Sunday, November 28, 2010

Eu e a maquilhagem

1. Que idade tinhas quando começaste a usar maquilhagem?
Comecei a usar maquilhagem há poucos meses, depois de ter feito anos. O meu primeiro cuidado regular na área da cosmética foi pintar as unhas regularmente, coisa que só acontece há pouco mais de um ano.
2. Como é que te interessaste a sério pela maquilhagem?
Não vou mentir: comecei a interessar-me por maquilhagem quando senti um rombo enorme na minha auto-estima. Comecei então a perceber que podia cuidar um pouco mais da minha imagem, que só me iria fazer bem, que me iria dar mais confiança, e a verdade é que foi isso que aconteceu. Não posso dizer que antes fosse um bicho feio para quem ninguém olhava, não era verdade, mas aprender a maquilhar-me e fazê-lo regularmente ajudou-me a disfarçar coisas menos atraentes em mim e alterou a minha forma de estar em público. Estou mais segura de mim, e isso nota-se.

3. Quais é que são as tuas marcas favoritas?
A MAC porque ainda não me dei mal com nenhuma compra, pelo contrário, sinto que todo o dinheiro que lá investi valeu a pena e a Body Shop, porque apesar de nem sempre ficar totalmente satisfeita com todos os produtos, têm uma oferta super variada, têm uma política de respeito para com os produtores, os trabalhadores, o meio ambiente e os clientes que me agrada imenso e que devia servir de exemplo a outras marcas.

4. O que é que a maquilhagem significa para ti?
Em duas palavras: diversão e confiança. Não nego que me divirto a cuidar das unhas e a inovar nas sombras, por exemplo. Ao mesmo tempo que me divirto, ganho confiança, como disse na pergunta número dois.

5. Se só pudesses usar apenas 4 produtos no teu rosto, quais seriam?
Hidratante, base líquida, mascara e batom. Sou uma seca, não é?

6. Qual é a tua parte favorita na maquilhagem?
O blush. Não o mencionei na pergunta anterior porque não o uso todos os dias, mas adoro passar blush (tenho apenas dois) e acho que faz uma diferença enorme num visual.

7. O que é que achas sobre a questão produtos baratos (de supermercado) versus produtos mais caros (de perfumaria/de topo)?
Acho que, tal como com marcas mais caras, a qualidade varia muito de marca para marca mas também de produto para produto. Em algumas coisas começo a achar que mais vale investir um bocadinho quando sabemos que vamos ficar satisfeitas. Por exemplo, neste momento não me parece exagerado dar 30€ por uma base da MAC quando já gastei mais do que isso em bases mais baratas que não resultavam bem comigo. Mas a verdade é que não há nada como experimentar para conhecer. Existem imensas marcas de supermercado muito boas. A Essence, os vernizes Risqué e Andreia, a Eyeko, a ELF, são tudo exemplos de marcas baratas que valem super a pena.

8. Qual é o conselho que podes dar a quem se inicia neste mundo?
Não te deixes levar por impulsos. Se decides hoje que precisas de comprar aquela base, não saias já de casa, espera pelo dia seguinte e aproveita agora para ler o que se escreveu sobre esse produto na Internet. Dá preferência aos blogs em vez dos sites da marca, é mais provável que encontres aí uma opinião honesta. Começa por comprar os produtos básicos (por exemplo, essa sombra laranja neon pode esperar um bocadinho até saberes o que fazer com ela, não?) e tenta não abandonar os produtos até teres certeza que eles não funcionam mesmo. De resto, pratica, pratica, pratica, vais ganhar jeito com o tempo.

9. Refere uma moda em relação à maquilhagem que nunca compreendeste/gostaste.
aqui tinha falado numa série de coisas que amo detestar, mas há uma que ocupa um lugar especial no meu coração: as pessoas cor de laranja.


Esta senhora (aliás, jovem, que na segunda fotografia conseguimos perceber que ela não é tão velha como parece) concentra em si uma série de características que merecem ser criticadas e gozadas, mas foquemo-nos apenas no tom de pele.
Enquanto branquela que sou, estou farta de ouvir comentários sobre o meu tom de pele, sobre a necessidade de apanhar sol, como é divertido ir à praia, etc. Acontece que eu não me divirto nas praias. A água em Portugal é demasiado fria para lá estar tempo suficiente, não gosto de praticar desporto (que, já agora, incomoda toda a gente num raio de cinquenta metros das pessoas que estão a jogar) e, além de achar uma chatice estar deitada horas numa toalha, acho a sensação do sol a queimar-me a pele uma coisa horrível. Bolas, eu evito sair de casa nas horas de maior calor no pico do Verão porque não acho agradável, porque é que iria apanhar um ou dois transportes para me deslocar até uma praia? Admito que um bronzeado natural e suave é bonito. E o sol faz-nos bem, é um facto, mas quando em excesso tem muito mais consequências negativas que positivas. O que fazer às pessoas que ficam com uma cor de cobre propositadamente? Acabo por perceber melhor aquelas que arriscam a saúde num solário às que arriscam a saúde na praia. É que as que vão ao solário ficam lá quinze minutos e destroem a pele no que deve equivaler a duas semanas de praia intensa. A malta que vai à praia leva duas semanas de exposição solar intensa para ficar com os danos equivalentes a duas semanas de praia intensa. Esta gente perde tempo a tentar ficar mais atraente esquecendo-se que ao destruirem a pele dessa forma também ficam com mais rugas e manchas? Não é uma cor natural, não é nada. Cor de cobre só é admitida em pescadores que passaram a vida no mar. Uff, já desabafei, próxima pergunta...



10. O que é que achas sobre a comunidade de beleza no Youtube/Blogs?
Acho uma forma fantástica de aprendermos coisas novas. Graças aos blogs e ao youtube aprendi imensos truques, percebi que um creme pode funcionar maravilhar com a pessoa A e ser uma porcaria com a pessoa B, aprendi a seleccionar muito melhor aquilo que compro.

3 comments:

  1. Cruzes que estas fotos assustam. Eu gosto de de praia mas por um conjunto de factores que não os normais na nossa sociedade. Gosto do mar, do som, do cheiro, de sentir a textura da areia nos pés. Odeio assar tipo frango e detesto a cultura do bronze, e de estragar a pele como se vê muita gente !!

    beijinhos, Ana

    ReplyDelete
  2. Eu gostava disso tudo quando era pequenina, mas agora confesso que me saturo. Em cinco anos passei uma tarde na praia e foi uma seca.
    Quando vejo alguém assim tão tostado, geralmente raparigas ainda muito novas, só me apetece dizer "Vemo-nos daqui a quinze anos, keep up the good work!" :|

    ReplyDelete
  3. É sempre bom encontrar alguém que também recebe comentários ao tom de pele muito branco, como eu!
    Eu gosto de ir à praia se for com amigas para me divertir com as ondas do mar ou jogar à bola ou isso, mas não faço disso vida!
    Vou perder as minhas férias todas a ir à praia com água verde e fria e sujar-me de areia todos os dias a estragar-me o cabelo e a ganhar rugas só para ter uma corzinha?
    Eu gosto imenso de passear em sítios diferentes e por acaso quando passeio vou a qualquer hora mas uso protector solar tanto para o corpo como para a cara e lábios :)
    Além disso prefiro ser branquinha e diferente dos outros do que ter um bronzeado feio super carregado xD

    http://menteimperfeita.blogspot.com/

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...