Thursday, April 21, 2011

Bronzeados e bronzeadores

À medida que fui crescendo e podendo decidir se vou  ou não à praia com os meus pais, fui optando por ficar em casa. Estar na praia não me agrada: a água é demasiado fria para conseguir estar lá mais do que dez minutos, não me consigo entreter durante as horas que lá passo e detesto a sensação do sol a queimar a pele. Com isto, apesar de me bronzear facilmente, após anos e anos a fugir a qualquer exposição ao sol, tornei-me muito branca. Quer dizer, sempre fui branca mas daquelas que se ia bronzeando nos meses quentes, agora sou branquinha o ano inteiro. Mas não gostar de apanhar sol não significa que não goste de usar saias ou camisolas decotadas. Só que quando o faço, sou constantemente apontada como "a fantasma", "a pálida" e "a doente". Por vezes quase que parece que não vivo num país europeu com uma maioria de pessoas brancas de pele clara pois os comentários e o gozo são tão constantes que quase que sinto que ter uma pele bronzeada é algo obrigatório. Sei, por exemplo, que o padrão de beleza para cabelos diz que os louros são os mais belos mas nem por isso me sinto pressionada a pintar os meus cabelos escuros (e ninguém pensa em gozar comigo por ter cabelo castanho) mas no que à cor de pele diz respeito os comentários são tantos e tão negativos que quase que parece que tenho de passar o Verão na praia a apanhar sol e chegar a Setembro com a pele castanha.

Sei que na população negra a pressão é precisamente a oposta: quanto mais clara for a pele de alguém mais bela ela é e por isso são imensos os casos de acidentes com métodos de clareamento de pele - mas como não é essa a realidade, não falarei sobre ela.  No meu caso, a pressão e o gozo não me fizeram começar a frequentar a praia ou piscina mas fizeram-me procurar formas de me bronzear sem estar exposta ao sol, ou seja, através de solários e autobronzeadores. 


O que experimentei foi o Body & leg shine da Body Shop. Eu tenho-o na versão 01 - Light/Medium. Funciona como um roll-on, é muito fácil de aplicar e não me dá um ar artificial, nem sequer um ar muito bronzeado: mantenho-me branca mas com um ar beijado pelo sol mas, como nada é perfeito, também tem uma grande quantidade de partículas brilhantes que não são nada discretas, sobretudo em espaços fechados. No fundo é mais um brilho corporal do que um autobronzeador, o que não é o que estou a procurar. 

Cheguei também a frequentar um solário graças a um amigo que trabalhava num e me arranjou algumas senhas. Devo ter ido umas cinco vezes e o resultado foi sempre um bronzeado uniforme e natural. No entanto, o bronzeado que adquiria a cada sessão não durava mais do que uma semana (é preciso ir regularmente para manter o bronzeado) e por mais agradáveis que fossem os efeitos não me conseguia esquecer dos danos que poderia estar a fazer ao meu corpo.

Dito isto, com o início do tempo quente voltam os comentários negativos sobre o meu tom de pele. De certeza que existem mais pessoas branquinhas como eu. Sentem a mesma pressão? Bronzeiam-se? E, se sim, que métodos utilizam?

5 comments:

  1. Eu sou mutito morena e bronzeio-me muuito facilmente, sem precisar de nada, e gostava de ser branquinha :) nunca estamos contente com o que temos!
    mas acho que já aprendi a viver com o facto de ser assim e de ficar torrada no verão.. :p

    xx J

    ReplyDelete
  2. eu sou branquela e gosto :) só para provar que há gente satisfeita com o que tem
    lol

    ReplyDelete
  3. Como te entendo..há anos que parece que não se cansam de me chamar branquela ou perguntar se tenho medo de ir à praia..enfim..agora até já nem ligo muito..bjinhos

    ReplyDelete
  4. tb já me irrita a paranoia dos bronzeados quando chega o verão. faz-me impressão a quantidade de gente que vai à praia para torrar, sem protector e os escaldões que apanham. chega a ser ridículo! quando era mais nova tb era assim mas hoje em dia tenho consciência dos perigos do sol. qnd vou à praia uso fps mt alto e estou quase smp à sombra o que significa que tb mantenho a minha pele copo de leite quase todo o ano. claro que oiço algumas "bocas" mas já aprendi a ignorar... penso smp para mim própria "no futuro vou ter a pele muito mais bonita, com menos manchas, rugas e problemas. quero lá saber dos comentários dos outros" =)

    ReplyDelete
  5. Eu também sofro dessa mesma "pressão" de que falas.. a diferença é que adoro praia e adoro bronzear-me. No entanto, eu sou muuuito dificil de bronzear, tanto que as minhas pernas ficam quase na mesma, vá eu uma ou mil vezes à praia.
    A única forma que eu uso para me bronzear é a que, provavelmente, é mais perigosa: o sol! Mas uso sempre protector :)
    ***

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...