Monday, November 29, 2010

Há uma idade apropriada para usar maquilhagem?

Noah Cyrus, irmã da Miley Cyrus

 Ontem saí de casa apenas para comprar pão e o jornal e, na bicha da papelaria, encontrei uma rapariga que não devia ter mais de dezasseis anos e que estava com a cara cheia de maquilhagem.

Convém explicar que o meu interesse por maquilhagem é muito recente. Fiz vinte e três anos este ano e só agora é que comecei a maquilhar-me. Quando era adolescente achava-me melhor que as outras raparigas, que até podiam ser mais atraentes que eu (nunca o neguei) mas que perdiam tempo com as parvoíces da roupa e da maquilhagem enquanto eu andava a ler bons livros e a ver bom cinema. Só com o tempo percebi que é possível conjugar as duas coisas, que é possível ser culta e fútil o quanto baste para termos uma apresentação mais atraente. Isto para explicar que ainda não estou totalmente vendida à ideia de que as meninas podem brincar com a maquilhagem a partir de qualquer idade. Considero que ela serve para disfarçar alguns defeitos e realçar o que de bonito há no nosso rosto (e há sempre alguma coisa) e que portanto não tem grande sentido uma pessoa com uma pele fantástica andar a perder tempo a passar coisas no seu rosto quando elas não terão qualquer efeito positivo. Um lápis, uma mascara, umas sombras e um gloss ou batonzinho, para mim é suficiente no rosto de uma adolescente (e não, não é tudo ao mesmo tempo).
A rapariga em questão não se sabia maquilhar, estava visto. Tinha uma camada absurda de base no rosto, que não era sequer no seu tom de pele. A base era tanta que parecia que se raspasse a minha unha no rosto dela conseguiria removê-la. Tinha também uma sombra esfumada com cores fortes (é domingo à tarde e tu estás com a tua família num centro comercial, para que o esfumado preto?), um batom vermelho fortíssimo e imenso blush e pó. Mas o que me incomodou não foi a sua falta de noção dos produtos a colocar no rosto ao mesmo tempo, nem a falta de noção de tons e quantidades. Incomodou-me ver uma adolescente a sentir vontade de parecer mais velha, ou a achar que tem de ter tudo aquilo no rosto para parecer mais atraente. Falhou redondamente.


Lembrei-me logo da irmã mais nova da Miley Cyrus, que em 2009, com nove anos, apareceu na gala de Halloween do Camp Ronald McDonald For Good Times maquilhada e vestida como uma Miney prostituta. Não é triste ver uma criança a querer vestir-se como uma adulta? Ainda para mais recriando todos os esteriotipos da mulher Barbie e fútil? Com apenas nove anos... eu nem sabia o que era maquilhagem aos nove anos!
Sendo realista, a verdade é que a maior parte dos pais já não têm grande voto na matéria sobre o tipo de maquilhagem que as filhas usam quando elas já têm dezasseis anos. Também não vale muito a pena falar das qualidades parentais do senhor e da senhora Cyrus, pois vivem num mundo bastante diferente do nosso e terão ouvido críticas mais que suficientes. Mas acho que vale a pena falar dos motivos que levam uma adolescente a encher-se de maquilhagem. E dos pais que acham normal ceder aos desejos das suas filhas pequenas de usar batom e verniz nas unhas. Claro que todas as meninas queriam pintar as unhas e todas queriam usar os batons das mães, e é certo que muitas usaram e não lhes aconteceu nada, mas será certo apoiar estes hábitos das crianças? As meninas não se pintam por terem cuidados com a imagem, creio, pintam-se porque querem ser iguais às mães e às cantoras e actrizes que vêem na televisão, todas elas com uma imagem cada vez mais sexualizada e adulta. Valerá a pena incentivar estas coisas, esta vontade de crescer e parecer mais velha, em tão tenra idade? Não tenho nada contra a sexualidade ou o uso da sexualidade na arte, e acho até normal falarmos de sexo às crianças, mas acredito que há uma idade para tudo. Eu já me arrepio quando vejo familiares a oferecerem bonecas e kits de cozinha às minhas primas pequenas. É realmente preciso estarmos a dizer às meninas desde que nascem que têm de ser mamãs, que têm de saber trabalhar na cozinha e que têm que ser mulheres atraentes? Ainda para mais na nossa sociedade, onde as mulheres já podem decidir se querem ou não ter filhos e até podem não saber cozinhar, é mesmo necessário passar esta imagem estereotipada?

11 comments:

  1. Mas tu tens um blog de maquilhagem, isso não é incoerente?

    ReplyDelete
  2. Não creio que seja, não. Vejo a maquilhagem como algo que pudemos usar em nosso proveito de forma a termos melhor aspecto. Quer queiramos quer não, vivemos numa sociedade que dá importância às aparências e leva isso em consideração, mesmo que inconscientemente. Gostar de maquilhagem é ceder à futilidade, sim. Mas é também um interesse como qualquer outro. Se calhar é arriscado compará-lo com o gosto pelo cinema, ou por outra forma de arte que nos faça gastar dinheiro regularmente, mas com certeza não será diferente de gostar de carros e gastar dinheiro para ter um bom ou a restaurar um velho à nossa medida e ao nosso gosto, ou coleccionar alguma coisa, ou gostar de qualquer outra coisa que nos faça gastar dinheiro. O que eu estou a dizer é que, aliado ao interesse e à vontade de coleccionar, há também uma cedência à imagem que a nossa sociedade espera que tenhamos. E se eu não quero ver uma criança de nove anos a achar que não deve andar a perder tempo a brincar mas sim a tentar ser mais adulta, também não a quero a pensar que há algo errado ou menos bom no seu aspecto. Acredito que há uma idade para tudo, só isso. E se podemos discutir que uma pessoa mais velha também tem direito a sair à noite, divertir-se e andar a namorar, não creio que devamos andar a discutir se uma criança deve ou não agir como um adulto.

    ReplyDelete
  3. Concordo em muita coisa que disseste. É completamente absurdo uma rapariguinha de 9 anos sair à rua como aquela garota saiu (lá porque é irmã e filha de quem é, isso não quer dizer que seja mais que as outras ou que fique bem com maquilhagem). Acho que naquela idade as garotas podem brincar com maquilhagem, sim, tipo sombras com brilho ou coisa assim, e até usar em ocasiões muito especiais, mas algo assim adequado. Agora batom vermelho e os olhos assim, não, é absurdo para uma miúda daquela idade. Quanto à rapariga que viste, bem, isso já começa a ser usual. As raparigas começam a tentar ser mulheres desde muito cedo. E não só em relação à maquilhagem. Eu com 14 anos, maquilhava-me com uma amiga nas casas de banho da escola, todos os dias, tipo sombras com brilho e coisas do género. Isso acho um pouco comum. Mas usar base com 16 anos, quando temos a pele tão jovem, tudo bem que é a idade das borbulhas, mas uma base assim só faz pior, resumindo é absurdo mesmo. Há que ter conta, peso e medida. E uns bons pais que tenham um sentido de limite. Beijinho

    ReplyDelete
  4. E é ter também atenção à roupa. Se a Noah Cyrus se veste assim e calça botas daquelas com 9 anos, nem quero imaginar quando ela tiver a idade da irmã!

    ReplyDelete
  5. Sim, as roupas também. Olha só o que é que a menina atrás dela tem vestido.

    ReplyDelete
  6. Quando eu era pequena gostava de experimentar a maquilhagem da minha mãe e ela nunca se opôs.
    Quando fiz 10 anos ofereceram-me uma caixa daquela maquilhagem própria para crianças.
    Aos 11 tive o meu primeiro baton e hoje com 17 tenho bem mais maquilhagem que a minha mãe e ela pede-me conselhos quanto ao que deve comprar e como usar.

    A verdade é que para mim a maquilhagem sempre foi uma paixão e eu não ando por aí feita palhaça como certas pessoas que vejo, umas mais velhas, outras mais novas. Adequo a maquilhagem às situações e se há alturas em que gosto de usar algo mais arrojado, noutras sou bastante subtil.

    Não há uma idade para se começar a usar maquilhagem, o que deve haver é a sensatez necessária para a usar.

    ReplyDelete
  7. vc neem sabe do que esta falando.
    Se vc naum gosta problema seu, mais ficar falando mal dos otros?
    ai vai se fuder né..

    ReplyDelete
  8. Ena, o meu primeiro comentário ofensivo vem do outro lado do Atlântico, que honra!
    Anónimo/a, ter um blog pessoal dá-me direito a dar a minha opinião. Além de dar a minha opinião, ainda permito que terceiros opinem à vontade e de forma anónima nos comentários. A democracia é uma coisa fantástica, não é? Enche lá a tua criancinha de maquilhagem, ninguém te vai impedir.
    Quanto às minhas actividades sexuais, não te preocupes, que tento praticá-las bem, mas sem erros. É que "fuder" parece-me uma coisa muito esquisita...

    ReplyDelete
  9. Cativaste-me com este post! a minha maneira de pensar é exactamente a tua nesta matéria! é verdade sim sra que só á 3 anos comecei a dar mais importancia a maquilhagem, e comprei pela primeira vez umas sombras de olhos.. ok, sempre fui mais maria-rapaz, mas a verdade é que o tempo que demorei a sentir o apelo da "futilidade" fui crescendo como pessoa, instruí-me, e agora estou a aprender a conjugar as duas metades de mim. Mas acho que foi bom até..plo menos olhando para mim e para raparigas que conheço gosto daquilo em que me transformei, agora estou só a dar os upgrades :P e até foi essa a razao para criar um blog... se quiseres, dá uma olhada, comenta, critica, opina ! :) bj! http://my-mirroronthewall.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Eu por acaso penso que hoje em dia já é mais normal usar maquilhagem a partir do 3º ciclo.
    As crianças estão a deixar de ser crianças e sentimos um desejo de fazer com que nos vejam na sociedade como uma pessoa normal e não como uma criança.
    Ainda não sou capaz de assimilar uma criança pequena a usar batons fortes mas uma maquilhagem muito suave já sou capaz de assimilar porque já é algo normal.
    Eu comecei a usar maquilhagem com 13/14 anos apenas eyeliner, mais nada.
    Com cerca de 16 comecei a experimentar a base, sombras, blush e isso tudo, mas mesmo assim uso base talvez 1 vez por mês e blush a mesma coisa, fico-me mais pelo eyeliner ;)

    E como tal nós as 2 temos perspectivas diferentes em relação a este tema mas como eu respeito opiniões diferentes não me vou pôr a dizer coisas ordinárias que algumas pessoas dizem aqui nos comentários!
    Acho que alguns leitores deviam ter mais respeito e mais atenção aos comentários que fazem porque no post não foi utilizada nenhuma linguagem asneirenta, se temos perspectivas diferentes dizemos construtivamente não é preciso ofender, não somos todos iguais e temos gostos diferentes ;)

    http://menteimperfeita.blogspot.com/

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...