Wednesday, November 17, 2010

Resenha: Base Select SPF 15 da MAC


É importante começar o post com um aviso à navegação e dizer que a minha pele tem imensos defeitos. Tenho rosácea, poros dilatados, três cores diferentes no rosto e ainda duas marcas das maiores borbulhas que alguma vez tive (resultado de medicação extremamente forte). O facto de ser bastante branca também faz com que todos os defeitos sejam mais visíveis. Realmente a pele morena dá-nos um melhor ar porque esconde melhor as imperfeições. Embora ache as peles brancas lindas, elas têm de estar sempre muito bem tratadas para terem bom ar. É uma pena que a luz da rua não seja igual à péssima luz da minha casa de banho, onde o único defeito do meu rosto parece ser a rosácea...
Aquilo que eu procuro numa base, acima de qualquer outra coisa, é a uniformização da cor. Não procuro ter uma pele perfeita, apenas tento ter uma única cor no rosto. Tudo o resto é secundário. Não é que não seja importante, mas é secundário.

Voltemos a esta base em específico. Depois de ter tentado marcas mais baratas, na minha longa e tortuosa busca pela base ideal, decidi tentar a MAC. Toda a fama tem de vir de algum lado, pensei. Expliquei à vendedora que queria uma base líquida e ela nem me deixou falar mais, mostrou-me logo a Select SPF 15. Vem num total de 18 cores, por isso a maioria das pessoas encontrará a ideal para si. Confiei na vendedora que me disse que a minha cor é a NC25. Realmente não se parece ter enganado. O preço não é barato, custa 30€, o dobro da base mais cara que tinha comprado anteriormente, mas foi a primeira que funcionou bem em mim. Com o dinheiro que já tinha gasto em bases baratas mas de qualidade inferior, tinha comprado esta base e ainda ficava com dinheiro para mais coisas.
O frasco contém 30 ml e tem o grande defeito de não vir com um doseador. Torna-se muito difícil controlar a quantidade de base que retiramos. O doseador tem de ser comprado à parte mas na altura em que comprei estava esgotado. Ela também é à base de água, o que a torna obviamente muito líquida. É uma consistência que me agrada mas, como disse, sem doseador a tarefa torna-se mais complicada.

À esquerda, sem base - à direita, uma camada de base
Na fotografia sem base tinha acabado de acordar e nada mais fiz além de lavar a pele. Não a hidratei e não coloquei qualquer primmer, mas é óbvio que no dia-a-dia não despejo a base para cima do rosto sem nada por baixo. Passei apenas uma camada fina mas como a cobertura é leve sinto necessidade de passar uma segunda camada para dar um melhor aspecto. É fácil de trabalhar pois, quando bem espalhada, não fica óbvia nem se acumula nos poros. 


Base espalhada pela mão
Não estou a tentar mostrar quão adequada é a cor para mim ao passar um pouco na mão, calma. Quero apenas que percebam como ficam bem espalhada. Cliquem na imagem para a verem detalhadamente.

Aplico-a depois de passar um primmer e, se a passar às 7h30, às 14h posso garantir que ela ainda se mantém no rosto. Claro que vai desaparecendo mas é de forma subtil e por igual, sem deixar manchas. Houve um grande problema quando fui comprar esta base: a funcionária não quis saber do meu tipo de pele e eu não perguntei se ele era o adequado para peles mistas a oleosas. (parti do princípio de que ela perceberia, fui tola). É que esta base, soube mais tarde, é para peles secas a mistas. Não é que funcione mal na minha pele, não notei qualquer aumento de oleosidade, mas é obrigatório reaplicar o pó ao longo do dia.
Numa pele sensível como a minha é preciso estar sempre com atenção para percebermos se algum produto novo causa o aparecimento de borbulhas. E neste caso não posso dizer que tenha notado alguma alteração: ela continua sem um bom aspecto mas não tem borbulhas.

No fundo, a grande desvantagem que aqui encontro é o facto de ela não vir com doseador. Pelo preço que pagamos, é inadmissível que o doseador tenha de ser comprado à parte. Uso-a diariamente há dois meses e não me parece que vá acabar tão cedo. Para todas aquelas que ainda não encontraram a base ideal, vale a pena passar por uma loja e experimentá-la. Já eu, quando esta acabar, vou experimentar a Studio Fix Fluid SPF 15. Essa sim, disse-me hoje uma funcionária, é para peles mais oleosas.

3 comments:

  1. Custa mesmo 30€? Estava com vontade de experimentar as bases da mac e achava que era mais caro. Quando fui a loja nao haviam preços em lado nenhum e tive vergonha de perguntar. 30 e caro mas achava que seria mais, lol

    ReplyDelete
  2. Ola Ela,
    eu tb tenho a pele clara e sensível e uso a studio fix fluid e estou bastante satisfeita. De facto é mais indicada para peles oleosas.
    Beijo.

    ReplyDelete
  3. Será essa a minha próxima aquisição :)
    Qual é o teu tom? É que eu nesta sou um NC25 e quando fui a outra loja MAC pedir uma amostra da Studio Fix Fluid voltei a pedir ajuda a uma funcionária e ela aconselhou-me um NW20. Trouxe a amostra nesse tom para casa e a verdade é que não me parece estar errada. Tal como a NC25 também não parece estar errada :S

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...