Wednesday, January 11, 2012

Daquela vez em que usei um hidratante de 65€


Não o comprei, foi-me dada uma amostra numa compra que fiz na loja do centro comercial Amoreiras. O vendedor foi extremamente simpático, deu-me algumas informações sobre os produtos que levei para a caixa e ofereceu-me uma amostra de um sabonete e de um creme hidratante à minha escolha. Como hesitei, escolheu ele o Gorgeous. Fez questão de me dizer que tinha havido uma devolução recente deste creme por ter gerado uma reacção alérgica mas que era o único caso que ele e as colegas conhecem. Como a cavalo dado não se olha o dente, não rejeitei a amostra por causa disso, e apreciei imenso a honestidade. Deu-me uma amostra tão generosa que estou a usá-lo todas as manhãs desde o início de Outubro! Agora já está a acabar, pelo que achei melhor fazer uma resenha enquanto o tenho. 

Admito que na loja não lhe dei muita atenção, nem fiquei assim tão entusiasmada com a descrição que o vendedor me fez, mas quando cheguei a casa e vi que tinha comigo uma amostra grande de um creme de 64,95€ subitamente fiquei com imensa curiosidade para o testar. Apesar de ser daquelas que defende que faz mais sentido gastar valores mais altos com produtos de cuidado do rosto do que com maquiagem (se a "tela" está em mau estado a pintura nunca ficará boa, independentemente do preço dos materiais), nunca gastei tanto dinheiro com um único produto. Só gastaria este valor com um creme hidratante se soubesse de fonte segura que os seus resultados são fantásticos e tivesse algum problema ou preocupação com a pele que o justificasse.

Antes demais, importa descrever o meu tipo de pele. Se a vossa tiver características diferentes da minha é natural que os resultados sejam diferentes, bem como aquilo que vocês procuram num creme. Tenho pele mista com tendência a ser seca no Inverno caso não tenha cuidados permanentes com ela. Tenho rosácea, pelo que tenho sempre o cuidado de usar cremes adequados a peles sensíveis. Também tenho tons diferentes espalhados pelo rosto e a minha pele tem normalmente um aspecto baço e sem vida.


A descrição no site da Lush Portugal não é muito clara: "Faz de [sic] todos os tipos de pele sentirem-se leves, despreocupadas e felizes. A sua habilidade mágica de derreter na tua pele é inagualável [sic], trazendo consigo seis óleos e manteigas orgânicas, as mais refinadas que conseguimos arranjar. Aliás, a versão original foi desenvolvida pelo Mark, especialmente para a Diana, a Princesa de Gales. Funciona porque os adoráveis óleos emolientes são combinados com fruta fresca para dar a uma sensação de pele suave e brilhante! Adapta-se a qualquer tipo de pele." Então... isso quer dizer que... Adequa-se a todos os tipos de pele, deixa-a suave e brilhante. E custa 65€ porque tem óleos e manteigas orgânicas refinados? Ou porque foi feito a pensar na Diana?... Esperava uma descrição mais detalhada para explicar os motivos pelos quais este  hidratante tem o preço que tem. Não duvido da sua qualidade mas serão poucas as consumidoras dispostas a pagar tanto com tão pouca informação. 

O site inglês é mais esclarecedor e diz-nos que combina seis óleos para garantir à pele um aspecto macio e hidratado ao mesmo tempo que não a deixa pesada. Depois juntam-lhe sumo de ananás fresco, bem como de limões e laranjas, flor de laranjeira honey water (desculpem, não consegui traduzir), óleo de essência de néroli (um dos produtos mais caros do mercado pois são necessárias muitas flores pequeninas para extrair manualmente o óleo) e mirra - tudo com a garantia da mais alta qualidade. O ananás tem enzimas que trabalham com a pele e o limão e a laranja têm ácidos alfa hidróxidos naturais e deixam a pele matte. A tal da "orange blossom honey water" acalma e hidrata (e é por causa dela que o produto é vegetariano e não vegano). A quantidade de conservantes foi reduzida ao mínimo, sendo por isso que a embalagem é pequena (45g) de forma a garantir sempre um produto fresco. Os óleos das plantas são extraídos através de prensagem a frio, o método mais dispendioso, de forma a garantir que nenhuma das propriedades naturais é danificada pelo calor. [tradução e adaptação feitas por mim, original aqui]. Pelo que consegui perceber, alguns dos produtos referidos na lista de ingredientes mas que não constam da descrição geral também são dispendiosos, como o recurso a determinados óleos e produtos extra virgem.

Ou seja, conseguimos perceber que o preço elevado se deve ao uso de ingredientes frescos e orgânicos mas sobretudo ao método de produção, que é dispendioso com a promessa de nos dar um produto natural com todos os nutrientes. Percebemos que não deixa a pele pesada e que por isso pode ser usado como creme diurno. Uma vez que é adequado a peles oleosas, mistas e secas, também não deve ser pesado o suficiente para um creme nocturno. Sabemos também que pode ser usado por quem tem pele sensível pois tem propriedades calmantes

Não achem que começo já de pé atrás na resenha, até porque tenho uma boa opinião da Lush. Acho que os produtos devem ser avaliados mais pelo que prometem do que pelo preço que cobram, mas quando se trata de algo que custa mais do dobro do que costumo gastar em hidratante facial é normal que queira perceber de forma muito clara o que é que ele promete.


O creme é branco, com uma consistência próxima de líquida. Só é preciso uma quantidade pequena para todo o rosto e pescoço, garantindo pelo menos que os 45 gramas que vêm na embalagem duram muito. Uma das coisas que mais me agrada nele é a rapidez de absorção que acontece num minuto, o que é óptimo uma vez que o uso de manhã antes de aplicar a maquiagem. Como extra ainda é absorvido sem deixar para trás um aspecto oleoso ou excessivamente brilhante, bom para quem tem pele oleosa. Quando abrimos a tampa sentimos logo o cheiro de uma mistura de laranja e néroli que pode não agradar a toda a gente. Eu não sou muito sensível a cheiros e por isso não me senti incomodada. O odor não se nota por mais de alguns segundos, não fica na pele e não o considerei desagradável.

Cumpre a promessa de deixar a pele macia, coisa que notei nos dias em que lavei e hidratei a pele mas não usei maquiagem. Também ajudou a minha pele a manter-se longe do "modo deserto do Saara" e por isso cumpre também no factor hidratação. Além de hidratar, deixa a pele suave e com um brilho natural muito bonito mas só o noto realmente nos dias em que não uso maquiagem, que são muito poucos. Mas sim, noto desde o início do uso que a minha pele sem maquiagem está agora com um ar mais saudável. Custa-me menos anda sem base.

Vem na embalagem tradicional de plástico preto, na qual é necessário colocar os dedos para retirar produto. Não tenho problemas com isto mas sei que muita gente prefere outras embalagens por questões de higiene. Pelo preço que se paga não se admite que venha sem doseador. Outra questão é o facto de ele ser um creme diurno mas não conter FPS. Compreendo que garantir isso causaria um aumento nos químicos do creme mas é sempre algo a ter em consideração. 

Em suma, o Gorgeous deixou a minha pele hidratada, suave, com um brilho bonito e longe de irritações. Tendo em conta isto, posso dizer que cumpre todas as promessas (uma vez que não posso saber se os nutrientes garantidos se encontram ou não presentes), sendo mesmo o melhor hidratante que já usei até hoje, sobretudo pelo controlo das manchas vermelhas e pelo aspecto mais saudável que deu à pele sem maquiagem..

Se o comprava? Dificilmente... O facto é que sei que existem outros hidratantes que dão os mesmos resultados por um valor mais baixo. Não duvido que o recurso a ingredientes naturais e à prensagem a seco tenham resultados mais positivos a longo prazo mas são isso mesmo: a longo prazo, necessitando de um uso continuado, muito além de um pote de 45 gramas. Acho que a compra justifica-se se se tratar de alguém com pele problemática que lhe queira dar um tratamento natural, ou pele madura que queira um hidratante natural garantindo o FPS noutros produtos e estiverem dispostas a comprar este produto durante algum tempo para beneficiar das suas propriedades naturais. Mesmo assim, o preço é demasiado elevado para os bolsos da maior parte das portuguesas. Não estou a desaconselhar o uso do creme, eu compraria se pudesse dar este dinheiro, mas de momento não posso. 

Para quem acha que iria beneficiar do uso do creme, vale a pena dividir o preço pelo tempo de uso. Tendo em conta o tempo que durou a minha amostra, arrisco dizer que o frasco com 45 gramas duraria umas 28 semanas. Ora, isso significa que será usado uma vez por dia durante 196 dias, dando um custo de 33 cêntimos por aplicação. Não torna o preço mais barato mas torna a ideia de poupar em específico para o comprar muito menos assustadora. Parece-me uma despesa inteligente para quem puder pagar.

2 comments:

  1. mais um óptimo e honesto review. quando preciso de informação do género, é aqui que venho procurar. obrigada!

    ReplyDelete
  2. Fazes mesmo óptimas reviews, adoro mesmo! Parece ser um óptimo produto, mas realmente pagar tanto por ele podendo pagar menos por um hidratante que se calhar faz o mesmo :/

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...