Tuesday, November 2, 2010

Mitos sobre o cabelo e os seus cuidados

Cortar o cabelo regularmente faz com que ele cresça mais forte e mais depressa.
Um cabelo fino ou fraco não vai deixar de o ser só porque o cortamos regularmente. Também não vai crescer mais depressa. Acreditamos nisso porque notamos mais facilmente diferenças de tamanho em cabelos que estão ao nível dos ombros ou um pouco acima, do que em cabelos longos. No entanto, é sempre bom cortar pelo menos as pontas com alguma regularidade de forma vermo-nos livres das pontas espigadas.

O cabelo tem de ser lavado diariamente.
Não existe uma periodicidade ideal para a lavagem do cabelo. Isso depende muito do nosso tipo de cabelo, do tipo de produtos que usamos, da sujidade e poluição a que estamos sujeitos no dia a dia e, no final das contas, da nossa preferência. Eu, por exemplo, lavo o meu cabelo dia sim, dia não. Isto também significa que lavá-lo diariamente não o irá prejudicar.

Quanto mais espuma fizer um champô, melhor é a limpeza.
Falso. Um champô que faça muita espuma não é melhor para os nossos cabelos, significa apenas que ele tem mais detergentes, mais químicos.

As pessoas com cabelo oleoso não devem usar condicionador.
Só quem tem cabelo muito curto é que não precisa de usar condicionador. Se não o passares na raiz e te concentrares sobretudo nas pontas não haverá qualquer problema. Existem também condicionadores indicados para cabelos oleosos.

O sumo de limão clareia o cabelo.
Embora as pessoas com cabelo naturalmente claro notem algumas diferenças quando conjugam o uso de sumo de limão com a exposição ao sol,  mesmo não acontecerá às pessoas de cabelos escuros.

Não é necessário cortar o cabelo para nos vermos livres das pontas espigadas.
Os produtos que encontramos à venda para tratar das pontas espigadas só duram até à lavagem seguinte. A única forma de nos vermos livres das pontas espigadas é cortando-as. Mas isto não significa que precises de visitar regularmente um cabeleireiro. Podes cortá-las em casa, mas nunca usando uma lâmina!

É necessário mudar de champô de vez em quando pois com o tempo ele deixa de fazer efeito.
Quem diz isto acredita que o nosso cabelo se habitua ao champô e começa a criar "defesas". Não há nada mais falso. Embora muitas pessoas garantam que isso já lhes aconteceu, não há provas científicas disso.

Dormir com o cabelo molhado pode causar infecções no couro cabeludo.
As infecções no couro cabeludo podem ser causadas por várias coisas, como contacto com pessoas ou animais infectados ou maus cuidados, mas não por dormires com o cabelo molhado. Existem uma série de mitos sobre isto mas a única coisa comprovada é que dormir com o cabelo molhado é um pouco desconfortável ;)

A textura do nosso cabelo não muda nunca.
Na verdade, existem uma série de factores que podem mudar o nosso tipo de cabelo, de forma temporária ou permanente. A gravidez, medicação, quimioterapia, ou simplesmente a idade... são muitos os motivos. A minha mãe, por exemplo, nasceu com cabelo maioritariamente liso mas com alguns jeitos e este tornou-se encaracolado depois da sua segunda gravidez.

Quanto mais champô, melhor.
Falso. Basta uma pequena quantidade de champô (pensem no tamanho de uma moeda) para limpar bem o nosso cabelo e o couro cabeludo. Se o cabelo for longo, um bocadinho mais. A indicação de lavar o cabelo, passá-lo por água e repetir o procedimento é falsa. Não se esqueçam que quanto mais produto gastarem mais frascos de champô comprarão, e esse é um dos motivos pelos quais somos aconselhados a usar muito produto e a lavar o cabelo com grande regularidade.

Arrancar cabelos brancos faz com que eles cresçam mais depressa.
Não há qualquer ligação entre o número de cabelos arrancados e a quantidade de cabelos brancos que nascem, no entanto não é bom arrancar continuamente fios de cabelo, sob o risco de danificar a raiz ou causar uma infecção.

2 comments:

  1. Essa do sumo de limão não é mito nenhum, eu tenho o cabelo escuro e já lhe dei uns laivos mais claros com sumo de limão. É claro que alguém com cabelo muito escuro não vai ficar com madeixas loiras mas fica significativamente mais claro.

    No que toca à necessidade de trocar de shampoo, realmente não faz sentido, o cabelo é matéria morta não vai criar defesas, ainda assim eu noto que quando uso o mesmo shampoo durante muito tempo ele deixa de ser são eficaz - não tem razão nenhuma de ser, mas é verdade.

    ReplyDelete
  2. Olá Flor,
    Creio que serão experiências que, na melhor das hipóteses, variam de pessoa para pessoa. Eu tenho cabelo castanho e passei sumo de limão no cabelo, sem qualquer alteração.
    O que é que entendes por deixar de ser eficaz? Disseste que concordavas nesse ponto.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...