio, se são hipoalergénicos...

O site da Bitty divide os seus vernizes em três categorias: naturais, cremosos e brilhantes. Pelas imagens (não há informação escrita além dos nomes) os "brilhantes" são, com muito boa vontade, metalizados. Na secção Novidades encontramos o que parece ser a colecção de Inverno - há apenas uma imagem promocional e os respectivos nomes (acho que encontro ali dois metalizados, o Aço e o Jade). Novamente, não sei onde comprar os vernizes, qual o preço médio ou se são ou não adequados a alérgicas.

A Inocos é, pelo que percebi, uma marca nova, surgiu no início deste ano. O site mostra-nos as cores da colecção base que está dividida entre cremosos, diamont (?), metálico, natural e natural gloss. Podemos ver também a secção das colecções, onde de momento só se encontra a colecção de Verão de 2011, a Marias de Portugal (quero o Maria Menina, o Maria Bonita e o Maria do Mar já!) e a secção dos complementos com três bases, um top coat e um extra-brilho. O catálogo está aqui. Novamente, não sei se os vernizes são adequados a alérgicas, não sei os preços médios, não sei onde os comprar.

Os vernizes Carlos Santos estão online e podem ser comprados a partir de casa! Não sei como é a distribuição das lojas fora de Lisboa mas para quem não encontra as lojas na sua zona de residência pode comprá-los a partir da net. É que, tanto quanto sei, os vernizes Carlos Santos só se vendem em lojas da marca, o que dificulta o acesso a muita gente. No site encontramos fotografias dos frascos em vez de ilustrações toscas, o que ainda não é o ideal mas já é bom pois permite-nos ver melhor a cor e perceber mais ou menos qual é o acabamento do verniz  (encontro ali o que me parece serem dois glitters). Encontramos aqui a morada de todas as lojas mas, novamente, não temos qualquer informação sobre se eles são ou não adequados a alérgicas, parecem ter apenas uma gama fixa (não parecem haver colecções, buuuh!) e os vernizes são numerados (duplo buuuh!).

A Andreia tem um site com informações sobre todos os produtos da marca, onde se encontra uma imagem promocional da colecção de vernizes de Outono/Inverno deste ano, a indicação dos pontos de revenda a nível nacional e uma animação onde podemos ver toda a gama de vernizes e como eles ficam nas unhas (com opções para quatro tons de pele diferentes). Através desta visita ao site descobri que a colecção deste ano é inspirada nas vindimas, uma ideia que me parece interessante mas que não saberia por outra forma que não uma visita a esta página. 

Por favor, não me digam que estou a traçar um nível de exigência superior ao que estabeleci para marcas estrangeiras. Os vernizes estrangeiros que compro têm bons sites. Através de uma pesquisa na internet encontro muita informação sobre eles, sei se são ou não adequados a alérgicas e tenho acesso a todas as colecções, bem como ao acabamento dos vernizes. Eu encontro vernizes China Glaze à venda por três euros e posso procurar o que quero em catálogos com várias colecções temáticas, inúmeras cores e acabamentos variados. Até posso preferir ajudar a produção nacional, mas se encontrar marcas que fazem os mesmos preços com mais variedade, então vou preferir a segunda hipótese. 

A indústria nacional só tem a ganhar se apostar numa boa imagem, numa divulgação de qualidade e num aumento da oferta. Quantas marcas é que inovam na gama de cores? Quantos glitters de qualidade é que encontro? E em quantas cores? Existem sequer vernizes nacionais com acabamentos duochrome ou holográficos? E craquelados? Há um trabalho de marketing actual? Preocupam-se, por exemplo, em fazer colecções temáticas e regulares, que acompanhem as tendências e que possam aumentar a vontade de consumo? Como é que podem competir com marcas estrangeiras que fazem os mesmos preços e se vendem nos mesmos locais, ainda para mais se as últimas estão muito mais divulgadas na internet? As bloggers de beleza, por exemplo, podem ser óptimas aliadas na divulgação dos produtos, coisa que aliás é feita lá fora. As marcas enviam às bloggers as suas colecções  para que elas as testem, fotografem e avaliem nos seus blogs - sabem que assim aumentam a publicidade aos seus produtos e passam uma imagem de empresa inovadora. 

Não vão ser os consumidores que num laivo de nacionalismo vão decidir consumir preferencialmente produtos portugueses, têm que ser as marcas a apostar na inovação e na divulgação do que fazem.

4 comments:

  1. Tens toda a razão no teu post:)
    e quanto a não encontrar certos vernizes também é verdade,há imensa marcas que nunca encontro,enfim fazer o que?
    bjs

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  2. concordo contigo , as embalagens não podiam ser mais básicas ou a imitar outras !
    quanto aos cliché e bitty vejo nas lojas do chinês ( o que é terrível para aumentar a "fama" do verniz, e inocos vi ainda esta semana na loja no metro do Colombo, tinha lá alguns :)


    com isto tudo acabo por render-me a marcas internacionais
    (acabei de comprar dos china glaze lindos *.*)

    xoxo

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  3. Gostei muito do post! Tens toda a razão!

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  4. A Orly Portugal dá-lhes de novo as boas vindas em este ano 2015



    Aproveitamos para lembrar a todas que a Orly já tem representante em Portugal e Espanha



    Premium Lacquer (representante Orly desde 2015)

    Av Gregorio Marrañon 6 local 3 San Sebastian de los Reyes - Madrid

    Tm: 910 881 788



    jhony@premiumlacquer.es

    facebook:https://www.facebook.com/Orly.Spain.Portugal/?fref=ts

    www.premiumlacquer.es



    Contatem-nos para saber os pontos de venda Orly



    ( La empresa APRILNESS COSMETICS, LDA ja nao existe )

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