Tuesday, March 13, 2012

Pior que incompetência é a mistura desta com a arrogância.

FONTE
Estava desde domingo para ir à MAC mais perto de minha casa. É que soube que a colecção Shop Mac Cook Mac já tinha saído e estava mortinha por deitar as mãos ao batom Watch Me Simmer - é que é tudo aquilo que preciso: mais um batom de cor garrida para ter em casa, achar lindo e não usar.

Cheguei à loja a desejar que ainda não tivesse esgotado, aproximo-me do balcão e não encontro aquela cor junto dos restantes produtos da colecção. Estavam lá todos os batons excepto o Watch Me Simmer. Ao invés, estava lá o Impassioned, que não faz parte da colecção.

FONTE
Fui pedir informações à funcionária perguntando-lhe se não tinha havido uma troca com os batons, uma vez que faltava o Watch Me Simmer e o Impassioned não estava incluído naquela colecção. Ela olhou para mim de alto a baixo, reagiu como se nunca tivesse ouvido falar do primeiro batom e disse que eu é que estava a fazer confusão, que era aquela a colecção e que tinha a certeza que nenhum dos batons estava trocado.

Estranhei a confusão mas incomodou-me tanto o tom trocista com que ela falou comigo (como se estivesse errada e como se fosse um crime enganar-me numa colecção) que lhe disse "olhe, deixe estar...", dei meia volta e vim-me embora. Para que não hajam dúvidas, os batons incluídos nesta colecção estão ainda visíveis no site da MAC e até aqui no Temptalia: lá está o Watch Me Simmer e nem sombra do Impassioned.

Pode parecer algo sem importância mas não suporto gente arrogante no atendimento ao público. Admito que toda a gente falha mas não admito nunca que algum vendedor me olhe como se fosse uma tola ridícula. Não estava errada mas mesmo que estivesse uma boa vendedora iria explicar-me com um sorriso no rosto quais os batons incluídos naquela colecção (mostrando-me um catálogo) e tentaria agir como se a minha confusão fosse algo natural.

21 comments:

  1. quando me atendem assim opto por já nem fazer a compra, a menos que seja a única loja que tenha perto de mim, caso contrário fujo a sete pés. bjinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Teoricamente concordo mas admito que acabo por ficar com preguiça... É que esta loja fica a cinco minutos a pé de minha casa e a outra mais próxima implica que apanhe transportes (falo da do Corte Inglés, que é outro espaço pelo qual não nutro grande simpatia).

      Delete
  2. Em todas lojas MAC que entro , as funcionarias olham-me de baixo a cima, como fosse algo creep person ,mas pronto :/

    Ridiculo

    beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Penso que devia haver melhores funcionarias nas lojas , que nao nos julgam e que sejam simpaticas como já vi na sephora, que comparativamente tem um melhor atendimento e que são super atenciosas

      Delete
    2. Infelizmente já me aconteceu o mesmo. Uma vez entrei e uma das funcionárias ficou a olhar durante imenso tempo para a minha roupa, não escondendo um ar reprovador. Não entendo... eu entro, vejo os produtos, gasto o meu dinheiro e até lá vou com (demasiada) regularidade, por que raios decidem elas ser arrogantes?

      Muitas delas (se não todas) são maquiadoras profissionais. Suponho que seja por isso que a MAC não contrata vendedoras normais. Suponho também que o salário seja um pouco superior que os miseráveis 500€ que as empregadas de loja ganham mas isso não significa que se achem superiores às clientes que não aparentem ser ricas.

      Delete
  3. Mas que mau, realmente essa gente precisas de aprender boas maneiras antes de ir trabalhar para um sítio em que façam atendimento público -.-

    ReplyDelete
    Replies
    1. O problema é que o critério de selecção nesta loja pouco tem que ver com capacidade de atendimento ao público. São contratadas maquiadoras profissionais, possivelmente a maioria tem pouca ou nenhuma experiência em vendas.

      Delete
  4. Eu faço cada barraco que voce não tem noção

    ReplyDelete
  5. Há pessoas que não nasceram definitivamente para estar num 'atendimento ao público'. É incompreensível que não haja um esforço. Este episódio que relatas é simplesmente... ridículo. Eu na tua posição apresentaria uma queixa em relação a esta funcionária. É que se ela está ali a fazer um frete certamente haverá outras pessoas que dariam tudo para estar no lugar dela e certamente o fariam com muito mais amor e profissionalismo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens toda a razão, Jo. A questão é que, pelo que percebo, o critério de selecção de funcionárias da MAC baseia-se em conhecimentos de maquiagem e não em capacidade de atendimento ao público.

      Só que podiam garantir uma makeup artist por turno e ter outras que fossem vendedoras; é que às vezes estão três funcionárias numa loja minúscula a auto-maquiarem-se ou simplesmente a partilharem entre si olhares reprovadores. É importante que quem venda maquiagem tenha noções básicas sobre a área mas quando as clientes se sentem incomodadas ao frequentar uma loja talvez fosse altura de alterar os padrões.

      Mas sim, devia ter feito uma queixa. Trata-se de uma funcionária que está a prestar informações erradas e ainda ridiculariza a cliente.

      Delete
  6. Enfim. A fama que as vendedoras da MAC têm...

    ReplyDelete
    Replies
    1. O pior é que parece ser algo internacional. O critério de escolha de maquiadoras profissionais em detrimento de vendedoras com experiência em atendimento ao público resulta nisto.

      Delete
  7. Eu só me dirijo ao balcão MAC do el corte ingles quando está lá uma determinada funcionária que realmente é simpática e competente, porque já tentei com as restantes e fui tratada como se fosse lixo, detestei e sinceramente fico triste porque, numa época de tanto desemprego há tanta gente competente e simpática que qer trabalhar e em vez disso empregam pessoas arrogantes e mal educadas....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, também já tive más experiências na MAC do Corte Inglés.
      Falta de educação no atendimento ao público é um desrespeito do critério mais básico da profissão. Sinto que por vezes as funcionárias se esquecem que, apesar de serem maquiadoras profissionais, ali não são muito mais do que vendedoras, o seu salário não é milionário e não estão a vender a última água do deserto: sem clientes não são nada e é bom que as tratem bem.

      Delete
  8. Provavelmente fica-te fora de mão, mas as funcionárias do Fórum Alamada são todas super simpáticas. Sempre me ajudaram e aconselharam e nunca me julgaram pelo aspecto de "miúda pequena" que muita gente diz que tenho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, fica um pouco fora de mão :/ Mas creio que também há uma loja no CC Vasco da Gama e nunca lá fui.

      Delete
  9. Confesso que tenho uma ligeira antipatia pela MAC precisamente pelo modo de atendimento das funcionárias... Sinto-me sempre desconfortável na loja. Aliás, na minha mais recente tentativa de me estrear a compar alguma coisa na MAC, para além de ter esperado quase uns 5 minutos para que a pessoa da loja se dignasse a dizer " Só um momento" antes de falar comigo, depois ainda me tentou convencer a fazer um curso de maquilhagem com ela " Nós aqui na loja também temos, mas é só de uma hora e não dá para aprender grande coisa, eu também dou cursos e são de 3 horas pelo mesmo preço" A sério?! Eu só queria mesmo um corrector!! Enfim... Lisa

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uau, isso é escandaloso! Devias ter anotado o seu nome e feito uma queixa por escrito quando chegasse uma colega.

      Delete
  10. Ufa... já não me sinto só!
    Odeio as empregadas da Mac. Que me recorde só tive uma boa experiência no Colombo.
    No El Corte é de fugir!!

    ReplyDelete
  11. Excellent way of explaining, and pleasant article to obtain facts concerning my presentation subject, which i am going to deliver in university.



    Visit my web page; コーチ 時計

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...