Thursday, March 31, 2011

Produtos de maquilhagem que não podem faltar na vossa bolsa

Começar este blog pareceu-me uma boa forma de partilhar uma paixão que estava a crescer e de aprender com ela. Ainda não escrevo aqui assim há tanto tempo mas a minha colecção de maquilhagem e os meus conhecimentos aumentaram exponencialmente em seis meses.  À medida que o tempo vai passando vou sentido necessidade de actualizar o blog com regularidade e com coisas novas. Ou seja, junto ao consumismo de uma amante de maquilhagem vem o consumismo de blogueira que sente necessidade de estar sempre a mostrar produtos aqui.
Não digo que tenha uma colecção de maquilhagem gigante mas é certamente muito maior do que eu necessitaria (tendo em conta que sou uma pessoa que não sai muito e mantém um visual cuidado mas natural) e é certamente muito maior do que a minha conta bancária permite. Não é que tenha dívidas mas 80% do dinheiro que gasto desnecessariamente vai para produtos de beleza.

Sei também que, mesmo que não tivesse este blog, ao acompanhar os blogs de beleza sinto vontade de adquirir imensos dos produtos sobre os quais leio. Tudo isto para dizer: quer sejamos blogueiras, quer leitoras de blogs de beleza, às tantas começamos a sentir aquela "necessidade" de comprar a oitava sombra de olhos verde só porque é uma edição limitada da marca X ou de comprar a quinta base de pestanas só "para ver como é". Por isso, para separar o básico do supérfluo, aqui vai uma lista de produtos que eu acho indispensáveis na bolsa de uma amante de maquilhagem (e com isto excluo outras coisas básicas que dizem respeito aos cuidados com a pele). Não significa que não use  também outros produtos no dia-a-dia mas são estes os únicos que eu considero indispensáveis.


Um bom corrector - Todas nós temos imperfeições a esconder, nem que sejam pequenas olheiras. De nada nos vale perder trinta minutos a colocar quatro sombras e um traço de eyeliner perfeito nos olhos se mantivermos umas olheiras que estragam todo o visual. Vale a pena investir num de longa duração e que não se acumule nas linhas de expressão.


Uma boa base - É certo que nem todas as pessoas precisam de usar base mas isso acontece ou porque fazem parte de 1% da população abençoada com uma pele perfeita ou são adolescentes livres de problemas típicos da idade. Para todas as outras pessoas, uma base líquida é algo indispensável. Ao comprar uma é necessário conhecer o nosso tipo de pele e comprar uma que seja adequada às suas características. Nunca serão necessárias mais do que duas bases na bolsa de maquilhagem de alguém: ou uma mais leve para o dia a dia e outra com uma cobertura alta para ocasiões especiais ou uma num tom acima para quem se bronzeia no Verão (no meu caso, que não apanho sol, preciso apenas de uma com uma cobertura mais alta do que a uso no dia a dia).

Um batom vermelho - Mais uma vez: estamos a falar daquilo que é mesmo necessário e não de uma lista de cores de batons que mais me agradam. Por isso, acho que a única cor indispensável é o vermelho. Para quem tem medo de usar esta cor, não interessa andar a comprar aos poucos tons que se aproximem mais da cor da imagem, mais vale comprar apenas um tom de vermelho e, com o tempo e o hábito, ir aumentando a quantidade aplicada. 

Um pincel para esfumar sombras de olhos - Acho que podemos encontrar boas alternativas a todos os pincéis de maquilhagem, sejam eles de base, de pó, de lábios ou de olhos - quer seja numa aplicação com os dedos quer com os aplicadores que por vezes vêm com os produtos mas nada ocupa o lugar de um bom pincel para esfumar sombras. Actualmente uso este e não pretendo mudar mas, para quem não pretende comprar mais do que um pincel no site da Sigma, compensa mais comprar um parecido em lojas como a Sephora ou a Body Shop.



Um bom curvador de pestanas - Reparem que eu não falei em mascara, falei no curvador. Isto porque existem tantas boas mascaras de pestanas à venda por um preço barato que não me parece que a compra de uma cause grande incómodo a alguém que gosta de se maquilhar. Agora, por mais que experimente mascaras que prometem curvar as minhas pestanas lisas isso nunca, nunca acontece. Para quem sofre do meu problema, um bom curvador de pestanas é mais indispensável do que uma mascara.



Sombras de olhos de cores neutras - Isto já é uma questão de gosto mas acho que se estamos a falar de produtos básicos, então uma paleta de sombras que tenha cores que podem ser usadas no dia a dia e uma ou outra mais forte para um jantar ou saída especial. As paletas grandes costumam compensar mas certifiquem-se de que não compram uma com 50% de cores ou texturas que não vão usar nunca.

Eyeliner liquido de cor preta e/ou castanha - Apesar de preferir usar eyeliner em gel, este requer um pincel adequado para a aplicação, por isso aconselho um líquido para quem quer reduzir ao mínimo os itens de maquilhagem ou está sob um orçamento apertado. Este é o único produto que prefiro na sua versão à prova de água pois de pouco me vale ter dez eyeliners (sejam eles líquidos, em gel ou lápis) se duas horas após a aplicação não tenho mais do que uma mancha escura à volta dos olhos. Preto para noites especiais, castanho para o dia-a-dia.

E os outros, aqueles que não são super-necessários mas que, enfim, não podem ficar fora de uma boa maquilhagem? Bem, desses falarei mais tarde. E vocês, são capazes de reduzir os vossos itens de maquilhagem a uma lista com menos de dez itens? Eu consegui listar sete e nem sei como! Deixem as vossas listas na caixa de comentários.

6 comments:

  1. Gostei das dicas e por acaso preciso de um BOM curvador de pestanas (o meu do continente perdeu a borrachinha :( ) e preciso de um eyeliner para principiantes, quer isto dizer para pessoas que se borram todas ou ficam com um traço grosso e o outro super fininho :(

    Que aconselhas?

    ReplyDelete
  2. realmente é fantastico teres conseguido apresentar uma lista tão concisa! eu acrescentaria um pó compacto e um blush... lol
    mas isto dos blogues e de andar sempre a ver coisas novas só nos abre é o apetite e nos dias q correm temos mesmo de andar a fazer contas à vida, por isso as tuas dicas são mt boas!

    *
    ana

    ReplyDelete
  3. Olá querida,

    Adorei o teu post, muito útil, eu ainda sou principiante na maquilhagem, apenas uso para saídas à noite.

    Eu tenho um corrector da Essence, que costumo pôr para disfarçar as olheiras, mas acontece que ele fica naquelas ruguinhas (ainda só tenho 20 anos, nao sao propriamente rugas), mas não gosto de ver, então não utilizo.

    Estarei a usar mal o corrector ou é mesmo o corrector que nao presta? :S

    ReplyDelete
  4. likecrystalwater, nao posso aconselhar mais nada alem de muita pratica. Acredita que quantas mais vezes tentares mais vezes acertas. Pessoalmente, safo-me mais com um pincel chanfrado (que nunca sao super suaves) e um eyeliner em gel mas tambem me dou bem com eyeliners em caneta. Os liquidos, que vem com um pincel super pequeno e movel sao para mim os mais dificeis.


    Mimi, eu nao sei a que corrector te referes mas nunca usei nenhum dessa marca por isso nao te posso dar a minha experiencia. No entanto, e possivel que estejas a colocar demasiado corrector nos olhos. Um bom corrector tem boa cobertura, basta uma pequena camada para cobrir boa parte das olheiras e, ja sabes, quanto menos corrector ha menos produto se acumula nas linhas de expressao. Por isso, pode ser uma combinacao das duas coisas. Podes estar a "por mal" por colocar em demasia mas isso pode dever-se ao facto de o corrector nao ter uma boa cobertura.

    ReplyDelete
  5. likecrystalwater, nao posso aconselhar mais nada alem de muita pratica. Acredita que quantas mais vezes tentares mais vezes acertas. Pessoalmente, safo-me mais com um pincel chanfrado (que nunca sao super suaves) e um eyeliner em gel mas tambem me dou bem com eyeliners em caneta. Os liquidos, que vem com um pincel super pequeno e movel sao para mim os mais dificeis.


    Mimi, eu nao sei a que corrector te referes mas nunca usei nenhum dessa marca por isso nao te posso dar a minha experiencia. No entanto, e possivel que estejas a colocar demasiado corrector nos olhos. Um bom corrector tem boa cobertura, basta uma pequena camada para cobrir boa parte das olheiras e, ja sabes, quanto menos corrector ha menos produto se acumula nas linhas de expressao. Por isso, pode ser uma combinacao das duas coisas. Podes estar a "por mal" por colocar em demasia mas isso pode dever-se ao facto de o corrector nao ter uma boa cobertura.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...