Thursday, June 23, 2011

Dica: como evitar as bolhinhas no verniz

Imagem do blog star violet
Vá, o post de hoje não é bem uma dica mas mais uma desconstrução de mitos. Desconstrução com base na minha experiência.
Começou ontem o Verão no hemisfério norte (e eu já estou farta do calor!), com ele veio o aumento da temperatura, coisa que, para as amantes de vernizes, significa rezar, passar o verniz, e voltar a rezar para que as bolhinhas não surjam. São mesmo as temperaturas altas que as criam e pela internet existem imensas dicas para as evitar.
Eu admito: tentei-as todas no Verão passado. Eu guardei uma prateleira no frigorífico só para os vernizes, eu pintei as unhas logo a seguir a um banho bem frio (é Verão, né?), eu pintei-as logo de manhãzinha antes das temperaturas ficarem insuportáveis, eu mergulhei as mãos num balde com água e alguns cubos de gelo logo a seguir a passar o verniz (experiência científica, 'tá?)... Pintar as unhas com um verniz gelado era apenas idiota pois a temperatura ambiente e a do meu corpo eram altas o suficiente para causar bolhas. Pintá-las com o corpo fresco funcionava até metade da segunda camada, e quando fazia a segunda camada demasiado cedo elas surgiam logo. Pintá-las de manhã também não servia de nada porque elas apareciam sempre (sempre!) horas depois. Pôr as mãos de molho num balde de água gelada por uns minutos ou várias vezes parece-me extremamente idiota.
E com isto vou dar à dica que não é dica e não passa de senso comum. Esperar muito tempo entre as camadas. Muito. As camadas devem ser sempre finas, claro, e nos dias mais quentes devem ter mesmo intervalos de algumas horas. Foi assim que funcionou comigo. Percebi que tinha alguns vernizes que causavam mais bolhinhas que outros (os da Risqué são de fugir no Verão mas existem vernizes assim em todas as outras marcas que tenho) e tentei evitá-los. Quando não conseguia porque ter aquela cor nas unhas naquele dia era uma necessidade básica!, tentava sempre aplicá-los na véspera de uma manhã mais desocupada. Assim, passava a base e a primeira camada à noite. O verniz secava a noite toda (com isto evitava também os vincos dos lençóis) e de manhã passava a segunda camada mais o secante. Sempre que o fiz estive livre de bolhas (claro que no mesmo dia em que escrevo isto, pinto as unhas e ignoro totalmente esta dica ficando cheia de bolhas). Claro que vocês devem ter uma vida social e por isso basta esperarem uma hora entre camadas.  

5 comments:

  1. Por acaso sempre me perguntei o que fazer para isso não acontecer, e já usei a água fria e nada... Vou tentar isso! Não é que fique com as unhas como as da imagem, mas fico com algumas que chateiam...

    ReplyDelete
  2. O engraçado é que só acontece com alguns vernizes,comigo acontece com os Risqué e os Andreia,até ver não me lembro de outros que fazem isso:)

    ReplyDelete
  3. Sónia, suponho que existam ingredientes nas fórmulas que tornem isto mais fácil de acontecer. Mas já me aconteceu com imensas marcas no Verão passado. O único tipo de verniz que não me dá bolhas de certeza é o fosco.
    E sim, tanto pode aparecer uma bolhinha como ficar com as unhas iguaizinhas às da foto :(

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela dica, faz todo o sentido e vou experimentar :) *

    ReplyDelete
  5. A mim é muito raro acontecer, e não sou assim tão cuidadosa quando pinto as unhas. Provavelmente, tambem terá a ver com a unha em si..
    ***

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...